Teoria Cognitivista
Citação de Daniele Carneiro em dezembro 12, 2023, 6:43 pmEsta teoria aborda o desenvolvimento do sujeito quanto à sua aprendizagem. A cognição é o ato de aprender. Estuda os processoas mentais, ou seja, como conhecemos.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio das relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
A teoria de Vygotsky, poe exemplo, aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiênciasadquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
A partir desses conceitos, Vygotsky apresenta outras concepções igualmente importantes, como é o caso da zona de desenvolvimento proximal, que é onde o professor vai fazer intervençõespara uma aprendizagem satisfatória e a relação entre pensamento e linguagem, pois é por meio da linguagem que o aprendizado é mediado.
Esta teoria aborda o desenvolvimento do sujeito quanto à sua aprendizagem. A cognição é o ato de aprender. Estuda os processoas mentais, ou seja, como conhecemos.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio das relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
A teoria de Vygotsky, poe exemplo, aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiênciasadquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
A partir desses conceitos, Vygotsky apresenta outras concepções igualmente importantes, como é o caso da zona de desenvolvimento proximal, que é onde o professor vai fazer intervençõespara uma aprendizagem satisfatória e a relação entre pensamento e linguagem, pois é por meio da linguagem que o aprendizado é mediado.