Psicologia como ciência e as escolas psicológicas
Citação de cldrocha em abril 5, 2025, 3:17 pmPsicologia como ciência
Objeto de estudo: comportamento e processos mentais (emoções, pensamentos, percepções, memórias, etc.).
Método: uso do método científico (observação, experimentação, análise e interpretação).
Objetivo: compreender, descrever, explicar, prever e, em alguns casos, intervir no comportamento humano.
Principais escolas psicológicas
Estruturalismo (Wilhelm Wundt e Edward Titchener)
Ênfase na estrutura da mente.
Usava a introspecção (observação interna dos próprios pensamentos). Procurava identificar os elementos básicos da consciência.
Funcionalismo (William James)
Interesse em como a mente funciona e se adapta ao ambiente.
Influenciado pela teoria da evolução de Darwin. Valorizava a utilidade prática dos processos mentais.
Psicanálise (Sigmund Freud)
Foco no inconsciente, desejos reprimidos e conflitos internos.
Destaque para os primeiros anos de vida e o papel da sexualidade. Utiliza métodos clínicos como a associação livre e interpretação dos sonhos.
Behaviorismo (John Watson, B.F. Skinner)
Estuda o comportamento observável, descartando o estudo da mente.
Ênfase em estímulo-resposta e reforço. Influenciou fortemente a psicologia experimental.
Gestalt (Max Wertheimer, Wolfgang Köhler)
“O todo é mais do que a soma das partes”.
Estudava a percepção e a organização do pensamento. Importante para entender como percebemos padrões e formas.
Humanismo (Carl Rogers, Abraham Maslow)
Ênfase na liberdade, escolha, crescimento pessoal e autorrealização.
Visão positiva do ser humano. Reação contra o determinismo da psicanálise e do behaviorismo.
Cognitivismo (Jean Piaget, Aaron Beck, entre outros)
Foco nos processos mentais como percepção, memória, linguagem e resolução de problemas.
Usa modelos computacionais e investigações experimentais. Influente na psicologia atual.
Psicologia como ciência
Objeto de estudo: comportamento e processos mentais (emoções, pensamentos, percepções, memórias, etc.).
Método: uso do método científico (observação, experimentação, análise e interpretação).
Objetivo: compreender, descrever, explicar, prever e, em alguns casos, intervir no comportamento humano.
Principais escolas psicológicas
Estruturalismo (Wilhelm Wundt e Edward Titchener)
Ênfase na estrutura da mente.
Usava a introspecção (observação interna dos próprios pensamentos). Procurava identificar os elementos básicos da consciência.
Funcionalismo (William James)
Interesse em como a mente funciona e se adapta ao ambiente.
Influenciado pela teoria da evolução de Darwin. Valorizava a utilidade prática dos processos mentais.
Psicanálise (Sigmund Freud)
Foco no inconsciente, desejos reprimidos e conflitos internos.
Destaque para os primeiros anos de vida e o papel da sexualidade. Utiliza métodos clínicos como a associação livre e interpretação dos sonhos.
Behaviorismo (John Watson, B.F. Skinner)
Estuda o comportamento observável, descartando o estudo da mente.
Ênfase em estímulo-resposta e reforço. Influenciou fortemente a psicologia experimental.
Gestalt (Max Wertheimer, Wolfgang Köhler)
“O todo é mais do que a soma das partes”.
Estudava a percepção e a organização do pensamento. Importante para entender como percebemos padrões e formas.
Humanismo (Carl Rogers, Abraham Maslow)
Ênfase na liberdade, escolha, crescimento pessoal e autorrealização.
Visão positiva do ser humano. Reação contra o determinismo da psicanálise e do behaviorismo.
Cognitivismo (Jean Piaget, Aaron Beck, entre outros)
Foco nos processos mentais como percepção, memória, linguagem e resolução de problemas.
Usa modelos computacionais e investigações experimentais. Influente na psicologia atual.