Teoria Behaviorista
Citação de Alessandra De Oliveira Octaviano Ascenção em agosto 28, 2025, 1:18 pmAo final deste módulo, pude abstrair que a escola behaviorista /comportamentalista trouxe a objetividade , o rigor científico e a avaliação para a psicologia ao focar no estudo do comportamento observável, rejeitando o estudo exclusivo de processos mentais inacessíveis. Suas contribuições incluem o desenvolvimento de métodos experimentais controlados, a introdução de conceitos como condicionamento e reforço e a aplicação prática dessas idéias em áreas como educação e saúde mental, promovendo a previsibilidade e o controle do comportamento humano.
O Behaviorismo surgiu da necessidade de um estudo científico e objetivo do comportamento, afastando-se da introspecção e focando em ações observáveis e mensuráveis, influenciado pelo positivismo. Jhon Watson foi o pioneiro no behaviorismo metodológico, enfatizando a relação entre o indivíduo e o meio através do estudo do comportamento observável.Posteriormente, BF Skinner desenvolveu o behaviorismo radical, explorando como o comportamento é moldado e controlado por estímulos ambientais e reforços, transformando o estudo da psicologia ao permitir a previsão e o controle do comportamento.
A escola behaviorista relaciona os conceitos de estímulo, resposta e consequência para explicar a aprendizagem comportamental, focando na observação e no ambiente como determinantes do comportamento.Os dois tipos principais de aprendizagem são o condicionamento clássico,que ocorre por associação(estímulo-resposta), e o condicionamento operante, que acontece por meio das consequências do comportamento (reforço/punição), aumentando a probabilidade de uma ação se repetir ou diminuir.
Ao final deste módulo, pude abstrair que a escola behaviorista /comportamentalista trouxe a objetividade , o rigor científico e a avaliação para a psicologia ao focar no estudo do comportamento observável, rejeitando o estudo exclusivo de processos mentais inacessíveis. Suas contribuições incluem o desenvolvimento de métodos experimentais controlados, a introdução de conceitos como condicionamento e reforço e a aplicação prática dessas idéias em áreas como educação e saúde mental, promovendo a previsibilidade e o controle do comportamento humano.
O Behaviorismo surgiu da necessidade de um estudo científico e objetivo do comportamento, afastando-se da introspecção e focando em ações observáveis e mensuráveis, influenciado pelo positivismo. Jhon Watson foi o pioneiro no behaviorismo metodológico, enfatizando a relação entre o indivíduo e o meio através do estudo do comportamento observável.Posteriormente, BF Skinner desenvolveu o behaviorismo radical, explorando como o comportamento é moldado e controlado por estímulos ambientais e reforços, transformando o estudo da psicologia ao permitir a previsão e o controle do comportamento.
A escola behaviorista relaciona os conceitos de estímulo, resposta e consequência para explicar a aprendizagem comportamental, focando na observação e no ambiente como determinantes do comportamento.Os dois tipos principais de aprendizagem são o condicionamento clássico,que ocorre por associação(estímulo-resposta), e o condicionamento operante, que acontece por meio das consequências do comportamento (reforço/punição), aumentando a probabilidade de uma ação se repetir ou diminuir.