Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teologia Do Novo Testamento

O Novo Testamento é a parte da Bíblia onde encontramos a mensagem de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e a humanidade. Ele revela que Deus é Pai para as pessoas, e como as pessoas devem viver para se tornarem filhos e filhas de Deus.

edson.barro and jonasportal have reacted to this post.
edson.barrojonasportal

Estou gostando da experiência de estudar pelo IEVI e nada melhor do que começar pela disciplina de Teologia do Novo Testamento, pois é nele que está centrada toda a vida e obra redentora de Jesus Cristo para a humanidade. Me ajudou a compreender vários pontos que eu ainda tinha dúvidas, e a ser mais grato pelo maior e mais precioso presente que o Senhor Jesus nos deu: A salvação por meio do sacrifício Dele na cruz do calvário. Glória a Deus, Aleluia!

Ao mergulhar nesse estudo da Teologia do Novo testemunho, conseguimos compreender de forma fácil e bem elaborada como a vida de Jesus Cristo e seus ensinamentos podem nos ajudar a mudar de vida e como pessoas. Praticando sempre o Amor, justiça e união com nosso irmãos não esquecendo de guardar a fé em Deus, para que possamos ser bons exemplos de trabalhadores dessa Seara por meio das obras geradas pela fé.

Venho compartilhar minha compreensão de aprendiz IEVI, sobre esta primeira etapa.

Os evangelhos, como o próprio nome diz, trazem as boas notícias sobre a vida de Jesus, cuja melhor notícia é a salvação, daí a importância de se focar no anúncio do Evangelho de Jesus. Sabemos que são quatro os evangelhos, sendo Mateus, Marcos e Lucas, sinóticos, portanto, produzidos sob a mesma ótica, extraídos da mesma fonte. E João, escrito em outra descrição dos fatos. A questão é: escritos em um tempo no qual o grego era a língua oficial, e ainda sendo uma escrita para o povo judeu, não é de se admirar que ao traduzir para outros povos (fosse tradução de idioma ou tradução de cultura), as pequenas variações na escrita tenham sido uma necessidade para melhor compreensão.

Escritos ainda no primeiro século depois de Cristo, os evangelistas fizeram seus registros muito próximos do acontecimento. Assim sendo, muitos ainda tinham a história em suas retinas e memórias, isso pode imprimir ainda mais sustentação aos evangelhos, historicamente falando.

Aprendemos que nenhum dos quatro evangelistas se preocuparam com a cronologia dos fatos, mas isso não diminui o valor de seu propósito que é enfatizar que Jesus veio sim, para salvar o mundo, e sim, ele fez milagres, verdadeiramente.

Mateus, foi um apóstolo de Jesus, e registrou o Evangelho de Jesus, anunciado por ele [Mateus], conforme aquilo que os seus olhos contemplaram, no intento de reavivar a fé nos judeus.

Já a preocupação do evangelista João Marcos, no Evangelho de Marcos, é anunciar Jesus aos Romanos, talvez adequando a fala para aquele povo.

Enquanto isso, Lucas, um pesquisador, desenvolve sua narrativa com apontamentos a partir das fontes investigadas, e seu objetivo não é outro senão o de apresentar os dados históricos de Jesus, com a maior veracidade possível. Logo no versículo 3, capítulo 1, Lucas direciona a escrita de seu Evangelho a Teófilo, e assegura-lhe de que suas informações vieram de fontes confiáveis que “presenciaram desde o princípio” tudo o que se passou. Alguns estudos suspeitam que Teófilo seria o mecenas de Lucas; outros remetem-no a um novo convertido, com certa ascensão social. Ainda, por certo, Lucas deve ter consultado os registros existentes, sobretudo o Evangelho de Mateus.

João (o discípulo amado de Jesus), em seu evangelho, apresenta profundo conhecimento teológico com o objetivo único de não deixar dúvidas de que Jesus é Deus, e o faz a partir da menção de alguns milagres e a ressureição de Jesus. João não deixa lacunas sobre a divindade de Jesus. (Ivone de Assis, 19/12/2023).

edson.barro has reacted to this post.
edson.barro

Muito bom o acréscimo de conhecimento por meio do estudo, a princípio, pelo Novo Testamento, que nos revelam os passos de Cristo Jesus, em seu ministério terreno, desde de seu nascimento, até ressuscitar e aparecer aos discípulos e nos trazer esperança de salvação.