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Resposta

Neste módulo, trabalhamos a questão do desenvolvimento humano e como ele pode ser estudado e pesquisado a partir de diferentes perspectivas teóricas, desde a ciência biológica até as ciências humanas e sociais. Estudamos um pouco sobre as três principais teorias: a teoria do behaviorismo, as teorias cognitivas e as teorias psicanalíticas.

No final, verificamos que a questão da aprendizagem se apresenta através do reconhecimento, da análise e da identificação. Passamos para o infográfico que abordou a questão de Vygotsky e Piaget, relacionando também com o psicólogo francês Henri pesquisadores das teorias cognitivas.

Quando falamos de Wallon, mencionamos os sete estágios propostos por ele, que ajudam na questão do impulso emocional. Ele destaca os aspectos motores e afetivos do desenvolvimento humano. O estágio marcado pelo conhecimento do próprio corpo e de suas sensibilidades, o sensório-motor e projetivo, vai de um a três anos de idade e destaca a cognição. Depois, passamos para o personalismo, que vai dos três aos seis anos, e a questão categorial, que novamente destaca a cognição, relacionada ao estágio marcado pela compreensão do meio através do pensamento.

Wallon também aborda a puberdade e a adolescência a partir dos 11 anos, retrata a fase adulta e destaca a velhice, afirmando que a afetividade e a cognição estão relacionadas nesse estágio, marcado pela capacidade biológica. É muito interessante tratar desses assuntos, pois após o infográfico, tivemos um livro que retratou principalmente essas questões teóricas do desenvolvimento, abordando justamente essas três categorias que comentamos.

As principais teorias do desenvolvimento humano, com seus objetivos, foram retratadas por Watson, Skinner, Vygotsky, Piaget, Freud e Erikson. Na introdução, foi discutido como o desenvolvimento humano pode ser estudado e pesquisado a partir de diferentes perspectivas teóricas, desde a ciência biológica até as ciências humanas e sociais. Estudamos essas três grandes teorias do desenvolvimento, destacando as distintas características desses pesquisadores.