TEOLOGIA SISTEMATICA II
Citação de Aylton Batista de Oliveira em janeiro 23, 2024, 7:38 pmCURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA SISTEMATICA II
ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA.
A matéria de Teologia Sistemática II começa abordando a Antropologia Bíblica.
Deus ordenou e todas as coisas foram criadas pelo poder da Sua Palavra, mas, ao homem Deus deu um tratamento diferenciado, o homem foi criado depois que a obra da criação estava completa. O Senhor Deus fez o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o folego da vida. Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...”. Genesis 1:26. O texto indica uma relação especial entre Deus e o homem.
A grande controvérsia com o Criacionismo é a Teoria do Evolucionismo de Charles Darwin. Darwin e seus seguidores negam que o homem e todo o universo tenham sido criados por Deus. O Evolucionismo propõe que a vida se originou na não vida e que o ser humano é produto de continuas mutações e continua evolução a partir de espécies inferiores. Obviamente a Teoria da Evolução das espécies contraria e contradiz o que a Escritura diz sobre a criação do homem:
Genesis 2:7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
E ainda:
Gênesis 2:21,22 – “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.
Segundo estes textos da Escritura o homem foi formado do pó da terra e recebeu o sopro divino em suas narinas. Deus criou o homem por um ato direto, criou um ser humano adulto e maduro para se reproduzir. Não houve sucessivas mutações e evoluções para que um animal evoluísse e chegasse ao homo sapiens.
A Bíblia é a Palavra de Deus, totalmente Inspirada pelo Espirito Santo, então, negar qualquer proposição Bíblica, implica em rejeitar toda a Escritura, rejeitar toda a Bíblia.
O Autor no apresenta Quatro Argumentos Bíblicos contra a Teoria da Evolução:
- A visão de que Deus fez o homem por criação direta é a verdade bíblica e a Teoria da Evolução é falsa. Deus criou o homem de forma direta e completa, sem qualquer tipo de evolução.
- Deus criou o homem, por Sua própria vontade, com o propósito de ser para o louvor da sua glória. Efésios 1:11,12 – “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”.
- É heresia dizer que Deus tem alguma necessidade, pois, Deus é autossuficiente em si mesmo, não precisa de nada, nem de ninguém: Atos 17:25 – “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas”. Deus é eternamente auto existente, portanto, auto- suficiente.
- O tempo da existência de Deus é a eternidade, sem começo, nem fim. Pedro diz: “que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. 2 Pedro 3:8, ou seja, Deus sempre existiu, mesmo antes da criação do mundo, e da criação do homem, Deus vivia sem o homem e poderia continuar a existir sem o homem, Deus não tem qualquer necessidade do ser humano. O homem não foi criado por que Deus tivesse qualquer tipo de necessidade.
O Infralapsarianismo, é a ordem Histórica, ante calvinista, acreditam que somente após o pecado de Adão e Eva Deus condenou antecipadamente certo número de homens à perdição, os quais não podem se salvar. Isto é, os teólogos que defendem está posição afirmam que os decretos de Deus a respeito da eleição e da reprovação sucederam logicamente o decreto da queda. Conforme este pensamento Deus primeiro viu seu povo com transgressores caídos para depois determinar escolher alguns para serem salvos.
E o Supralapsarianismo, é a ordem Teológica, Calvinista, que acredita que mesmo antes da queda de Adão, Deus já havia predestinado um certo número de pessoas para a salvação e outro número para a perdição é a teoria capaz de relacionar um acontecimento com o seu final, esta é a posição bíblica correta, segundo o autor do livro, que é um Calvinista Radical.
Somente a ordem dos decretos eternos no Supralapsarianismo é consistente com o registro bíblico:
- A eleição de alguns pecadores para salvação em Cristo; a condenação do resto da humanidade pecadora.
- A aplicação da obra redentora de Cristo aos pecadores eleitos.
- A redenção dos pecadores eleitos pela obra de Cristo.
- A queda do homem.
- A criação do mundo e do homem.
A disposição lógica dos decretos eternos começa com o decreto de que Deus glorificaria a si mesmo através da salvação dos eleitos por Cristo e a destruição dos ímpios. Cada decreto subsequente é, então, feito como o meio pelo qual o anterior seria realizado. Logo, Deus escolheu glorificar a si mesmo, e o meio pelo qual ele seria glorificado é a salvação de alguns por Cristo e a condenação de todos os outros.
