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teoria cognitivista

A teoria cognitivista é uma abordagem na psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais envolvidos na aprendizagem, na memória, no pensamento e na resolução de problemas. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a teoria cognitivista:

1. *Enfoque nos Processos Cognitivos*: A teoria cognitivista enfatiza a importância dos processos mentais internos, como percepção, memória, atenção, linguagem, raciocínio e solução de problemas, na compreensão do comportamento humano. Ela sugere que a maneira como as pessoas processam, armazenam e utilizam informações influencia seu comportamento.

2. *Construtivismo*: Uma das vertentes da teoria cognitivista é o construtivismo, que postula que o conhecimento é construído ativamente pelos indivíduos através da interação com o ambiente. De acordo com essa perspectiva, as pessoas constroem significados e entendimentos pessoais a partir de suas experiências e interações.

3. *Aprendizagem Significativa*: A teoria cognitivista defende a importância da aprendizagem significativa, na qual novas informações são relacionadas a conceitos prévios e relevantes na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem significativa promove uma compreensão mais profunda e duradoura do material.

4. *Processamento da Informação*: Outro aspecto central da teoria cognitivista é o modelo de processamento da informação, que descreve como as pessoas percebem, codificam, armazenam, recuperam e utilizam informações. Esse modelo compara a mente humana a um computador, enfatizando a entrada, o processamento e a saída de informações.

5. *Metacognição*: A teoria cognitivista também destaca a importância da metacognição, que é a consciência e o controle dos próprios processos cognitivos. A metacognição inclui habilidades como planejamento, monitoramento, regulação e avaliação do próprio pensamento e aprendizado.

Em resumo, a teoria cognitivista oferece uma abordagem abrangente para entender o comportamento humano, destacando a importância dos processos mentais na aprendizagem e no desenvolvimento. Essa teoria tem sido aplicada em diversas áreas, incluindo educação, psicologia clínica, psicologia cognitiva e ciências da computação.