Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Responsabilidade Social

Na minha singela participação neste fórum, entendo que a Responsabilidade Social, certamente é um dos temas mais difíceis e espinhosos que a igreja tem enfrentado ao longo de sua história. Penso ser este um dos grandes paradigmas e um desafio sem precedentes da igreja contemporânea, considerando que vivemos num tempo de incertezas e extremas "comoções sociais" como nunca visto.

É inegável que somos impelidos por um sistema cruel, opressivo, injusto e voraz, que avança de forma inexorável corrompendo e corroendo as estruturas da "ordem social", achatando cada vez mais as camadas dos menos favorecidos, ampliando assim, os bolsões de pobreza e miséria, que absorvem “as escórias da sociedade”, isto é, aqueles que são marginalizados e excluídos por aqueles que se acham os “senhores do mundo”.

As demandas sociais são grandes e emergentes, retratadas pelo desemprego, impostos pesados, baixos salários e jornadas extensas de trabalho, analfabetismo, ignorância, falta de assistência social por parte dos órgãos competentes, a ineficiência do Estado na proteção da malha social, embriaguez, prostituição, violência doméstica, tráfico de crianças etc. Estes fatores requerem medidas e ações urgentes e extremas nos levando a entender a importância da missão da “igreja militante”, e a sua coalizão com outras organizações e ONGs cristãs que têm desenvolvido um trabalho extraordinário e impactante na vida de milhões de pessoas em todo o mundo numa jornada permanente de construção e reconstrução da cidadania e da dignidade humana.

Portanto, ser cristão no prisma da responsabilidade social, se estende para além das questões individuais e espirituais, porque a obra de restauração realizada por Cristo não se limita apenas à nova vida gerada e recebida por obra e graça do Espírito Santo, mas abrange a restauração de todo o universo, o que inclui a ordem social e econômica. desta forma se cremos e pregamos que Cristo é o Senhor de toda a existência humana, o dever da Igreja perpassa as obras de "Assistência Social" e dos "Serviços Sociais", e desemboca no engajamento da dimensão da "Ações Sociais", isto é, nas questões sociais e políticas colaborando com planos e projetos em nível mundial, bem como com as políticas públicas nacionais e locais, que visam à construção de uma sociedade mais inclusiva, justa, fraterna e sustentável. Esse é o meu entendimento s.m.j.