TEOLOGIA SISTEMÁTICA I
Citação de Aylton Batista de Oliveira em dezembro 4, 2023, 3:57 pmCURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA SISTEMATICA I
ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA
TEOLOGIA SISTEMATICA I
Este estudo da Teologia Sistemática é essencial para podemos entender e aprender todas as doutrinas reveladas na Escritura Sagrada de forma mais profunda, para que creiamos e adoremos ao único e verdadeiro Deus, que é o ser supremo que criou e sustenta tudo que existe em todo o universo.
A Teologia tenta entender e desenvolve o estudo e sistemático da revelação divina. A Teologia se preocupa com a realidade última, assim sendo, define e administra cada área de atividade e do pensamento humano. Deus é a realidade última e a reflexão teológica é a atividade última.
O Estudo nos apresenta uma Introdução, que relata primeiro a Natureza da Teologia, estudamos as diversas doutrinas importantes exaradas na Bíblia e que pertencem ao estudo da Teologia Sistemática. A Teologia Sistemática, em outras palavras, é o estudo das doutrinas bíblicas. Uma doutrina bíblica autorizada e obrigatória é um sistema de teologia autorizado somente até onde ele reflita o ensino da Escritura. O estudo da Teologia é a busca do conhecimento de Deus, essa busca deve ser o maior propósito na vida do ser humano. Jeremias 9:23 e 24 – “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”.
A seguir nos mostra a Possibilidade da Teologia, que é possível somente porque Deus revelou a nós, através da Sua Palavra Sagrada, Sua existência, atributos e exigências morais, que está gravada na mente do homem, uma vez que a própria estrutura da mente humana inclui algum conhecimento de Deus, este conhecimento inato faz com que o homem reconheça a criação como obra de um criador, que está acima de toda a criação.
Romanos 1:18-21 – “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
A Revelação de Divina está dividida em Revelação Geral, a própria Bíblia menciona a Revelação Geral no Salmo 19:1 e 2 – “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite”, mas, a Revelação pela natureza, não mostra o caminho para a salvação, não existe na Revelação Geral a solução salvifíca, que encontramos na Revelação Especial, através da qual o homem obtém o conhecimento da salvação pela graça mediante a fé em Jesus. Deus se revelou aos seus servos os profetas e discípulos de forma verbal, os quais registraram de forma escrita a Revelação Especial. O Senhor Deus escolheu se revelar a nós através da Sua Palavra, a Bíblia. Deus fala conosco através de “Palavras”, que é a santa revelação de Deus com os homens. A comunicação verbal tem a vantagem de ser precisa e direta, como é na Bíblia, um sistema teológico tem que estar alicerçado nas proposições bíblicas.
Depois, ainda dentro da Introdução o autor fala sobre a Necessidade da Teologia, a qual é necessária não somente no campo da religião cristã, mas, também em todas as áreas da vida e do pensamento humano. Deus é onisciente, onipotente e tem a capacidade e o direito de criação de dirigir todos os aspectos da vida humana sobre a terra. Assim a Teologia busca entender e sistematizar a Revelação verbal de Deus. Para se conhecer Deus pela oração e adoração é preciso conhecer sobre Deus, quem é Deus, e para tanto é preciso estudar a Teologia. Devemos primeiro determinar, conhecer a quem vamos dirigir a nossa oração e a nossa adoração. É necessário conhecer Deus, e este conhecimento vem através do estudo da revelação verbal de Deus, a Bíblia, e não somente através de práticas religiosas não verbais.
No sistema cristão a autoridade última ou máxima é a Escritura Sagrada, portanto, nosso princípio primeiro é a infalibilidade bíblica. A Bíblia é a Palavra de Deus.
O Estudo da Teologia é a atividade humana mais importante, para temos um maior conhecimento de Deus, através das Escrituras Sagradas.
