Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia e psicanalise

A psicologia cientifica e a psicanálise seguem caminhos e perspectiva diferente  quanto, aos seus objetos e métodos. A psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais do comportamento do ser humano quanto que a psicanálise é uma teoria da alma (Psique), é um método terapêutico criado por S. Freud empregados nos casos de neuroses e psicose e outros transtornos, que consiste na interpretação, por um psicanalista, e por meio de técnicas se tem uma compreensão do imaginário do individuo!

O psicólogo é um profissional com formação superior em Psicologia, considerada a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

O psicanalista, por sua vez, não necessariamente possui a formação em Psicologia. A formação no Método Psicanalítico pode ser realizada, em muitas instituições, por profissionais provenientes de outras áreas do ensino superior.

A abordagem psicanalítica, que teve seu início no fim do século XIX com Sigmund Freud, é a única que considera a presença da ação do inconsciente. Até pouco tempo atrás, podia-se dizer que a maioria dos psicanalistas eram psicólogos.

Atualmente, outros profissionais tem se interessado pelo estudo da área e passam a atender em consultórios.

Marco Nicolau has reacted to this post.
Marco Nicolau

Concordo plenamente com a colocação do Sidney e da Clea. Eu mesmo sou formado em Administração  de empresas e Pós em RH e tenho grande interesse  na psicanálise.  Estamos montando  uma grupo de WhatsApp  entre os alunos para troca de experiências, dúvidas  etc. Quem quiser participar  entre em contato pelo meu WhatsApp  (32) 98871-7111