Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Teologia Sistemática ITEOLOGIA SISTEMATICA
Please or Cadastrar to create posts and topics.

TEOLOGIA SISTEMATICA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.

Vemos muita claramente a importância do tema abordado, muito vasto, na verdade inesgotável, são pontos da doutrina como um todo cruciais para o aperfeiçoamento de que vive a fé e salvação em Jesus Cristo.

 

Habacuque 1:5

“Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada. ”

 

INTRODUÇÃO:

SALVAÇÃO – ATO E PROCESSO

O ato da salvação, sabemos, é uma operação do Espírito Santo, que intervém apontando ao homem o caminho da fonte da vida, que é Jesus, um caminho para a vida eterna.

No processo da salvação a fonte tem que ser a mesma na qual o homem caminha, bebendo somente dessa fonte apontada pelo Espírito Santo, que é Jesus.

 

EQUÍVOCOS

A religião com o nome de cristianismo tenta a todo custo substituir a figura e obra do Espírito Santo pela de um “abençoador qualquer” - Um religioso sábio - que pode também dispensar Jesus, ainda que fazendo uso do seu nome.

 

UMA RESPOSTA

Quando Deus aponta o novo projeto de salvação, o faz pela graça:

1º -  Porque Israel quebrou e abandonou o pacto, preferindo o caminho da apostasia.

2º - Ele, o Senhor Deus, seria agora o fiador e garantidor de uma nova aliança, através do Espírito Santo, que modificaria toda a relação de Deus com o homem e vice-versa, estabelecendo uma história íntima e pessoal por meio do Espírito Santo, fiador da nova aliança em Jesus, através do sangue do seu sacrifício na cruz do calvário.

 

O ENTENDIMENTO HUMANO E FALHAS

O entendimento do homem em todos os tempos sempre foi de que Deus precisa e depende do homem, uma idéia que permeou toda a história da igreja, uma concepção equivocada do cristianismo, sabendo na verdade que Deus opera na vida do homem, e o desejo de Deus foi esse, de conviver com o homem, uma iniciativa da parte de Deus. O projeto é Dele, e o seu objetivo é operar dessa forma, embora o homem, ao receber uma bênção, costuma mudar o rumo daquilo que Deus colocou na sua mão e tenta modificá-lo, e adaptar ao seu jeito um projeto que é de Deus.

Na verdade, as multidões nunca irão impressionar a Deus, que jamais necessitou de autoridades, sejam elas do tipo que for, para realizar a sua Obra, dispensando qualquer poder ou força, por maior que seja, e que tente se organizar para ajudá-lo. Os homens, alguns, pensam e pregam que Deus está precisando deles, e outros começam a ler e comentar a Bíblia, achando até que Deus fez algumas coisinhas erradas, o que para muitos, foi tudo errado, e Deus deveria se sentar nos bancos com os “teólogos” para discutir certos assuntos, porque, na verdade, algumas falhas precisam ser consertadas quando Ele fizer outro mundo, melhorar certas coisas.

Deus não está dependendo de reuniões especiais de concílios para defendê-lo, tão pouco de grupos que se solidarizam com Ele, o que não faz qualquer diferença. O projeto de Deus já está pronto, está completo, e a questão na verdade, está em quem deseja participar do projeto e prosseguir nele: Uns entram no projeto, outros entendem e param; outros não entram, porque não entendem, ou não querem entender, e ficam por aí filosofando e atrapalhando.

O que Deus fez para o homem foi colocar diante dele oportunidades que podem ser aproveitadas ou não. E o número dos que aproveitam parece pequeno.