Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia e as principais correntes de pensamento.

Ao longo do século XX, conforme a psicologia se desenvolvia como nova ciência surgiram diversas correntes de pensamento que visavam compreender o comportamento humano. As principais escolas são: Estruturalismo, Funcionalismo, Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Sócio-Histórica, Gestalt, Humanismo, Cognitivismo e Associacionismo. Cada uma com o conceito de psicologia, argumentos e métodos próprios.

A psicologia foi admitida como disciplina científica no final do século XIX através da fundação do Laboratório de Leipzig de Wilhelm Wundt que recorria a psicologia experimental para descrever a estrutura da mente através da identificação de seus elementos fundamentais. Conhecida como Estruturalismo, a abordagem aplicava o método da introspecção para, através da autoanálise do indivíduo, ter acesso a consciência do indivíduo; seus pensamentos e sentimentos. Mais tarde, no entanto, a introspecção se mostrou frágil, sob o ponto de vista de muitos psicólogos, por não ter um caráter científico, de fato, com meios seguros para que o estudioso pudesse ter garantias sobre a precisão de tais introspecções. Outro ponto importante era a dificuldade de algumas pessoas em verbalizar determinadas experiências internas, como as respostas emocionais. Todos esses obstáculos fizeram surgir uma nova corrente de pensamento denominada como Funcionalismo. Esta abordagem focava nas ações da mente e nos mecanismos do comportamento, e o papel que exerce, na adaptação dos indivíduos no ambiente em que estão inseridos. Considerando o comportamento, ainda, como uma via de acesso para que estes indivíduos satisfaçam suas necessidades e se integrem, a partir do “fluxo de consciência”.

Outra reação ao estruturalismo é a Psicologia da Gestalt que defende a organização da percepção e do pensamento na totalidade e não em porções individuais. O lema desta corrente de pensamento é que “o todo é diferente da soma de suas partes”, ou seja, nossa percepção/compreensão dos objetos é maior e mais significativa do que os elementos individuais que formam nossas percepções.

As cinco principais perspectivas da psicologia contemporânea são:

1 – Neurocientífica – analisa o comportamento dos indivíduos pela perspectiva biológica, considerando fatores como: hereditariedade, evolução e neurociência comportamental (ciência que examina como o cérebro e o sistema nervoso afetam o comportamento).

2 – Comportamental – baseia-se no comportamento observável

3 – Psicodinâmica – defende que o comportamento é motivado por forças intrínsecas inconscientes, portanto, sem plenos domínios do sujeito.

4  – Cognitiva – analisa a forma com que os indivíduos compreendem o mundo.

5 – Humanista – acredita que o ser humano é capaz de controlar seu comportamento e busca alcançar seu máximo potencial naturalmente.