O escritor aborda a Natureza do Homem. Deus criou o homem a sua Imagem e Semelhança, conforme Gênesis 1:27. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Entretanto, Deus não tem forma alguma, conforme Deuteronômio 4:12 – “Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma”. Então, a Imagem e Semelhança, com certeza, não pode ser física, mesmo porque o apostolo João afirma que Deus é espírito, e um espírito não possui forma física, João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
Então, qual é o Imago Dei no homem:
- Intelecto – O homem tem capacidade intelectual, mente racional
- Domínio sobre a Natureza
- Recebeu de Deus o folego da vida, através do sopro divino nas narinas do homem.
- Natureza Moral, o homem é dotado de moralidade, porque ele é um ser racional.
- A racionalidade é o elemento básico na definição da imagem de Deus no homem.
- O homem domina todos os seres criados porque é superior aos mesmos em racionalidade.
- O homem tem vontade própria, é um ser volitivo, por que é racional.
- O homem foi criado em justiça e santidade.
O homem foi criado bom e justo. Eclesiastes 7:29 – “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astucias”. A queda do homem foi decreta por Deus, que ordenou ao homem não comer da fruta que estava no meio do jardim, e por um ato de desobediência do homem, entrou a morte na raça humana, primeiro a morte espiritual, e depois como consequência a morte física, foram expulsos do jardim do Éden, resultando na maldição da terra, o homem teve que trabalhar duro para ganhar seu sustento com o suor do rosto.
O autor fala da diferença entre o Pecado Original e Culpa Imputada. O primeiro é a culpa herdada, antes do pecado ser cometido e a Culpa Imputada foi a partir do ato de desobediência de Adão. Toda a raça humana herdou a Natureza Pecaminosa de Adão, chamada de “Corrupção Herdada”, ou seja, por causa do pecado de Adão, foi Imputado à raça humana a morte espiritual e a morte física, nos tornando incapazes de nos salvar a nós mesmo, por isso o Senhor Deus tomou uma providência de envia o Seu Filho Jesus para morrer a morte vicária em nosso lugar.
A seguir o escritor de Teologia Sistemática II passa a abordar a matéria da Cristologia.
Começa relatando sobre a pessoa de Cristo, suas duas naturezas. O Senhor Jesus é tanto divino como humano, ou seja, Ele é o Deus-homem, que veio ao mundo, nascido de mulher, se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória. O Senhor Jesus veio ao mundo para buscar e salvar o que estava perdido, ou seja, o ser humano, condenado à morte, por causa do pecado de Adão, no Éden, que transmitiu para a raça humana a natureza pecaminosa, decaída e condenada. As duas naturezas de Cristo, subsistindo em uma só pessoa se dá o nome de União Hipostática.
Jesus Cristo é Deus desde a eternidade, Ele já existia antes da criação do mundo, já existia antes de Abraão. Jesus é o verbo encarnado, a Palavra encarnada. Jesus é o criador do mundo, tudo que existe no universo foi criado por Ele e para Ele. Além de ser o criado do universo, o Senhor Jesus, também é o sustentador da Sua criação, pelo poder da Sua palavra. “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Colossenses 2:9.
A seguir é destacada a vida, a obra, o ministério de Cristo, Sua humanidade e Sua divindade. Vimos que o Seu Ministério, caracterizado pela pregação, pelo ensino, curas e milagres. Estudamos ainda sobre a obra da expiação, a morte penal substitutiva. Deus enviou o Seu Filho para tomar o nosso lugar na morte, Jesus nos substituiu na morte, aquela morte na cruz era a nossa morte, mas, o Senhor tomou o nosso lugar para que o preço do nosso pecado fosse pago.
O autor destaca que a morte de Jesus pelos eleitos é chamada Expiação Limitada, morreu por aqueles que Ele mesmo escolheu para salvar. O Autor prefere usar o termo Expiação Particular ou Definida, mas, considera ainda mais adequado o termo Expiação Específica Eficaz. Ou seja, Cristo veio ao mundo morrer somente pelos eleitos, por aqueles a quem Deus escolheu para a salvação.
A Expiação Universalista é um ensino falso e herético, ensina que Cristo pagou o preço por todos os pecados de todo ser humano, e, portanto, todos serão salvos, de acordo com esta doutrina ninguém será condenado. Pois:
- Os incrédulos serão enviados para o inferno por toda a eternidade.
- A Bíblia ensina que há um inferno eterno, e que muitas pessoas serão enviadas para lá.
- A Bíblia ensina que a salvação é para todo aquele que nele crê.
Sou adepto do Calvinismo moderado, doutrina segunda a qual Cristo tornou a salvação possível para todos os seres humanos, ou seja, Jesus morreu por todos, todo ser humano tem o direito de receber o perdão de Deus e alcançar a salvação, mas, para tanto é preciso crer no evangelho, é preciso receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Paulo escreve aos Coríntios em sua segunda epistola dizendo:
“E ele morreu por ‘todos’, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. 2 Coríntios 5:15.
