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RELACIONAR OS CONCEITOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA COGNITIVA NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO QUE APRENDE

A escola cognitivista desenvolveu diversos conceitos relacionados ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende. Dentre os principais, destacam-se:
  1. Construtivismo: a teoria construtivista propõe que o conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo, através da interação entre o sujeito e o ambiente. O sujeito é visto como um agente ativo na construção do conhecimento, e não como um receptor passivo de informações. Essa abordagem enfatiza a importância do conhecimento prévio na construção de novos conhecimentos e habilidades.
  2. Desenvolvimento cognitivo: a teoria de Jean Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios, nos quais o sujeito passa por uma série de mudanças qualitativas em seu modo de pensar e de compreender o mundo. Piaget defende que o sujeito constrói seu conhecimento a partir da adaptação e da assimilação de novas informações.
  3. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel propõe que a aprendizagem ocorre quando o novo conhecimento é relacionado a conhecimentos prévios já existentes na mente do sujeito. Assim, a aprendizagem é considerada significativa quando o sujeito consegue relacionar e integrar as novas informações com o que já sabe.
  4. Zona de desenvolvimento proximal: a teoria de Lev Vygotsky propõe que o sujeito aprende melhor quando é desafiado a realizar tarefas um pouco acima de seu nível atual de desenvolvimento. A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível atual de desenvolvimento do sujeito e o nível que ele pode alcançar com a ajuda de um mediador ou tutor.

Todos esses conceitos estão relacionados à constituição do sujeito que aprende, destacando a importância da ativa participação do sujeito na construção do conhecimento, da relação entre o conhecimento prévio e o novo conhecimento, do desenvolvimento cognitivo em estágios e da importância do desafio e do apoio para o aprendizado. Esses conceitos enfatizam a ideia de que o sujeito é um agente ativo na construção do conhecimento e que a aprendizagem é um processo dinâmico e contínuo, influenciado por fatores cognitivos, emocionais e sociais.