Teologia sistemática II
Citação de Jose Eduardo Guterres Poubel em abril 11, 2024, 7:36 pm
Teologia sistemática II
O Cristo da Escritura é Deus manifesto em carne humana. Ele é completamente Deus e completamente homem. O apóstolo João testifica: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1.14). Ele também nos dá uma advertência em 1 João 4:2,3:
JESUS – A PALAVRA DE DEUS
SEU NOME
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13
A PALAVRA – ESCLARECIMENTOS
Não se trata de palavras apenas lidas na Bíblia ou vocábulos articulados e “fatos, ou atos históricos, milagres, sinais, sacramentos, manifestações do reino, coisas que embora tácitas, são eloqüentes ou “elecutivas”. Todo o conjunto da história da salvação narrada pelas escrituras é palavra que Deus dirige ao mundo.
É o modo essencial da intervenção de Deus no mundo.
Pelo seu Verbo revela-se aos homens. Entre a ordem e o fenômeno não existe tempo (eternidade).
- c) A PALAVRA É UM ELEMENTO ETERNAMENTE DINÂMICO – através da revelação bíblica, se torna um elemento temporal.
A PALAVRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO UMA CARGA EXPLOSIVA, POIS É POTENCIAL DE ENERGIA E FORÇA DE VIDA, FORÇA CRIADORA NO MUNDO.
A palavra cria entre Deus e o homem uma relação de verdade (energia) que acompanha toda a revelação bíblica. Esta palavra vem expressa em imagens (dons). “Que vês, Jeremias?” Através da revelação que cria vozes e locuções, suscita formas, sinais, eventos, cria o mesmo a História iluminada e circunstanciada mediante o verbo oral.
A palavra que não passará porque emana de uma sabedoria eterna.
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz” Gn 1:3
NOÇÃO BÍBLICA DA PALAVRA
Não se deve intelectualizar a noção bíblica da “Palavra”.
Nem limitá-la a uma mera expressão oral ou uma expressão racional de um a verdade eterna (filosofia – razão).
LOGOS
Não é uma razão filosófica. É uma interpelação direta e pessoal de Deus ao homem. Biblicamente um fenômeno histórico único.
Não é um instrumento de comunicação racional. Não é uma referência, mas uma realidade, é a própria realidade, o próprio evento.
Fato não é uma razão é mais um fato. Não se esgota pela expressão vocal, não é da alçada exclusiva do discurso.
JESUS É A PALAVRA
Funde-se o verbo e o ato de falar, de agir e existir. O verbo tem força dinâmica integral, é o ato, toda sua virtude elecutiva e expressiva.
No Gênesis se encontra a chave viva do mistério da criação do mundo mediante a Palavra.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” I Cl 1:16
Proclamar não é viver.
A Palavra é um testemunho da Obra Criadora, Conservadora e Redentora. É uma história e não palavras, porque nessa história estão incluídos os eventos inseparavelmente inseridos.
Teologia sistemática II
O Cristo da Escritura é Deus manifesto em carne humana. Ele é completamente Deus e completamente homem. O apóstolo João testifica: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1.14). Ele também nos dá uma advertência em 1 João 4:2,3:
JESUS – A PALAVRA DE DEUS
SEU NOME
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13
A PALAVRA – ESCLARECIMENTOS
Não se trata de palavras apenas lidas na Bíblia ou vocábulos articulados e “fatos, ou atos históricos, milagres, sinais, sacramentos, manifestações do reino, coisas que embora tácitas, são eloqüentes ou “elecutivas”. Todo o conjunto da história da salvação narrada pelas escrituras é palavra que Deus dirige ao mundo.
É o modo essencial da intervenção de Deus no mundo.
Pelo seu Verbo revela-se aos homens. Entre a ordem e o fenômeno não existe tempo (eternidade).
- c) A PALAVRA É UM ELEMENTO ETERNAMENTE DINÂMICO – através da revelação bíblica, se torna um elemento temporal.
A PALAVRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO UMA CARGA EXPLOSIVA, POIS É POTENCIAL DE ENERGIA E FORÇA DE VIDA, FORÇA CRIADORA NO MUNDO.
A palavra cria entre Deus e o homem uma relação de verdade (energia) que acompanha toda a revelação bíblica. Esta palavra vem expressa em imagens (dons). “Que vês, Jeremias?” Através da revelação que cria vozes e locuções, suscita formas, sinais, eventos, cria o mesmo a História iluminada e circunstanciada mediante o verbo oral.
A palavra que não passará porque emana de uma sabedoria eterna.
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz” Gn 1:3
NOÇÃO BÍBLICA DA PALAVRA
Não se deve intelectualizar a noção bíblica da “Palavra”.
Nem limitá-la a uma mera expressão oral ou uma expressão racional de um a verdade eterna (filosofia – razão).
LOGOS
Não é uma razão filosófica. É uma interpelação direta e pessoal de Deus ao homem. Biblicamente um fenômeno histórico único.
Não é um instrumento de comunicação racional. Não é uma referência, mas uma realidade, é a própria realidade, o próprio evento.
Fato não é uma razão é mais um fato. Não se esgota pela expressão vocal, não é da alçada exclusiva do discurso.
JESUS É A PALAVRA
Funde-se o verbo e o ato de falar, de agir e existir. O verbo tem força dinâmica integral, é o ato, toda sua virtude elecutiva e expressiva.
No Gênesis se encontra a chave viva do mistério da criação do mundo mediante a Palavra.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” I Cl 1:16
Proclamar não é viver.
A Palavra é um testemunho da Obra Criadora, Conservadora e Redentora. É uma história e não palavras, porque nessa história estão incluídos os eventos inseparavelmente inseridos.