E ainda em
“Porque Deus amou o mundo (seres humanos) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16
E também
“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”. - Romanos 5:6
“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça ‘sobre todos os homens’ para justificação de vida”. Romanos 5:18
Não creio na Expiação Universalista, segundo a qual todos serão salvos indistintamente, a pessoa não será salva automaticamente. Para alcançar a salvação é preciso crer em Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador. O preço do pecado foi pago por toda a humanidade, mas, somente aqueles que pela fé receberem a Jesus como Senhor e Salvador é que serão feitos filhos de Deus, e serão transportados do império das trevas para o Reino de luz do Filho, amado de Deus. O sacrifício de Cristo foi por todos os seres humanos, mas, os que rejeitarem a Jesus não desfrutaram das bênçãos de tão grande salvação, somente aqueles que o receberam terão acesso à salvação eterna.
Eu creio que toda a raça humana estava condenada à morte eterna, herança recebida da desobediência de Adão no Éden. O Senhor Deus decretou: Gênesis 2:16 e 17 - “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
A ordem de Deus para o homem foi bem clara, “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A mulher foi enganada pela serpente e desobedeceu a ordem de Deus e convenceu seu marido a comer a fruta do bem e do mal, a desobediente os levou a morte, a morte entrou na raça humana, primeiro a morte espiritual depois como consequência a morte física. E está condenação passou a toda raça humana, por decreto divino: Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
O Senhor Deus disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a”, de acordo com a ordem divina o homem deveria “frutificar, multiplicar e encher a terra”, assim todo a genética, bem como toda a Imagem e Semelhança de Deus, o homem e sua mulher passou para as gerações futuras, e também a maldição da condenação à morte foi transferida de geração a geração.
Portanto, toda a raça humana está debaixo da condenação da morte espiritual, morte eterna, assim, creio que toda a raça humana está condenada à morte, e creio também que Jesus Cristo entregou sua vida na morte para salvar a todos os que estavam debaixo da mesma condenação do Éden, “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Eu creio que Jesus morreu por todos os seres humanos, e não somente pelos eleitos. A oferta da salvação é para todos os seres humanos, portanto a Expiação de Cristo é oferecida a todos. Então a oferta da Expiação é Universal, porém a recepção da salvação é restrita, somente para os que creem e
Para cumprir a justiça divina era preciso que Ele entregasse voluntariamente a sua vida morte por toda criatura humana, criada a Imagem e Semelhança de Deus. Porém, somente aqueles que crerem no Sacrifício Vicário receberam as benesses da salvação eterna.
Cristo não morreu por nações, nem por etnias ou classes sociais, Cristo tomou o lugar de pessoas, seres humanos, morreu para salvar indivíduos. Morreu por pessoas com as quais tem um relacionamento pessoal de amor e fé.
Há uma grande diferença entre a Expiação Parcial – doutrina Calvinista e a Expiação Plena – doutrina Arminiana. Entretanto, após fazer um estudo sério e profundo das Escrituras percebo que as duas linhas teológicas encontram base nas Escrituras, a Palavra de Deu nos fornece textos que apoiam as duas doutrinas, encontramos textos bíblicos, que favorecem uma e outra.
Então prefiro adotar uma posição menos radical. Creio que Deus em Sua Onisciência, já sabia de antemão, já tinha o conhecimento antecipado de quem haveria de livre e responsavelmente se converter ao evangelho de Cristo, ou seja, estes, que forem conhecidos antes, foram, então, marcados com o selo da salvação, foram predeterminados para serem conforme à imagem, à semelhança do Seu Filho Jesus, e estes predestinados, que foram chamados, convocados ou convidados ou ainda nomeados, também foram justificados e glorificados.
Romanos 8:29,30 – “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou e aos que chamou a estes também justificou, e aos que justificou a estes também glorificou”.
A doutrina da Eleição ou Predestinação é Bíblica, mas, prefiro adotar uma posição menos radical, tentando conciliar com a Doutrina do Livre Arbítrio. Assim, creio que o ser humano criado a imagem e semelhança de Deus, tem uma característica herdada do próprio Deus que é o poder de decisão, o homem tem vontade própria, não é uma máquina programada, não é um robô. O homem é um ser volitivo.
Exemplo: Uma pessoa que decide se vingar de um inimigo, e por vontade própria toma a decisão de dar-lhe um tiro no peito, matando-o.