Vamos aos Estudos Teológicos apresentados pelo professor:
ESCRITURA
O autor começar seu Estudo Teológico pela Escritura Sagrada que é a autoridade máxima no sistema cristão, nosso conhecimento de Deus depende integralmente dela. O Estudo apresenta a Natureza da Escritura. Deus não se revelou através de Imagens ou Figuras, Experiências Religiosas, Sons musicais, Considerar a Bíblia um mero relato escrito ou registro de discursos e eventos. A Revelação de Deus não é meramente um relato escrito. Mas, Deus ordenou, dirigiu, controlou, inspirou as vidas e pensamentos dos seus servos escritores, receptores da mensagem.
No Estudo da Escritura o autor nos relata ensinos preciosos sobre a Inspiração, a Unidade, a Infalibilidade, a Autoridade, a Necessidade, a Clareza, a Suficiência das Escrituras Sagradas.
DEUS
A seguir estudamos sobre Deus, que é o fundamento filosófico para entendermos a natureza e a essência de Deus, de quem dependem às outras doutrinas bíblicas. Foi apresentado argumentos preciosos sobre a Existência de Deus. O primeiro argumento é o Teísta, que é usado por diversos teólogos e filósofos, e também o argumento Bíblico, que é derivado da Bíblia Sagrada. Falou nos também do Argumento Ontológico, que defende a ideia de Deus pela própria necessidade da Sua existência. “Deus é o ser além do qual nada maior pode ser concebido”, e porque Ele é o ser maior, nada maior do que Ele pode existir, assim a existência do Ser, Deus é obrigatória e necessária. O Argumento Cosmológico – Deus é a causa primeira que não teve começo algum, causa necessária e eterna. O Argumento Teológico, também chamado de Argumento do Projeto. Observações ordinárias e estudos científicos indicam que o Universo físico possui uma intrincada estrutura e uma ordem muito complexa, mostrando que foi preciso um projeto proposital. E como um projeto exige um projetista, uma mente racional capaz de pensar, organizar, planejar e poder para executar seus intentos. O Projetista é Deus que criou o universo sem matéria pré-existente disponível, está declaração e compatível com o que a Bíblia ensina sobre Deus. A criação divina do universo é algo de uma grandeza incomensurável, a magnitude e a complexidade da criação demonstra o grande poder e sabedoria divina. Ainda o autor nos fala sobre o Argumento Moral. Argumento Transcendental e Argumento Dogmático.
Estudamos também sobre os mais importantes Atributos de Deus que são características de Deus que definem que Ele é: Cognoscibilidade de Deus, Incompreensibilidade de Deus, Atributo da Necessidade de Deus, Atributo da Auto Existência ou Aseidade de Deus, Atributo da Eternidade ou Atemporalidade de Deus, Atributo da Imutabilidade de Deus, Atributo da Impassionabilidade de Deus, Atributo da Unidade de Deus, Atributo da Espiritualidade de Deus, Atributo da Infinidade de Deus, Atributo da Transcendência de Deus, Atributo da Imanência de Deus, Atributo da Onipresença de Deus, Atributo da Onisciência de Deus, Atributo da Sabedoria de Deus, Atributo da Onipotência de Deus, Atributo do Amor de Deus, Atributo da Justiça e Retidão de Deus, Atributo da Vontade de Deus, Atributo da Santidade de Deus.
Obs.:- Sobre o Atributo do amor, há controvérsia sobre o que o autor escreveu, que Deus não ama o réprobo, pois, eu creio que Deus ama a todos mesmo o incrédulo, por uma simples razão: “Deus é amor”, Deus não tem amor, Deus não procura o amor, “Deus é Amor”, por isso a essência de Deus é o amor. Não se trata do amor a semelhança do amor humano. Não é um amor sentimental, mas, é o amor essencial, faz parte da natureza divina, mesmo que Ele tenha que aplicar a Justiça divina na maioria dos casos Ele não deixa de amor, pois, o amor está impregnado na existência e essencial de Deus.
