Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Reflexões sobre o conteúdo do módulo Teorias do Desenvolvimento Humano.

No módulo Teorias do Desenvolvimento Humano, foram apresentadas de forma generalista as diversas teorias do desenvolvimento defendidas pelas principais escolas da Psicologia, principalmente em Wallon, Skinner, Freud e a escola cognitivista. Um dos aspectos relevantes deste módulo foi o estudo das teorias de Erikson, principalmente suas relações com o pensamento freudiano. Além disso, foi possível apreciar com clareza os estágios propostos por Wallon, bem como recordar as teorias de Piaget e Vygotsky. Também foram de extrema importância para o entendimento do módulo as atividades de desafio e prática, abordando as aplicações das teorias de desenvolvimento na educação infantil escolar, com os casos propostos.

É importante conhecermos as teorias do desenvolvimento humano, dessa forma podemos aconpanhar como se processa esse desenvolvimento em todas as fases da vida.De acordo como a cognição se desenvolve o comportamento se modifica.

As  principais teorias:

A psicologia da Gestalt - a abordagem é na percepção, defende que para aprender usamos estruturas.

A Psicanálise - a bordagem de Freud, enfatiza os impulsos inconscientes e seus efeitos sobre o comportamento e enfatiza também a importância da sexualidade

Behaviorismo - é positivista, tudo o wue não pode ser medido diretamente está fota do estudo da psicologia O desenvolvimento é entendidocom diferentes tipos de aprendizagem .

A Psicologia Cognitiva - se oreocupa em estidar os processos internos que podem acontecer um certo estímulo e um determinado comportamento, sugere que o indivíduo é um produtor de informação que cobstrói representações internas.

Piaget - Na teoria da aprendizagem cognitiva infantil é também referência nas teorias de desenvolvimento humano.

Vygotski - se concentrou nos efeitos culturais e sociais que influenciam o desenvolvimento.