No Jardim do Éden Deus colocou diante do homem a opção de decidir entre obedecer e desobedecer, era livre para comer qualquer fruto do jardim, mas, proibido de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal, mas, tomou a decisão errada de comer, foi livre para escolher a desobediência.
Uma pessoa que receber a Jesus como Senhor e Salvador precisa tomar uma decisão pessoal de se converter e retornar do caminho da perdição eterna e voltar para Deus.
Encontramos na Bíblia Sagrada a doutrina da Soberania de Deus, o Senhor é soberano para fazer o que bem quiser, mas também encontramos a doutrina da Responsabilidade do Homem, o ser humano é responsável pelos atos que prática, e com certeza precisa prestar contas pelo que fizer de bom e de mal.
Então eu prefiro pensar como o meu professor Dr. Russell Philip Shedd que dizia: “As duas doutrinas são bíblicas e caminham paralelas como os trilhos de um trem, sem nunca se encontrarem”.
A seguir o autor nos apresenta a “Doutrina da Reprovação”, dos não eleitos, uma vez que os eleitos foram salvos por Cristo da ira de Deus. Fala dos “Predestinados”, “Chamados para a Justificação”. Aborda a doutrina dos “Regenerados” ou “Novo Nascimento”, obra do Espírito Santo chamada “Monergismo”, que é a ação do Espirito Santo intimando o eleito a crer, por causa da forte tendência para o mal que todo ser humano tem.
O autor trata ainda sobre os “Convertidos”, que inclui o arrependimento e fé. O Eleito para a salvação desenvolve o “Conhecimento”, que é a compreensão e a retenção intelectual de proposições verdadeiras, que é um elemento essencial para a fé, uma vez que é impossível crer em algo que não se conhece. É impossível temos fé sem o “Conhecimento”, e o “Conhecimento” nos conduz ao “Assentimento”, que é a concordância com as proposições conhecidas e entendidas. E também desenvolvemos a “Confiança”, nós cremos ou confiamos na pessoa de Cristo.
Para muitos teólogos a fé salvifíca se move:
1) Do Intelectual para o Relacional.
2) Do Proposicional para o Pessoal.
3) Do Assentimento para a Confiança.
Na parte final do livro o autor passa a aborda a Doutrina da Justificação, que é uma ação de Deus, pelo qual Ele declara o pecador eleito como sendo “justo”, com base na justiça de Cristo.
Como afirma Paulo em:
Romanos 1:17 – “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”.
Romanos 5:1 e 2 – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Romanos 5:9 – “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”.
Romanos 5:18 – “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”.
Gálatas 2:16 – “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
Gálatas 3:11 – “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.
A Justificação’ legal é a justiça creditada aos eleitos, isto é, a ‘Justificação Imputada’, que é recebida pelo crente pela fé, não é pelos nossos atos de justiça própria, pelos nossos esforços pessoais, somente Cristo nos torna justos pela fé Nele. A Justificação pela fé é um ato instantâneo, ninguém é justificado gradualmente, mas pela fé é declarado justo no ato da conversão, quando crê no evangelho.
A seguir é abordado o tema: “Santificados”. Há dois tipos de Santificação:
- Santificação Definida, é a quebra instantânea do domínio do pecado, quando uma pessoa crê em Jesus, Deus o consagra e separa do mundo pecaminoso.
- Santificação Progressiva, que é o crescimento gradual do crente em conhecimento e santidade, é o desenvolvimento pessoal em justiça.
A Santidade é uma luta contra o pecado, mas a Bíblia nos ensina que esta é uma luta que podemos vencer, conforme Paulo ensina em Romanos 6:13 e 14 – “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.
E para encerrar o livro o autor fala da doutrina da “Preservação”, ele afirma: Preservados são todos os que passam pela redenção, também experimentarão a “Glorificação”. Paulo diz em Romanos 8:30 - “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Tal declaração implica que necessariamente os justificados serão glorificados. A ‘Glorificação’ será a consumação da obra salvadora de Cristo nos eleitos por Deus. Isto significa que os verdadeiros cristãos jamais perderão a salvação, está doutrina é chamada de: “Perseverança dos Santos” e também de: “Segurança Eterna” dos salvos. Isto Significa que os verdadeiros cristãos nunca se perderão, é alguém que creu verdadeiramente no evangelho com “fé sincera”, terá sua vida transformada de forma duradouro, pelo poder de Deus.
Este estudo da Teologia Sistemática II foi bastante desafiador apresentando as doutrinas de forma consistente e com forte embasamento bíblico, mesmo a doutrina de Predestinação em contrates com a Doutrina do Livre Arbítrio, em que há controvérsias e polemicas, foi muito inspiradora e desafiadora me levando a estudar mais, para melhor entender os ensinos maravilhosos da Sagradas Escrituras.
CURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA SISTEMATICA II
ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA.
A matéria de Teologia Sistemática II começa abordando a Antropologia Bíblica.
Deus ordenou e todas as coisas foram criadas pelo poder da Sua Palavra, mas, ao homem Deus deu um tratamento diferenciado, o homem foi criado depois que a obra da criação estava completa. O Senhor Deus fez o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o folego da vida. Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...”. Genesis 1:26. O texto indica uma relação especial entre Deus e o homem.
A grande controvérsia com o Criacionismo é a Teoria do Evolucionismo de Charles Darwin. Darwin e seus seguidores negam que o homem e todo o universo tenham sido criados por Deus. O Evolucionismo propõe que a vida se originou na não vida e que o ser humano é produto de continuas mutações e continua evolução a partir de espécies inferiores. Obviamente a Teoria da Evolução das espécies contraria e contradiz o que a Escritura diz sobre a criação do homem:
Genesis 2:7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
E ainda:
Gênesis 2:21,22 – “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.
Segundo estes textos da Escritura o homem foi formado do pó da terra e recebeu o sopro divino em suas narinas. Deus criou o homem por um ato direto, criou um ser humano adulto e maduro para se reproduzir. Não houve sucessivas mutações e evoluções para que um animal evoluísse e chegasse ao homo sapiens.
A Bíblia é a Palavra de Deus, totalmente Inspirada pelo Espirito Santo, então, negar qualquer proposição Bíblica, implica em rejeitar toda a Escritura, rejeitar toda a Bíblia.
O Autor no apresenta Quatro Argumentos Bíblicos contra a Teoria da Evolução:
- A visão de que Deus fez o homem por criação direta é a verdade bíblica e a Teoria da Evolução é falsa. Deus criou o homem de forma direta e completa, sem qualquer tipo de evolução.
- Deus criou o homem, por Sua própria vontade, com o propósito de ser para o louvor da sua glória. Efésios 1:11,12 – “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”.
- É heresia dizer que Deus tem alguma necessidade, pois, Deus é autossuficiente em si mesmo, não precisa de nada, nem de ninguém: Atos 17:25 – “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas”. Deus é eternamente auto existente, portanto, auto- suficiente.
- O tempo da existência de Deus é a eternidade, sem começo, nem fim. Pedro diz: “que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. 2 Pedro 3:8, ou seja, Deus sempre existiu, mesmo antes da criação do mundo, e da criação do homem, Deus vivia sem o homem e poderia continuar a existir sem o homem, Deus não tem qualquer necessidade do ser humano. O homem não foi criado por que Deus tivesse qualquer tipo de necessidade.
O Infralapsarianismo, é a ordem Histórica, ante calvinista, acreditam que somente após o pecado de Adão e Eva Deus condenou antecipadamente certo número de homens à perdição, os quais não podem se salvar. Isto é, os teólogos que defendem está posição afirmam que os decretos de Deus a respeito da eleição e da reprovação sucederam logicamente o decreto da queda. Conforme este pensamento Deus primeiro viu seu povo com transgressores caídos para depois determinar escolher alguns para serem salvos.
E o Supralapsarianismo, é a ordem Teológica, Calvinista, que acredita que mesmo antes da queda de Adão, Deus já havia predestinado um certo número de pessoas para a salvação e outro número para a perdição é a teoria capaz de relacionar um acontecimento com o seu final, esta é a posição bíblica correta, segundo o autor do livro, que é um Calvinista Radical.
Somente a ordem dos decretos eternos no Supralapsarianismo é consistente com o registro bíblico:
- A eleição de alguns pecadores para salvação em Cristo; a condenação do resto da humanidade pecadora.
- A aplicação da obra redentora de Cristo aos pecadores eleitos.
- A redenção dos pecadores eleitos pela obra de Cristo.
- A queda do homem.
- A criação do mundo e do homem.
A disposição lógica dos decretos eternos começa com o decreto de que Deus glorificaria a si mesmo através da salvação dos eleitos por Cristo e a destruição dos ímpios. Cada decreto subsequente é, então, feito como o meio pelo qual o anterior seria realizado. Logo, Deus escolheu glorificar a si mesmo, e o meio pelo qual ele seria glorificado é a salvação de alguns por Cristo e a condenação de todos os outros.
