Teoria cognitiva
Citação de ThiagoCosta em janeiro 28, 2025, 8:51 pmA teoria cognitivista explora como as pessoas entendem, processam e organizam informações, destacando que o aprendizado é um processo ativo e mental. Ela vê o indivíduo como protagonista no desenvolvimento do próprio conhecimento, buscando relacionar novas informações ao que já sabe para criar significados.
Ao contrário do behaviorismo, que foca no comportamento observável, o cognitivismo enfatiza os processos internos, como atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas. A construção do conhecimento ocorre a partir da interação entre o que já se conhece e novas experiências.
Entre os principais teóricos, Piaget destacou os estágios de desenvolvimento cognitivo, que seguem uma sequência natural, enquanto Vygotsky enfatizou a influência da interação social e cultural, além do papel fundamental da linguagem no aprendizado. Já Bruner trouxe a ideia de que o ensino deve ser estruturado para facilitar a compreensão, com a ajuda de suportes temporários, como explicações e exemplos (andamiaje).
De forma geral, a teoria cognitivista explica que aprender vai além de absorver informações; é um processo dinâmico onde o indivíduo reflete, organiza e transforma o conhecimento para aplicá-lo de maneira significativa em sua vida.
A teoria cognitivista explora como as pessoas entendem, processam e organizam informações, destacando que o aprendizado é um processo ativo e mental. Ela vê o indivíduo como protagonista no desenvolvimento do próprio conhecimento, buscando relacionar novas informações ao que já sabe para criar significados.
Ao contrário do behaviorismo, que foca no comportamento observável, o cognitivismo enfatiza os processos internos, como atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas. A construção do conhecimento ocorre a partir da interação entre o que já se conhece e novas experiências.
Entre os principais teóricos, Piaget destacou os estágios de desenvolvimento cognitivo, que seguem uma sequência natural, enquanto Vygotsky enfatizou a influência da interação social e cultural, além do papel fundamental da linguagem no aprendizado. Já Bruner trouxe a ideia de que o ensino deve ser estruturado para facilitar a compreensão, com a ajuda de suportes temporários, como explicações e exemplos (andamiaje).
De forma geral, a teoria cognitivista explica que aprender vai além de absorver informações; é um processo dinâmico onde o indivíduo reflete, organiza e transforma o conhecimento para aplicá-lo de maneira significativa em sua vida.