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psicologia como ciencia e as escolas psicologicas

A psicologia evoluiu desde suas raízes filosóficas até sua consolidação como uma ciência independente. Esse processo foi impulsionado pela busca por métodos de investigação rigorosos, que permitiram aos psicólogos estudar o comportamento e os processos mentais de forma sistemática. Inicialmente, o Estruturalismo e o Funcionalismo marcaram as primeiras tentativas de dar uma base científica à psicologia. O Estruturalismo, liderado por Wilhelm Wundt, focava em decompor a consciência em seus elementos básicos, estudando a estrutura da mente humana através da introspecção. O Funcionalismo, por outro lado, inspirado por William James, investigava a função dos processos mentais e como eles ajudavam o ser humano a se adaptar ao ambiente, enfatizando a importância de entender o “para quê” da consciência. Com o avanço do século XX, novas abordagens surgiram, cada uma trazendo contribuições distintas: 1. Psicanálise: Fundada por Sigmund Freud, trouxe uma visão que se concentra nos processos inconscientes e nos conflitos internos como influências essenciais do comportamento. Sua abordagem terapêutica teve impacto significativo nas práticas clínicas e na forma de compreender os distúrbios mentais. 2. Behaviorismo: Iniciado por John B. Watson e mais tarde desenvolvido por B.F. Skinner, focou exclusivamente no comportamento observável e mensurável. O behaviorismo trouxe uma metodologia rigorosa e experimental para a psicologia, enfatizando a importância do ambiente e da aprendizagem no desenvolvimento humano. 3. Gestalt: Na Alemanha, a Psicologia da Gestalt estudava a percepção e enfatizava a importância de compreender os fenômenos como totalidades integradas, ao invés de focar em partes isoladas. Essa perspectiva foi fundamental para o entendimento de como as pessoas percebem e interpretam o mundo ao seu redor. 4. Humanismo: Nos anos 1950, Abraham Maslow e Carl Rogers desenvolveram o Humanismo, que focava na capacidade humana de autorrealização, crescimento pessoal e liberdade de escolha. Essa abordagem trouxe uma visão mais positiva e focada no potencial humano. 5. Cognitivismo: Surgiu como uma resposta ao behaviorismo, propondo que o estudo dos processos mentais internos, como memória, percepção e resolução de problemas, é essencial para a compreensão do comportamento humano. Essas escolas psicológicas não só ampliaram o campo de investigação, mas também reforçaram o entendimento da psicologia como uma ciência multifacetada. Juntas, elas ilustram como o estudo do comportamento humano pode ser abordado sob diferentes perspectivas, enriquecendo a capacidade da psicologia de atender às diversas necessidades e complexidades do ser humano.