O escritor aborda a Natureza do Homem. Deus criou o homem a sua Imagem e Semelhança, conforme Gênesis 1:27. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Entretanto, Deus não tem forma alguma, conforme Deuteronômio 4:12 – “Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma”. Então, a Imagem e Semelhança, com certeza, não pode ser física, mesmo porque o apostolo João afirma que Deus é espírito, e um espírito não possui forma física, João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
Então, qual é o Imago Dei no homem:
- Intelecto – O homem tem capacidade intelectual, mente racional
- Domínio sobre a Natureza
- Recebeu de Deus o folego da vida, através do sopro divino nas narinas do homem.
- Natureza Moral, o homem é dotado de moralidade, porque ele é um ser racional.
- A racionalidade é o elemento básico na definição da imagem de Deus no homem.
- O homem domina todos os seres criados porque é superior aos mesmos em racionalidade.
- O homem tem vontade própria, é um ser volitivo, por que é racional.
- O homem foi criado em justiça e santidade.
O homem foi criado bom e justo. Eclesiastes 7:29 – “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astucias”. A queda do homem foi decreta por Deus, que ordenou ao homem não comer da fruta que estava no meio do jardim, e por um ato de desobediência do homem, entrou a morte na raça humana, primeiro a morte espiritual, e depois como consequência a morte física, foram expulsos do jardim do Éden, resultando na maldição da terra, o homem teve que trabalhar duro para ganhar seu sustento com o suor do rosto.
O autor fala da diferença entre o Pecado Original e Culpa Imputada. O primeiro é a culpa herdada, antes do pecado ser cometido e a Culpa Imputada foi a partir do ato de desobediência de Adão. Toda a raça humana herdou a Natureza Pecaminosa de Adão, chamada de “Corrupção Herdada”, ou seja, por causa do pecado de Adão, foi Imputado à raça humana a morte espiritual e a morte física, nos tornando incapazes de nos salvar a nós mesmo, por isso o Senhor Deus tomou uma providência de envia o Seu Filho Jesus para morrer a morte vicária em nosso lugar.
A seguir o escritor de Teologia Sistemática II passa a abordar a matéria da Cristologia.
Começa relatando sobre a pessoa de Cristo, suas duas naturezas. O Senhor Jesus é tanto divino como humano, ou seja, Ele é o Deus-homem, que veio ao mundo, nascido de mulher, se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória. O Senhor Jesus veio ao mundo para buscar e salvar o que estava perdido, ou seja, o ser humano, condenado à morte, por causa do pecado de Adão, no Éden, que transmitiu para a raça humana a natureza pecaminosa, decaída e condenada. As duas naturezas de Cristo, subsistindo em uma só pessoa se dá o nome de União Hipostática.
Jesus Cristo é Deus desde a eternidade, Ele já existia antes da criação do mundo, já existia antes de Abraão. Jesus é o verbo encarnado, a Palavra encarnada. Jesus é o criador do mundo, tudo que existe no universo foi criado por Ele e para Ele. Além de ser o criado do universo, o Senhor Jesus, também é o sustentador da Sua criação, pelo poder da Sua palavra. “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Colossenses 2:9.
A seguir é destacada a vida, a obra, o ministério de Cristo, Sua humanidade e Sua divindade. Vimos que o Seu Ministério, caracterizado pela pregação, pelo ensino, curas e milagres. Estudamos ainda sobre a obra da expiação, a morte penal substitutiva. Deus enviou o Seu Filho para tomar o nosso lugar na morte, Jesus nos substituiu na morte, aquela morte na cruz era a nossa morte, mas, o Senhor tomou o nosso lugar para que o preço do nosso pecado fosse pago.
O autor destaca que a morte de Jesus pelos eleitos é chamada Expiação Limitada, morreu por aqueles que Ele mesmo escolheu para salvar. O Autor prefere usar o termo Expiação Particular ou Definida, mas, considera ainda mais adequado o termo Expiação Específica Eficaz. Ou seja, Cristo veio ao mundo morrer somente pelos eleitos, por aqueles a quem Deus escolheu para a salvação.
A Expiação Universalista é um ensino falso e herético, ensina que Cristo pagou o preço por todos os pecados de todo ser humano, e, portanto, todos serão salvos, de acordo com esta doutrina ninguém será condenado. Pois:
- Os incrédulos serão enviados para o inferno por toda a eternidade.
- A Bíblia ensina que há um inferno eterno, e que muitas pessoas serão enviadas para lá.
- A Bíblia ensina que a salvação é para todo aquele que nele crê.
Sou adepto do Calvinismo moderado, doutrina segunda a qual Cristo tornou a salvação possível para todos os seres humanos, ou seja, Jesus morreu por todos, todo ser humano tem o direito de receber o perdão de Deus e alcançar a salvação, mas, para tanto é preciso crer no evangelho, é preciso receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Paulo escreve aos Coríntios em sua segunda epistola dizendo:
“E ele morreu por ‘todos’, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. 2 Coríntios 5:15.