OBRAS DE DEUS
Para finalizar este estudo da Teologia Sistemática I, o autor nos apresenta as OBRAS DE DEUS. A Escritura Sagrada nos ensina que Deus é transcendente, mas também ensina que Deus é Imanente. O Senhor Deus está profundamente envolvido com as suas criaturas, tanto no sentido geral, humanidade com no sentido individual, pessoal e ainda com todo o universo. Uma das grandes obras de Deus, foi a criação do Universo e de tudo que nele há, criou pelo poder da Sua Palavra, Deus ordenou e tudo veio a existir, Deus criou do nada, sem matéria pré-existente. O ser humano é a coroa da criação de divina, pois, foi o único ser criado a imagem e semelhança de Deus. Para que o mundo e tudo o que nele há posse subsistir, o Senhor Deus Providencia os meios para que tudo que existe, continue a existir, pelo poder de Sua Palavra Ele sustenta o Universo e as Suas criaturas.
Aprendemos sobre a Providencia Geral que é o controle e supervisão dos eventos que Ele causa através de meios ordinários. E a Providencia Especial, que é o controle e intervenção precisos dos eventos por meio extraordinários. Cristo é anterior a criação e tudo foi criado por Ele e para Ele, tudo subsiste por meio Nele e por meio Dele. O Senhor Jesus sustenta todas as coisas existentes no Universo por meio da Sua Palavra poderosa. As Obras da Providência Especial de Deus, inclui a Salvação, a realização de Milagres, Curas e Maravilhas, prodígios portentosos que Deus concede aos seus servos realizar, através dos dons espirituais. Os discípulos de Jesus realizavam milagres e os crentes modernos também estão autorizados a realizá-los, e principalmente, a testemunhar de Cristo através a obediência a ordem suprema do Senhor Jesus, que é a pregação do evangelho em todo o mundo a toda criatura.
Cremos que a Bíblia é a verdade de Deus para um mundo perdido, cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, que ela é a luz para o caminho, e se a Bíblia é verdadeira, então tudo que ela ensina sobre a Obra da Criação e a Providência divina também é verdadeiro.
Excelente material, apresentado com muita clareza e forte embasamento bíblico.
Aylton Batista de Oliveira
CURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA SISTEMATICA I
ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA
TEOLOGIA SISTEMATICA I
Este estudo da Teologia Sistemática é essencial para podemos entender e aprender todas as doutrinas reveladas na Escritura Sagrada de forma mais profunda, para que creiamos e adoremos ao único e verdadeiro Deus, que é o ser supremo que criou e sustenta tudo que existe em todo o universo.
A Teologia tenta entender e desenvolve o estudo e sistemático da revelação divina. A Teologia se preocupa com a realidade última, assim sendo, define e administra cada área de atividade e do pensamento humano. Deus é a realidade última e a reflexão teológica é a atividade última.
O Estudo nos apresenta uma Introdução, que relata primeiro a Natureza da Teologia, estudamos as diversas doutrinas importantes exaradas na Bíblia e que pertencem ao estudo da Teologia Sistemática. A Teologia Sistemática, em outras palavras, é o estudo das doutrinas bíblicas. Uma doutrina bíblica autorizada e obrigatória é um sistema de teologia autorizado somente até onde ele reflita o ensino da Escritura. O estudo da Teologia é a busca do conhecimento de Deus, essa busca deve ser o maior propósito na vida do ser humano. Jeremias 9:23 e 24 – “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”.
A seguir nos mostra a Possibilidade da Teologia, que é possível somente porque Deus revelou a nós, através da Sua Palavra Sagrada, Sua existência, atributos e exigências morais, que está gravada na mente do homem, uma vez que a própria estrutura da mente humana inclui algum conhecimento de Deus, este conhecimento inato faz com que o homem reconheça a criação como obra de um criador, que está acima de toda a criação.
