Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teoria Cognitivista

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. Piaget (1970) sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada. Ele afirmava que esses estágios diferem não apenas na quantidade de informações adquirida em cada um, mas também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão.

 

Mudanças qualitativas no desenvolvimento intelectual aumentam a habilidade de pensar.

processamento de informações: Forma como as pessoas recebem, usam e armazenam informações.

Metacognição: Consciência e compreensão dos próprios processos cognitivos

 

A visão sociocultural de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo De acordo com Lev Vygotsky, psicólogo do desenvolvimento russo, a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa.

 

Ygotsky argumenta que o desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham conjuntamente com outros para solucionar problemas. Por meio dessas interações, as habilidades cognitivas das crianças aumentam, e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria. Mais especificamente, ele sugere que as habilidades cognitivas das crianças aumentam quando elas encontram informações que estão prontas para aprender.

 

Em suma, o desenvolvimento cognitivo ocorre quando pais, professores ou pares mais qualificados ajudam uma criança ao apresentar informações que são novas e estão dentro da ZDP. Esse tipo de auxílio, chamado de scaffolding, dá suporte à aprendizagem e à resolução de problemas que encoraja a independência e o crescimento.

A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de Piaget e as perspectivas de processamento de informações. Essas teorias contribuem de modos diferentes para a nossa compreensão do processo complexo e intrigante do desenvolvimento cognitivo e seus suportes biológicos e ambientais.