E ainda em
“Porque Deus amou o mundo (seres humanos) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16
E também
“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”. - Romanos 5:6
“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça ‘sobre todos os homens’ para justificação de vida”. Romanos 5:18
Não creio na Expiação Universalista, segundo a qual todos serão salvos indistintamente, a pessoa não será salva automaticamente. Para alcançar a salvação é preciso crer em Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador. O preço do pecado foi pago por toda a humanidade, mas, somente aqueles que pela fé receberem a Jesus como Senhor e Salvador é que serão feitos filhos de Deus, e serão transportados do império das trevas para o Reino de luz do Filho, amado de Deus. O sacrifício de Cristo foi por todos os seres humanos, mas, os que rejeitarem a Jesus não desfrutaram das bênçãos de tão grande salvação, somente aqueles que o receberam terão acesso à salvação eterna.
Eu creio que toda a raça humana estava condenada à morte eterna, herança recebida da desobediência de Adão no Éden. O Senhor Deus decretou: Gênesis 2:16 e 17 - “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
A ordem de Deus para o homem foi bem clara, “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A mulher foi enganada pela serpente e desobedeceu a ordem de Deus e convenceu seu marido a comer a fruta do bem e do mal, a desobediente os levou a morte, a morte entrou na raça humana, primeiro a morte espiritual depois como consequência a morte física. E está condenação passou a toda raça humana, por decreto divino: Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
O Senhor Deus disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a”, de acordo com a ordem divina o homem deveria “frutificar, multiplicar e encher a terra”, assim todo a genética, bem como toda a Imagem e Semelhança de Deus, o homem e sua mulher passou para as gerações futuras, e também a maldição da condenação à morte foi transferida de geração a geração.
Portanto, toda a raça humana está debaixo da condenação da morte espiritual, morte eterna, assim, creio que toda a raça humana está condenada à morte, e creio também que Jesus Cristo entregou sua vida na morte para salvar a todos os que estavam debaixo da mesma condenação do Éden, “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Eu creio que Jesus morreu por todos os seres humanos, e não somente pelos eleitos. A oferta da salvação é para todos os seres humanos, portanto a Expiação de Cristo é oferecida a todos. Então a oferta da Expiação é Universal, porém a recepção da salvação é restrita, somente para os que creem e
Para cumprir a justiça divina era preciso que Ele entregasse voluntariamente a sua vida morte por toda criatura humana, criada a Imagem e Semelhança de Deus. Porém, somente aqueles que crerem no Sacrifício Vicário receberam as benesses da salvação eterna.
Cristo não morreu por nações, nem por etnias ou classes sociais, Cristo tomou o lugar de pessoas, seres humanos, morreu para salvar indivíduos. Morreu por pessoas com as quais tem um relacionamento pessoal de amor e fé.
Há uma grande diferença entre a Expiação Parcial – doutrina Calvinista e a Expiação Plena – doutrina Arminiana. Entretanto, após fazer um estudo sério e profundo das Escrituras percebo que as duas linhas teológicas encontram base nas Escrituras, a Palavra de Deu nos fornece textos que apoiam as duas doutrinas, encontramos textos bíblicos, que favorecem uma e outra.
Então prefiro adotar uma posição menos radical. Creio que Deus em Sua Onisciência, já sabia de antemão, já tinha o conhecimento antecipado de quem haveria de livre e responsavelmente se converter ao evangelho de Cristo, ou seja, estes, que forem conhecidos antes, foram, então, marcados com o selo da salvação, foram predeterminados para serem conforme à imagem, à semelhança do Seu Filho Jesus, e estes predestinados, que foram chamados, convocados ou convidados ou ainda nomeados, também foram justificados e glorificados.
Romanos 8:29,30 – “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou e aos que chamou a estes também justificou, e aos que justificou a estes também glorificou”.
A doutrina da Eleição ou Predestinação é Bíblica, mas, prefiro adotar uma posição menos radical, tentando conciliar com a Doutrina do Livre Arbítrio. Assim, creio que o ser humano criado a imagem e semelhança de Deus, tem uma característica herdada do próprio Deus que é o poder de decisão, o homem tem vontade própria, não é uma máquina programada, não é um robô. O homem é um ser volitivo.
Exemplo: Uma pessoa que decide se vingar de um inimigo, e por vontade própria toma a decisão de dar-lhe um tiro no peito, matando-o.
No Jardim do Éden Deus colocou diante do homem a opção de decidir entre obedecer e desobedecer, era livre para comer qualquer fruto do jardim, mas, proibido de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal, mas, tomou a decisão errada de comer, foi livre para escolher a desobediência.
