PSICOLOGIA PASTORAL
Citação de Jose Eduardo Guterres Poubel em novembro 29, 2023, 12:18 pmPSICOLOGIA PASTORAL
EU ABRANDARIA VOSSA DOR
Jó Cap. 16.
4 Falaria eu também como vós falais, se a vossa alma estivesse em lugar da minha alma? Ou amontoaria palavras contra vós e menearia contra vós a minha cabeça?
5 Antes, vos fortaleceria com a minha boca, e a consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.
6 Se eu falar, a minha dor não cessa; e, calando-me, qual é o meu alívio?Levando em consideração que a área da psicologia é responsável por desenvolver técnicas capazes de diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. E que o campo da psicologia pastoral aplica e aprimora as técnicas a partir de uma vertente religiosa.
Nela, pode-se apreender teorias e conceitos pertinentes ao Homem, explicações acerca do seu desenvolvimento, como se manifestam suas potencialidades e capacidades, além de estabelecer manejos e possibilidades que facilitem o cuidado com pessoas em sofrimento.O fato é que a assunto não pode estar restrito a uma área de estudos simplesmente, pois relacionado ao cuidado das ovelhas a palavra de Deus por seu poder e inspiração nos dão condições de com autoridade, sensibilidade e poder do Espírito Santo, entendermos os anseios e que palavras ou mesmos atos são necessários para trazer uma atuar seja no ensino, orientação, consolo e refrigerio independente de quais sejam as circunstâncias, afinal cremos na palavra do Deus vivo.
Isaías Cap. 26
3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
4 Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.Só alguém que tem a mente firmada no Senhor tem realmente o revestimento de poder e a sensibilidade para aconselhar alguém que passa por circunstâncias difíceis, tanto quanto diagnosticar pelo dicernimento se está relacionado a questões Espirituais ou mesmo a necessidade de um acompanhamento psicológico, mas para isso temos que ser revestidos pelo Espírito Santo nos colocarmos no lugar da pessoa e tentarmos entender pelo que ela está passando, isso é compaixão, e nós temos a mente de Jesus Cristo.
O Senhor Jesus nos ensinou isso na prática, em diversas ocasiões, muito antes do conceito teórico de empatia difundido na atualidade.
Marcos Cap. 6
34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.Vemos isso claramente na experiência de Jó.
Jó Cap. 16.
4 Falaria eu também como vós falais, se a vossa alma estivesse em lugar da minha alma? Ou amontoaria palavras contra vós e menearia contra vós a minha cabeça?
5 Antes, vos fortaleceria com a minha boca, e a consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.
6 Se eu falar, a minha dor não cessa; e, calando-me, qual é o meu alívio?E Jó na sua sinceridade não só pregava mas também vivia o que pregou.
Jó Cap. 42
7 Sucedeu, pois, que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.
10 E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.Olha a maturidade, ombridade e estrutura espiritual de Jó, ele dicerniu perfeitamente a circunstância pelo qual estava passando.
Jó disse lá no Cap 16 que se a situação fosse outra e quem estivesse na condição que ele estava fossem seus amigos ele agiria de forma diferente, não os reprovaria ou opontaria o dedo, nem manearia a cabeça negativamente, mas iria dicernir o momento pelo qual estariam passando e se compadecendo traria uma palavra da parte de Deus de refrigerio e consolo para suas almas.
E foi exatamente o que Jó fez, ele podia ter se recusado, mas alguém que é transformado pelo poder de Deus e ama ao Senhor, que é reto, sincero que teme a Deus e desvia do mal, dicerne a graça e a misericórdia do Senhor
Jó Cap. 16.
5 Antes, vos fortaleceria com a minha boca, e a consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.A palavra de Deus hoje vai manifestar o seu poder exatamente como nesse dia em que Jó orou, intercedeu pelos seus amigos e como resultado teve a sua vida restaurada.
Hoje é dia de oração, restauração, consolação e perdão.
