Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teologia do Antigo Testamento

O Antigo Testamento é uma reunião de livros que se apresentam desde à criação, pecado até a profecia da vinda do Messias.

Os primeiros 5  livros são conhecidos como Pentateucos ou históricos que relatam a criação, a libertação do povo e sua peregrinação no deserto aguardando a entrada à Terra Prometida. Essa aliança foi feita através dos laços divinos estabelecidos pelos nossos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.

Os seguintes livros com exceção de Provérbios, Salmos e Cânticos, também são livros históricos, porém sob uma perspectiva diferente. Pois ante os pecados e as idolatrias cometidas pelo povo de Israel e suas 12 tribos, Deus se mostra como uma grande e absoluta misericórdia pelo amor de seu povo. É certo que em tantas transgressões e pecados, Deus diante de sua promessa, manteve os laços com seu povo.

Nos relatos de Juízes, Samuel, Jeremias, Isaías, Reis e até mesmo nas histórias de Moisés,  O "Eterno" (Deus), por diversas vezes pensou em destruir seu povo, e como prova de sua indignação, permitiu que seu povo fosse levado cativo pela Babilônia, permitiu 400 anos de escravidão pelo Egito, Permitiu a destruição de Sodoma e Gomorra e de acordo com a desobediência do povo ele foi se adequando para que o povo enxergasse que o politeísmo e adoração as divindades feitas de suas próprias mãos não passavam de imagens e esculturas secas e ocas feitas pelas mãos dos homens.

Esse Universo de passagem entre o Antigo e o Novo Testamento, revela através de uma grande visão de que Deus estava preparando seu povo para uma nova vida, liberta do pecado e pronta para evangelizar e levar à todos o conhecimento de sua palavra. Essa transição é o momento de uma vida nova se cumprindo pela profecia da chegada do Messias para Salvar seu povo do pecado através da palavra e do arrependimento.

Sua morte é a passagem dos antigos costumes onde os holocaustos oferecidos para o perdão do pecado foram extintas com o Sacrifício de Cristo que nos amou à tal ponto de dar sua vida pelos nossos pecados. Iniciando uma nova visão de libertação pelo sangue imolado do Cordeiro Jesus Cristo, sua ressurreição e à ordem aos seu discípulos de que levassem a palavra a todos os confins da Terra, nascendo assim a Igreja e a perspectiva de Salvação pelo Batismo como símbolo de imersão e de pecado lavado, iniciando uma vida nova com Deus pai, Filho e Espírito santo.