Uma pessoa que receber a Jesus como Senhor e Salvador precisa tomar uma decisão pessoal de se converter e retornar do caminho da perdição eterna e voltar para Deus.
Encontramos na Bíblia Sagrada a doutrina da Soberania de Deus, o Senhor é soberano para fazer o que bem quiser, mas também encontramos a doutrina da Responsabilidade do Homem, o ser humano é responsável pelos atos que prática, e com certeza precisa prestar contas pelo que fizer de bom e de mal.
Então eu prefiro pensar como o meu professor Dr. Russell Philip Shedd que dizia: “As duas doutrinas são bíblicas e caminham paralelas como os trilhos de um trem, sem nunca se encontrarem”.
A seguir o autor nos apresenta a “Doutrina da Reprovação”, dos não eleitos, uma vez que os eleitos foram salvos por Cristo da ira de Deus. Fala dos “Predestinados”, “Chamados para a Justificação”. Aborda a doutrina dos “Regenerados” ou “Novo Nascimento”, obra do Espírito Santo chamada “Monergismo”, que é a ação do Espirito Santo intimando o eleito a crer, por causa da forte tendência para o mal que todo ser humano tem.
O autor trata ainda sobre os “Convertidos”, que inclui o arrependimento e fé. O Eleito para a salvação desenvolve o “Conhecimento”, que é a compreensão e a retenção intelectual de proposições verdadeiras, que é um elemento essencial para a fé, uma vez que é impossível crer em algo que não se conhece. É impossível temos fé sem o “Conhecimento”, e o “Conhecimento” nos conduz ao “Assentimento”, que é a concordância com as proposições conhecidas e entendidas. E também desenvolvemos a “Confiança”, nós cremos ou confiamos na pessoa de Cristo.
Para muitos teólogos a fé salvifíca se move:
1) Do Intelectual para o Relacional.
2) Do Proposicional para o Pessoal.
3) Do Assentimento para a Confiança.
Na parte final do livro o autor passa a aborda a Doutrina da Justificação, que é uma ação de Deus, pelo qual Ele declara o pecador eleito como sendo “justo”, com base na justiça de Cristo.
Como afirma Paulo em:
Romanos 1:17 – “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”.
Romanos 5:1 e 2 – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Romanos 5:9 – “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”.
Romanos 5:18 – “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”.
Gálatas 2:16 – “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
Gálatas 3:11 – “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.
A Justificação’ legal é a justiça creditada aos eleitos, isto é, a ‘Justificação Imputada’, que é recebida pelo crente pela fé, não é pelos nossos atos de justiça própria, pelos nossos esforços pessoais, somente Cristo nos torna justos pela fé Nele. A Justificação pela fé é um ato instantâneo, ninguém é justificado gradualmente, mas pela fé é declarado justo no ato da conversão, quando crê no evangelho.
A seguir é abordado o tema: “Santificados”. Há dois tipos de Santificação:
- Santificação Definida, é a quebra instantânea do domínio do pecado, quando uma pessoa crê em Jesus, Deus o consagra e separa do mundo pecaminoso.
- Santificação Progressiva, que é o crescimento gradual do crente em conhecimento e santidade, é o desenvolvimento pessoal em justiça.
A Santidade é uma luta contra o pecado, mas a Bíblia nos ensina que esta é uma luta que podemos vencer, conforme Paulo ensina em Romanos 6:13 e 14 – “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.
E para encerrar o livro o autor fala da doutrina da “Preservação”, ele afirma: Preservados são todos os que passam pela redenção, também experimentarão a “Glorificação”. Paulo diz em Romanos 8:30 - “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Tal declaração implica que necessariamente os justificados serão glorificados. A ‘Glorificação’ será a consumação da obra salvadora de Cristo nos eleitos por Deus. Isto significa que os verdadeiros cristãos jamais perderão a salvação, está doutrina é chamada de: “Perseverança dos Santos” e também de: “Segurança Eterna” dos salvos. Isto Significa que os verdadeiros cristãos nunca se perderão, é alguém que creu verdadeiramente no evangelho com “fé sincera”, terá sua vida transformada de forma duradouro, pelo poder de Deus.
Este estudo da Teologia Sistemática II foi bastante desafiador apresentando as doutrinas de forma consistente e com forte embasamento bíblico, mesmo a doutrina de Predestinação em contrates com a Doutrina do Livre Arbítrio, em que há controvérsias e polemicas, foi muito inspiradora e desafiadora me levando a estudar mais, para melhor entender os ensinos maravilhosos da Sagradas Escrituras.