Teoria Cognitivista
Citação de Eliane André Evangelista em setembro 30, 2024, 5:20 pmPara Jean Piaget, psicólogo suiço de grande influência na teoria do desenvolvimento cognitivo humano, este é um processo onde a compreensão de mundo da criança , muda em função da sua idade e das experiências que esta vivencia ao longo das fases ou estágios . Para o teórico nenhuma criança avança em seus estágios cognitivo sem tais experiências.
Já na visão de Vygotsky, a aprendizagem se dá através de estruturas mentais, ou seja, para que o sujeito aprenda ele precisa ultrapassar sua capacidade de criar novas estruturas e respeitar o que ele denomina de zona de desenvolvimento proximal.
A zona de desenvolvimento proximal, pode ser definida como a diferença entre o nível que a pessoa é capaz de fazer com a ajuda de outros e o nível das tarefas que pode fazer sozinha, sem ajuda.
Para Jean Piaget, psicólogo suiço de grande influência na teoria do desenvolvimento cognitivo humano, este é um processo onde a compreensão de mundo da criança , muda em função da sua idade e das experiências que esta vivencia ao longo das fases ou estágios . Para o teórico nenhuma criança avança em seus estágios cognitivo sem tais experiências.
Já na visão de Vygotsky, a aprendizagem se dá através de estruturas mentais, ou seja, para que o sujeito aprenda ele precisa ultrapassar sua capacidade de criar novas estruturas e respeitar o que ele denomina de zona de desenvolvimento proximal.
A zona de desenvolvimento proximal, pode ser definida como a diferença entre o nível que a pessoa é capaz de fazer com a ajuda de outros e o nível das tarefas que pode fazer sozinha, sem ajuda.