Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epidemiológicas

●Epistemologia:

-Reflexão sobre a natureza, o conhecimento e suas relações entre o sujeito e o objeto;

-Teoria do conhecimento;

-Conhecimento certo e ciência;

-Ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico;

-É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva;

-Filosofia da ciência. Episteme: conhecimento certo e ciência. Logos: discurso e estudo.

 

-Estruturalismo: Leipzig, Wilhelm Wundt. Estudava a estrutura da consciência através da introspeção. Introspeção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. Conteúdos mentais sujeitos de introspeção: crenças, imagens mentais, memórias, as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento.

E

-Funcionalismo: William James preocupou-se em descrever as operações da mente e as funções da consciência.

 

-Psicanálise: Freud-método da associação livre. Associação livre: Freud deixou o paciente falar, para que ele desencadeasse de forma mais livre as ideias que vem a cabeça, reduzindo a parte consciente da repressão.

E

-Behaviorismo: A psicologia como um comportamento-John Watson.

Pavlov: Condicionamento Clássico

Ivan Pavlov-a salivação dos cachorros na presença da comida. Percebeu que os cachorros salivavam antes de verem a comida. Associar o som do sino com a comida. Tocar o sino e depois apresentar a comida.

Skinner: Condicionamento operante: se você levantar a mão para fazer uma pergunta e seu professor elogiar seu comportamento, é mais provável que você levante a mão na próxima vez que tiver uma pergunta, ou comentário. Comportamento seguido por reforço ou um resultado desejável-ação anterior e fortalecida.

 

-Psicologia Sócio histórica : materialismo histórico de Vygotsky e dialética. O mundo molda o sujeito da mesma forma que o sujeito molda o mundo.

E

-Gestalt: Max Wertheimer-Kurt Koffka-Wolfgang Kohler. Escola que busca compreender os padrões de percepção humana.

 

-Humanismo: Carl Rogers-Abraham Maslow.

Pressupõe que o indivíduo é consciente e está no Centro de seus processos, Processos importantes: Autorrealizao, livre arbítrio e empatia.

E

Cognitivismo: lançamento do livro Psicologia Cognitiva de Ulrich Neisser. Objeto de estudo: processos mentais superiores: memória, raciocínio, tomada de decisão, etc.

 

-Associalismo: Edward Thorndike, formuladores de uma primeira teoria de aprendizagem na psicologia.Lei do efeito, repetição ou extinção de comportamentos a partir das recompensas e castigos.

■Uma ciência evolui-7000 anos atrás as pessoas acreditavam que os problemas psicológicos eram causados por maus espíritos.Curandeiros abriam um buraco no crânio da Pessoa com instrumentos rudimentares para permitir que os espíritos escapassem do corpo da pessoa:Trepanacao.

-Descartes: os nervos eram tubos ocos onde espíritos animais conduziam impulso, da mesma forma como a água é levada por u  cano.

■Raizes da Psicologia: Psicologia para Wundt-Estruturalismo: componentes mentais funcionais da percepção, da consciência,do pensamento e atividades mentais.

-5000 anos atrás a Trepanacao permitia a saída de maus espíritos.

■Primeiros psicólogos: 1900-Sigmund Freud e Ivan Pavlov.

■Psicologia Moderna:

-Carl Rogers publica Terapia centrada no cliente, ajudando a estabelecer a perspectiva humanista.

-A perspectiva que substitui o estruturalismo é conhecida como funcionalismo.

■Conceitos importantes:

-Inconsciente: é o conjunto de processos psíquicos misteriosos para nós mesmos: atos falhos, esquecimentos, sonhos e paixões.

-Consciente: Freud: o estado de consciência como um nível da mente humana em que estamos cientes da realidadeexterior.

-Id: nosso inconsciente é guiado pela libido e não tem os filtros sociais.

-Ego: o ego se guia pelos princípios da realidade e regula os impulsos inadequados do Id.

-Superego: valores morais, culturais e os ideais de cada indivíduo.A noção do que é certo ou errado.

-Recalque: o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos.

-Projeção: operação na qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, pessoa ou coisa, as qualidades, os desejos,etc.

-Transferência: o analisando poderá ver no psicanalista a figura do pai ou da mãe.

■A Psicologia dos filósofos

-Hipócrates: pai da Medicina classifica as pessoas em 4 tipos (humores corporais):o fleumatico-paciente,extremamente calmo; o sanguíneo-extrovertido e com vivacidade; omelancólico e o colérico.

-Sócrates: conhece a mente além da alma. Sócrates analisa as atividades da mente na forma de pensamento, imaginação,memória e sonhos. Seu aluno é Platão.

-Platão: papel da mente no controle do comportamento humano.Ele foi o progenitor do dualismo em psicologia.

-Aristóteles: reuniu o pensamento psicológico co  os estudos naturais e defendeu a ligação  com a biologia e Medicina.

-René Descartes: "Penso logo existo-a alma pode existir em mim." Com o desenvolvimento da ciência a filosofia começou a perder sua proeminência.Psicologia é o estudo da mente.

 

 

 

 

 

 

-

 

 

 

 

 

 

Israel da Silva Francisco has reacted to this post.
Israel da Silva Francisco