Romanos 1:18-21 – “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
A Revelação de Divina está dividida em Revelação Geral, a própria Bíblia menciona a Revelação Geral no Salmo 19:1 e 2 – “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite”, mas, a Revelação pela natureza, não mostra o caminho para a salvação, não existe na Revelação Geral a solução salvifíca, que encontramos na Revelação Especial, através da qual o homem obtém o conhecimento da salvação pela graça mediante a fé em Jesus. Deus se revelou aos seus servos os profetas e discípulos de forma verbal, os quais registraram de forma escrita a Revelação Especial. O Senhor Deus escolheu se revelar a nós através da Sua Palavra, a Bíblia. Deus fala conosco através de “Palavras”, que é a santa revelação de Deus com os homens. A comunicação verbal tem a vantagem de ser precisa e direta, como é na Bíblia, um sistema teológico tem que estar alicerçado nas proposições bíblicas.
Depois, ainda dentro da Introdução o autor fala sobre a Necessidade da Teologia, a qual é necessária não somente no campo da religião cristã, mas, também em todas as áreas da vida e do pensamento humano. Deus é onisciente, onipotente e tem a capacidade e o direito de criação de dirigir todos os aspectos da vida humana sobre a terra. Assim a Teologia busca entender e sistematizar a Revelação verbal de Deus. Para se conhecer Deus pela oração e adoração é preciso conhecer sobre Deus, quem é Deus, e para tanto é preciso estudar a Teologia. Devemos primeiro determinar, conhecer a quem vamos dirigir a nossa oração e a nossa adoração. É necessário conhecer Deus, e este conhecimento vem através do estudo da revelação verbal de Deus, a Bíblia, e não somente através de práticas religiosas não verbais.
No sistema cristão a autoridade última ou máxima é a Escritura Sagrada, portanto, nosso princípio primeiro é a infalibilidade bíblica. A Bíblia é a Palavra de Deus.
O Estudo da Teologia é a atividade humana mais importante, para temos um maior conhecimento de Deus, através das Escrituras Sagradas.
Vamos aos Estudos Teológicos apresentados pelo professor:
ESCRITURA
O autor começar seu Estudo Teológico pela Escritura Sagrada que é a autoridade máxima no sistema cristão, nosso conhecimento de Deus depende integralmente dela. O Estudo apresenta a Natureza da Escritura. Deus não se revelou através de Imagens ou Figuras, Experiências Religiosas, Sons musicais, Considerar a Bíblia um mero relato escrito ou registro de discursos e eventos. A Revelação de Deus não é meramente um relato escrito. Mas, Deus ordenou, dirigiu, controlou, inspirou as vidas e pensamentos dos seus servos escritores, receptores da mensagem.
No Estudo da Escritura o autor nos relata ensinos preciosos sobre a Inspiração, a Unidade, a Infalibilidade, a Autoridade, a Necessidade, a Clareza, a Suficiência das Escrituras Sagradas.
DEUS
A seguir estudamos sobre Deus, que é o fundamento filosófico para entendermos a natureza e a essência de Deus, de quem dependem às outras doutrinas bíblicas. Foi apresentado argumentos preciosos sobre a Existência de Deus. O primeiro argumento é o Teísta, que é usado por diversos teólogos e filósofos, e também o argumento Bíblico, que é derivado da Bíblia Sagrada. Falou nos também do Argumento Ontológico, que defende a ideia de Deus pela própria necessidade da Sua existência. “Deus é o ser além do qual nada maior pode ser concebido”, e porque Ele é o ser maior, nada maior do que Ele pode existir, assim a existência do Ser, Deus é obrigatória e necessária. O Argumento Cosmológico – Deus é a causa primeira que não teve começo algum, causa necessária e eterna. O Argumento Teológico, também chamado de Argumento do Projeto. Observações ordinárias e estudos científicos indicam que o Universo físico possui uma intrincada estrutura e uma ordem muito complexa, mostrando que foi preciso um projeto proposital. E como um projeto exige um projetista, uma mente racional capaz de pensar, organizar, planejar e poder para executar seus intentos. O Projetista é Deus que criou o universo sem matéria pré-existente disponível, está declaração e compatível com o que a Bíblia ensina sobre Deus. A criação divina do universo é algo de uma grandeza incomensurável, a magnitude e a complexidade da criação demonstra o grande poder e sabedoria divina. Ainda o autor nos fala sobre o Argumento Moral. Argumento Transcendental e Argumento Dogmático.
