Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas

A história da Psicologia demonstra como a disciplina evoluiu de uma área filosófica para uma ciência observável,focada no estudo do comportamento humano e dos processos mentais. O sujeito, em sua complexidade, tornou-se o objeto central de estudo, impulsionando assim o desenvolvimento de diferentes abordagens e teorias( behaviorismo, psicologia humanista e psicologia cognitiva) em busca da melhor compreensão da mente e do comportamento humano.

Como ciência humana, a psicologia, enfrenta desafios epistemológicos ao tentar conciliar a subjetividade da experiência com a objetividade do método científico. Esses paradoxos são inerentes à sua natureza e impulsionam a reflexão crítica sobre seus fundamentos e práticas.

Principais escolas epistemológicas e sua influência na Psicologia:

Empirismo: Defende que a experiência sensorial é a principal fonte de conhecimento. Na psicologia, influenciou correntes como behaviorismo, que enfatiza o estudo  do comportamento observável e mensurável, resultado de experiência e aprendizado.

Racionalismo:Acredita que a razão é a principal fonte do conhecimento, contribuindo assim para a discussão sobre a natureza do conhecimento e o papel da razão da cognição humana.

Construtivismo: O conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo através da interação com o meio.Influenciou a psicologia do desenvolvimento, ao destacar a importância da interação da criança com o ambiente na construção do conhecimento.

Behaviorismo: Focada no estudo do comportamento observável, emergiu como uma escola influente na psicologia.O trabalho de B.F.Skinner e outros Behavioristas, como John B Watson, enfatizou o papel do ambiente na modelagem do comportamento.

Outras escolas epistemológicas como estruturalismo, o funcionalismo e a psicanálise, cada uma com sua própria perspectiva sobre a natureza da mente e do comportamento, também exercem forte influência na área.