6 Se eu falar, a minha dor não cessa; e, calando-me, qual é o meu alívio?
Se eu falar, a minha dor não cessa, realmente dependendo de para quem você estiver falando, Jó participou aos amigos sua situação, mas eles dicerniram a condição de Jó.
E, calando-me, qual é o meu alívio?
Não se cala não, mas se for desabafar ora ao Senhor, clama a ele lança sobre ele toda a vossa ansiedade pois ele tem cuidado de vós.
João Cap. 2
1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
PSICOLOGIA PASTORAL
EU ABRANDARIA VOSSA DOR
Jó Cap. 16.
Levando em consideração que a área da psicologia é responsável por desenvolver técnicas capazes de diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. E que o campo da psicologia pastoral aplica e aprimora as técnicas a partir de uma vertente religiosa.
Nela, pode-se apreender teorias e conceitos pertinentes ao Homem, explicações acerca do seu desenvolvimento, como se manifestam suas potencialidades e capacidades, além de estabelecer manejos e possibilidades que facilitem o cuidado com pessoas em sofrimento.
O fato é que a assunto não pode estar restrito a uma área de estudos simplesmente, pois relacionado ao cuidado das ovelhas a palavra de Deus por seu poder e inspiração nos dão condições de com autoridade, sensibilidade e poder do Espírito Santo, entendermos os anseios e que palavras ou mesmos atos são necessários para trazer uma atuar seja no ensino, orientação, consolo e refrigerio independente de quais sejam as circunstâncias, afinal cremos na palavra do Deus vivo.
Isaías Cap. 26
3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
4 Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.
Só alguém que tem a mente firmada no Senhor tem realmente o revestimento de poder e a sensibilidade para aconselhar alguém que passa por circunstâncias difíceis, tanto quanto diagnosticar pelo dicernimento se está relacionado a questões Espirituais ou mesmo a necessidade de um acompanhamento psicológico, mas para isso temos que ser revestidos pelo Espírito Santo nos colocarmos no lugar da pessoa e tentarmos entender pelo que ela está passando, isso é compaixão, e nós temos a mente de Jesus Cristo.
O Senhor Jesus nos ensinou isso na prática, em diversas ocasiões, muito antes do conceito teórico de empatia difundido na atualidade.
Marcos Cap. 6
34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Vemos isso claramente na experiência de Jó.
Jó Cap. 16.
E Jó na sua sinceridade não só pregava mas também vivia o que pregou.
Jó Cap. 42
7 Sucedeu, pois, que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.
10 E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.
Olha a maturidade, ombridade e estrutura espiritual de Jó, ele dicerniu perfeitamente a circunstância pelo qual estava passando.
Jó disse lá no Cap 16 que se a situação fosse outra e quem estivesse na condição que ele estava fossem seus amigos ele agiria de forma diferente, não os reprovaria ou opontaria o dedo, nem manearia a cabeça negativamente, mas iria dicernir o momento pelo qual estariam passando e se compadecendo traria uma palavra da parte de Deus de refrigerio e consolo para suas almas.
E foi exatamente o que Jó fez, ele podia ter se recusado, mas alguém que é transformado pelo poder de Deus e ama ao Senhor, que é reto, sincero que teme a Deus e desvia do mal, dicerne a graça e a misericórdia do Senhor
Jó Cap. 16.
A palavra de Deus hoje vai manifestar o seu poder exatamente como nesse dia em que Jó orou, intercedeu pelos seus amigos e como resultado teve a sua vida restaurada.
Hoje é dia de oração, restauração, consolação e perdão.
Se eu falar, a minha dor não cessa, realmente dependendo de para quem você estiver falando, Jó participou aos amigos sua situação, mas eles dicerniram a condição de Jó.
E, calando-me, qual é o meu alívio?
Não se cala não, mas se for desabafar ora ao Senhor, clama a ele lança sobre ele toda a vossa ansiedade pois ele tem cuidado de vós.
João Cap. 2
1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.