Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teoria Behaviorista

A aprendizagem pode ser explicada sob várias ênfases teóricas, entre elas, o Behaviorismo.  Esta ênfase teórica considera que a aprendizagem é o processo de mudança de conduta do organismo em função de suas interações com o meio.  Inicialmente formulado a partir de experiências em laboratório, o Comportamentalismo ganhou espaço na educação e na explicação de vários comportamentos humanos.  Para o Behaviorismo radical, os eventos mentais devem ser traduzidos em termos de comportamento.  Portanto, para esta teoria, é possível falar de comportamentos perceptivos.

A percepção não pode ser analisada de maneira isolada, pois ela estabelece relações funcionais com outros comportamentos humanos. Além disso, os reforços implicam, na maioria das vezes, na existência de um outro indivíduo, que fornece um elogio, expressa um sorriso ou gratidão quando aprova uma determinada conduta.  Segundo Skinner, “ver é uma resposta a um estímulo, e não um mero registro semelhante ao de uma câmera fotográfica”. Assim, a visão, como sentido humano predominante, é influenciada por condicionamentos e não é uma cópia ou representação fiel de uma realidade por si.

O behaviorismo é um espectro grande para a explicação de diversos comportamentos, como ele, podemos interpretar a formação do repertório comportamental do sujeito.

A teoria Behaviorista é formada por meio de observação sobre as ações, sendo assim é a profunda análise  de comportamentos de indivíduos e seus estímulos.
Considerando então, que todo comportamento é derivado de um estímulo ou condicionamento vindo de um ambiente inserido e possíveis organismos ali, trazendo assim circunstâncias, sentimentos e emoções.

Tendo em vista esses comportamentos, vale ressaltar que são totalmente de acordo com a realidade ou não e considerando também a subjetividade do individuo.

O estímulo é a base principal para o desenvolvimento do ser humano, apartir dele que são geradas nossas ações, o condicionamento que damos.

Coloque o despertador todos os dias para despertar as 05:30 por um período, após retire o despertador, você irá acordar no mesmo horário mesmo sem o estímulo inicial ( despertador) pois o seu corpo se habituou a um estímulo e gera a ação de acordar mesmo tirando o reforço.

Com o Behaviorismo, conclui que o ser humano é habituado a estímulos e reforços condicionados no dia dia.