Estudamos também sobre os mais importantes Atributos de Deus que são características de Deus que definem que Ele é: Cognoscibilidade de Deus, Incompreensibilidade de Deus, Atributo da Necessidade de Deus, Atributo da Auto Existência ou Aseidade de Deus, Atributo da Eternidade ou Atemporalidade de Deus, Atributo da Imutabilidade de Deus, Atributo da Impassionabilidade de Deus, Atributo da Unidade de Deus, Atributo da Espiritualidade de Deus, Atributo da Infinidade de Deus, Atributo da Transcendência de Deus, Atributo da Imanência de Deus, Atributo da Onipresença de Deus, Atributo da Onisciência de Deus, Atributo da Sabedoria de Deus, Atributo da Onipotência de Deus, Atributo do Amor de Deus, Atributo da Justiça e Retidão de Deus, Atributo da Vontade de Deus, Atributo da Santidade de Deus.
Obs.:- Sobre o Atributo do amor, há controvérsia sobre o que o autor escreveu, que Deus não ama o réprobo, pois, eu creio que Deus ama a todos mesmo o incrédulo, por uma simples razão: “Deus é amor”, Deus não tem amor, Deus não procura o amor, “Deus é Amor”, por isso a essência de Deus é o amor. Não se trata do amor a semelhança do amor humano. Não é um amor sentimental, mas, é o amor essencial, faz parte da natureza divina, mesmo que Ele tenha que aplicar a Justiça divina na maioria dos casos Ele não deixa de amor, pois, o amor está impregnado na existência e essencial de Deus.
OBRAS DE DEUS
Para finalizar este estudo da Teologia Sistemática I, o autor nos apresenta as OBRAS DE DEUS. A Escritura Sagrada nos ensina que Deus é transcendente, mas também ensina que Deus é Imanente. O Senhor Deus está profundamente envolvido com as suas criaturas, tanto no sentido geral, humanidade com no sentido individual, pessoal e ainda com todo o universo. Uma das grandes obras de Deus, foi a criação do Universo e de tudo que nele há, criou pelo poder da Sua Palavra, Deus ordenou e tudo veio a existir, Deus criou do nada, sem matéria pré-existente. O ser humano é a coroa da criação de divina, pois, foi o único ser criado a imagem e semelhança de Deus. Para que o mundo e tudo o que nele há posse subsistir, o Senhor Deus Providencia os meios para que tudo que existe, continue a existir, pelo poder de Sua Palavra Ele sustenta o Universo e as Suas criaturas.
Aprendemos sobre a Providencia Geral que é o controle e supervisão dos eventos que Ele causa através de meios ordinários. E a Providencia Especial, que é o controle e intervenção precisos dos eventos por meio extraordinários. Cristo é anterior a criação e tudo foi criado por Ele e para Ele, tudo subsiste por meio Nele e por meio Dele. O Senhor Jesus sustenta todas as coisas existentes no Universo por meio da Sua Palavra poderosa. As Obras da Providência Especial de Deus, inclui a Salvação, a realização de Milagres, Curas e Maravilhas, prodígios portentosos que Deus concede aos seus servos realizar, através dos dons espirituais. Os discípulos de Jesus realizavam milagres e os crentes modernos também estão autorizados a realizá-los, e principalmente, a testemunhar de Cristo através a obediência a ordem suprema do Senhor Jesus, que é a pregação do evangelho em todo o mundo a toda criatura.
Cremos que a Bíblia é a verdade de Deus para um mundo perdido, cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, que ela é a luz para o caminho, e se a Bíblia é verdadeira, então tudo que ela ensina sobre a Obra da Criação e a Providência divina também é verdadeiro.
Excelente material, apresentado com muita clareza e forte embasamento bíblico.
Aylton Batista de Oliveira