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Psicologia como ciência e as escolas psicológicas

Desenvolvida por distintas escolas de pensamento e em sua maioria em tempos distintos, que caracterizam as diversas maneiras de entender os seres humanos. Cada uma dessas escolas possuía com foco e objetivos definidos de como pretendiam realizar este estudo. Sendo as primeiras escolas da psicologia o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo.

O Estruturalismo, Representado por Wilhelm Wündt (1832-1920) e Edward Titchener (1867-1927), Seu método era a introspecção, "o interior", ou o "olhar para dentro", o que exigia treinamento para que pudessem observar e descrever minuciosamente suas sensações em função das características da estimulação a que eram submetidos.
O Funcionalismo, buscava compreender o que a mente faz, e como é a interação do organismo com o ambiente. Criada nos Estados Unidos por volta de 1880, por William James (1842-1910). Essa linha de pensamento psicológico possui características de uma sociedade pragmática, preocupada com sua funcionalidade prática, focada na adaptação do sujeito ao meio. Algumas das questões que buscavam responder eram: o que fazem os homens e por que fazem? Também possível citar Charles Darwin (1809-1882),   John Dewey (1859-1952), James Cattel (1860-1944), James R. Angell (1869-1949) e Harvey A. Carr (1873-1954).
O Associacionismo, acreditava que a aprendizagem ocorre por um processo de associação das ideias, das mais simples às mais complexas, de modo que a aprendizagem de um conteúdo complexo, requer primeiro o aprendizado de ideias mais simples, associadas àquele conteúdo. A Lei do Efeito dizia que todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir se for recompensado e a cessar se for castigado. teve início no Reino Unido a partir do século XIX. No entanto, filósofos empiristas dos séculos XVII e XVII já haviam estabelecidos as bases desta corrente. Filósofos como Locke e Hume, além de psicólogos como Skinner e Pavlov são alguns dos maiores expoentes do associacionismo.