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Psicologia como ciências

James ampliou a sua noção de psicologia para abranger os estados excepcionais da consciência, especialmente as experiências religiosas e os fenômenos psíquicos. Além disso, mostramos igualmente que, após o Varieties, ele deu continuidade às suas investigações sobre a consciência, as curas mentais, os fenômenos psíquicos e os estados místicos, deixando clara a presença da psicologia em toda sua obra. A tese da pervasividade não implica, porém, nem a unidade da psicologia nem sua preponderância sobre a filosofia jamesiana. Significa a continuidade de um interesse, apesar de suas vicissitudes. Ela nos permite compreender a ampliação do campo da psicologia defendido por James e a ruptura com algumas posições defendidas nos Principles. Vale destacar, por fim, que este trabalho de forma alguma esgota a discussão sobre a evolução e o sentido da psicologia jamesiana. O que ele oferece, ao contrário, é um quadro geral de referência, que pode ser útil para o planejamento de futuras pesquisas históricas e filosóficas sobre a obra de James. Como dissemos anteriormente, existem muitas lacunas a serem preenchidas na literatura, mas certamente algumas dessas lacunas só poderão desaparecer após uma compreensão mais profunda de seu projeto psicológico.