Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria BehavioristaRELACIONAR OS CONCEITOS DESENVOLV …
RELACIONAR OS CONCEITOS DESENVOLVIDOS PELO BEHAVIORISMO NO QUE SE REFERE A APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL
Damares Macharet@damares-de-souza-macharet
80 Posts
#1 · março 21, 2023, 7:17 pm
Citação de Damares Macharet em março 21, 2023, 7:17 pmO behaviorismo é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano observável e mensurável. Dentro do behaviorismo, a aprendizagem é considerada como um processo fundamental para a compreensão do comportamento humano. Dessa forma, os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo em relação à aprendizagem comportamental incluem:
- Condicionamento Clássico: Também conhecido como condicionamento respondente, é um processo de aprendizagem em que um estímulo neutro é associado a um estímulo que naturalmente produz uma resposta. Por exemplo, um cão que começa a salivar quando vê o seu dono pegar a tigela de ração é um exemplo de condicionamento clássico.
- Condicionamento Operante: Também conhecido como condicionamento instrumental, é um processo de aprendizagem em que um comportamento é reforçado ou punido por suas consequências. Por exemplo, um rato que aprende a pressionar uma alavanca para receber comida é um exemplo de condicionamento operante.
- Reforço: Reforço é um estímulo que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente no futuro. Existem dois tipos de reforço: positivo e negativo. O reforço positivo é a adição de um estímulo agradável após um comportamento, enquanto o reforço negativo é a remoção de um estímulo aversivo após um comportamento
- Punição: Punir é um estímulo que diminui a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente no futuro. Existem também dois tipos de punição: positiva e negativa. A punição positiva é a adição de um estímulo aversivo após um comportamento, enquanto a punição negativa é a remoção de um estímulo agradável após um comportamento.
- Extinção: Extinção é um processo de aprendizagem em que um comportamento não é mais reforçado ou punido, levando a uma diminuição ou desaparecimento do comportamento.
Esses conceitos são fundamentais para entender como o comportamento humano pode ser moldado e alterado por meio do processo de aprendizagem. Compreender esses conceitos pode ser útil para ajudar as pessoas a desenvolverem novos comportamentos ou a superarem comportamentos problemáticos.
O behaviorismo é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano observável e mensurável. Dentro do behaviorismo, a aprendizagem é considerada como um processo fundamental para a compreensão do comportamento humano. Dessa forma, os conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo em relação à aprendizagem comportamental incluem:
- Condicionamento Clássico: Também conhecido como condicionamento respondente, é um processo de aprendizagem em que um estímulo neutro é associado a um estímulo que naturalmente produz uma resposta. Por exemplo, um cão que começa a salivar quando vê o seu dono pegar a tigela de ração é um exemplo de condicionamento clássico.
- Condicionamento Operante: Também conhecido como condicionamento instrumental, é um processo de aprendizagem em que um comportamento é reforçado ou punido por suas consequências. Por exemplo, um rato que aprende a pressionar uma alavanca para receber comida é um exemplo de condicionamento operante.
- Reforço: Reforço é um estímulo que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente no futuro. Existem dois tipos de reforço: positivo e negativo. O reforço positivo é a adição de um estímulo agradável após um comportamento, enquanto o reforço negativo é a remoção de um estímulo aversivo após um comportamento
- Punição: Punir é um estímulo que diminui a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente no futuro. Existem também dois tipos de punição: positiva e negativa. A punição positiva é a adição de um estímulo aversivo após um comportamento, enquanto a punição negativa é a remoção de um estímulo agradável após um comportamento.
- Extinção: Extinção é um processo de aprendizagem em que um comportamento não é mais reforçado ou punido, levando a uma diminuição ou desaparecimento do comportamento.
Esses conceitos são fundamentais para entender como o comportamento humano pode ser moldado e alterado por meio do processo de aprendizagem. Compreender esses conceitos pode ser útil para ajudar as pessoas a desenvolverem novos comportamentos ou a superarem comportamentos problemáticos.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0