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Teoria Cognitivista

Piaget e Vygotsky, embora ambos enfatizem a importância da cognição no desenvolvimento humano, apresentam visões distintas sobre como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito.

Piaget vê a cognição como um processo individual e construtivo. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre à medida que o indivíduo interage com o ambiente e constrói ativamente seu conhecimento através de estágios, cada um representando diferentes níveis de complexidade cognitiva (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal).

A cognição, segundo Piaget, envolve processos internos, como a assimilação (incorporação de novas informações a estruturas já existentes) e a acomodação (modificação das estruturas cognitivas para incluir novas informações), o que resulta em um desenvolvimento progressivo e autônomo.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma universal e independente do ambiente social, pois o foco está no sujeito e nas etapas que ele atravessa no processo de conhecer.

Vygotsky, por sua vez, enxerga a cognição como um processo social e mediado culturalmente. Ele acredita que o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social e pelas interações com os outros, especialmente com pessoas mais experientes.

Um conceito central na teoria de Vygotsky é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que representa a distância entre o que uma pessoa pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de outros. A interação social, especialmente por meio de mediação linguística e instrução, permite ao indivíduo alcançar níveis de desenvolvimento mais elevados.

Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo depende fortemente das ferramentas culturais e da linguagem, que são transmitidas socialmente. A cognição, portanto, é moldada pelo contexto social e histórico, e a linguagem é vista como essencial para o pensamento e a aprendizagem.