Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

TEOLOGIA SISTEMATICA II

Deixo aqui algumas observações sobre este tão importante assunto. Não concordo com a exposição doutrinária aqui colocada, e abaixo deixo meus comentários sobre alguns pontos:

A OBRA DE CRISTO: Neste capítulo muito se acentuou sobre o sacrificio de Jesus somente por uma parte das pessoas, aqui designadas como "Eleitos", e não por todos. Esse entendimento é totalmente contrário ao exposto no plano de redenção, Cristo morreu para reconciliar o homem com Deus. A Bíblia afirma sobre o amor de Deus à toda a humanidade. Não para um grupo somente. Deus na sua oniciencia com certeza sabe quem são todos aqueles que hão de crer em Jesus e serão salvos, não podemos afirmar o que a Bíblia não afirma. "Quem crer e for batizado será Salvo, quem não crer será condenado. Mc 16.16. Afirmar que Jesus morreu por um grupo, afirmando que são os escolhidos, é totalmente uma incoerencia, um erro terrível. É totalmente fora do contexto biblico. Em Adão todos pecaram, em Jesus todos podem ser salvos. Ele veio para reconciliar o homem com seu Criador por seu próprio sangue! Muitos textos aplicados para afirmar essa idéia, fica claro a interpretação errada aplicada. Fica aqui minha refutação à esta linha de interpretação. O curso é muito importante para nosso crescimento teológico, mas, doutrinas ou ponto de vista pessoais, ou de segmentos doutrinários contrário, sem expor a linha doutrinária oposta, que Cristo morreu por todos, e cada pessoa pode ser salva mediante crer em Jesus. Sabendo que ao ouvir a palavra de Deus, pode  tomar sua decisão, ou permanecer no caminho do pecado. Digo aos alunos que se aprofundem em seus estudos, e não somente em uma visão como está aqui. Devemos nos aprimorar em nosso conhecimento, afinal, estamos estudando para sermos Mestres! Deus abençoe.

SALVAÇÃO: Não posso concordar com a teoria que Deus escolheu um grupo para serem salvos, "independente de suas decisões, ações e outras condições neles, somente porque Ele quis escolher". (Texto da Apostila) Crer dessa maneira, é desconsiderar o sacrificio de Jesus! Se assim fosse, porque Cristo morreria? Já estariam escolhidos, não seriam condenados. Não haveria necessidade de derramamento do sangue do Cordeiro de Deus! Todos os escolhidos, predestinados, teoricamente já estariam salvos! Jesus teria morrido debalde! Isto é totalmente antibíblico.

REGENERADOS: Mediante a exposição da "Eleição" não haveria portanto que nascer de novo. Segundo essa idéia, novamente a escolha antecipada já garantiria a salvação. "Cristo morreu em vão??"! Não precisa da obra do Espírito Santo para convencer o homem do pecado, da justiça e do juizo? Jo 16.8-11.

Fiquem na paz do Senhor!

Ferreira P.C.M. has reacted to this post.
Ferreira P.C.M.

Quero parabenizá-lo por expor seu pensamento, embora, por certo, não precise dos meus parabéns, visto que demonstrou maturidade ao defender suas ideias.

Concordo com você,  que alguns comentários desse conteúdo, sua exposição, são de difícil aceitação.

Se faz óbvio que Deus conhece os que aceitarão a salvação por meio de Jesus Cristo, pois é "onisciente".

Claro que somos pecadores, entretanto vã seria nossa fé se não tivéssemos a esperança de poder aceitar a redenção e a consequente salvação.

Em algumas partes, o texto parece contrariar qualquer argumento da esperança e da fé, que por sinal nos é concedida pelo próprio Deus.

Mas considero que o conteúdo foi bom, no sentido de nos fazer refletir e nos posicionar sobre a nossa própria fé.

Andre Demetrio Coutinho has reacted to this post.
Andre Demetrio Coutinho

Nesta disciplina temos vários assuntos que podemos é devemos está falando como exemplo temos a obra de Cristo que é algo maravilhoso para nosso crescimento espiritual, temos a salvação que é essencial para nossa vida a salvação nos da a condição de estarmos com Cristo eternamente.