Teoria cognitivista
Citação de Ana Medeiros em abril 2, 2024, 7:58 pmA teoria cognitivista é como um mapa que nos ajuda a entender como a mente funciona quando aprendemos coisas novas. Imagine que sua mente é uma caixa de ferramentas cheia de diferentes ferramentas (como a memória, a atenção e a percepção) que você usa para construir e compreender o mundo ao seu redor. Essa teoria sugere que, ao invés de simplesmente gravar informações como uma câmera, nossa mente ativamente processa e organiza essas informações de uma maneira que faça sentido para nós.
Quando vamos montar um quebra-cabeça. Não colocamos as peças aleatoriamente; olhamos para elas, pensamos sobre onde elas podem se encaixar e usamos nossa experiência passada com quebra-cabeças para construir a imagem. Da mesma forma, quando aprendemos algo novo, nossa mente não está apenas coletando fatos; está ativamente trabalhando para encaixar essas novas informações no que já sabemos, reformulando e construindo novas ideias.
Um dos grandes nomes por trás dessa teoria é Piaget, que nos mostrou que desde crianças até a idade adulta, passamos por diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo, aprendendo e pensando de maneiras cada vez mais complexas. Ele acreditava que as crianças não pensam como adultos; elas usam estratégias diferentes em diferentes idades para explorar e entender o mundo.
A teoria cognitivista também enfatiza a importância de como processamos informações. Isso inclui como damos atenção a certas coisas enquanto ignoramos outras, como guardamos informações importantes na memória e como usamos o raciocínio e a solução de problemas para superar desafios.
A teoria cognitivista nos ajuda a entender a complexidade do aprendizado, mostrando que somos mais do que simples receptores de informação; somos processadores ativos que constroem o entendimento do mundo de forma ativa e significativa.
A teoria cognitivista é como um mapa que nos ajuda a entender como a mente funciona quando aprendemos coisas novas. Imagine que sua mente é uma caixa de ferramentas cheia de diferentes ferramentas (como a memória, a atenção e a percepção) que você usa para construir e compreender o mundo ao seu redor. Essa teoria sugere que, ao invés de simplesmente gravar informações como uma câmera, nossa mente ativamente processa e organiza essas informações de uma maneira que faça sentido para nós.
Quando vamos montar um quebra-cabeça. Não colocamos as peças aleatoriamente; olhamos para elas, pensamos sobre onde elas podem se encaixar e usamos nossa experiência passada com quebra-cabeças para construir a imagem. Da mesma forma, quando aprendemos algo novo, nossa mente não está apenas coletando fatos; está ativamente trabalhando para encaixar essas novas informações no que já sabemos, reformulando e construindo novas ideias.
Um dos grandes nomes por trás dessa teoria é Piaget, que nos mostrou que desde crianças até a idade adulta, passamos por diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo, aprendendo e pensando de maneiras cada vez mais complexas. Ele acreditava que as crianças não pensam como adultos; elas usam estratégias diferentes em diferentes idades para explorar e entender o mundo.
A teoria cognitivista também enfatiza a importância de como processamos informações. Isso inclui como damos atenção a certas coisas enquanto ignoramos outras, como guardamos informações importantes na memória e como usamos o raciocínio e a solução de problemas para superar desafios.
A teoria cognitivista nos ajuda a entender a complexidade do aprendizado, mostrando que somos mais do que simples receptores de informação; somos processadores ativos que constroem o entendimento do mundo de forma ativa e significativa.
Citação de HUMBERTO RAMOS TEIXEIRA em abril 3, 2024, 1:15 pmA ilustração de quebra-cabeças é fantástica. É extraordinário como a mente humana é complexa. Só é possível estuda-la em atividade, em vida. Não após. Ao se dedicar ao entendimento o seu tempo e o tempo da amostragem é limitado e sem garantia de sucesso. O tempo é finito. Portanto, daqui em diante, deslumbro um desenvolvimento científico que, por muito tempo, fará uso das correntes apresentadas, pois parecem ser a base, elementar, até os dias atuais. Ambas chegaram no mesmo lugar com olhares diferentes para o objeto. Isso é maravilhoso! Só demostra que, ao se estudar um cachorro em Singapura você estudou todos os cachorros do mundo!
A ilustração de quebra-cabeças é fantástica. É extraordinário como a mente humana é complexa. Só é possível estuda-la em atividade, em vida. Não após. Ao se dedicar ao entendimento o seu tempo e o tempo da amostragem é limitado e sem garantia de sucesso. O tempo é finito. Portanto, daqui em diante, deslumbro um desenvolvimento científico que, por muito tempo, fará uso das correntes apresentadas, pois parecem ser a base, elementar, até os dias atuais. Ambas chegaram no mesmo lugar com olhares diferentes para o objeto. Isso é maravilhoso! Só demostra que, ao se estudar um cachorro em Singapura você estudou todos os cachorros do mundo!