Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teoria cognitivista

Alguns teóricos sugeriram que as crianças não conseguem entender certas ideias e conceitos até alcançarem certo estágio no desenvolvimento cognitivo – o processo pelo qual a compreensão de mundo da criança muda em função da sua idade e da experiência.

Teorias do desenvolvimento cognitivo buscam explicar os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. Esses avanços incluem mudanças quantitativas e qualitativas

No desenvolvimento intelectual, as crianças tendem a desenvolver maior concentração conforme envelhecem.

Desenvolvimento qualitativo refere-se a mudanças que, em vez de adicionar mais habilidades, resultam em habilidades diferentes.  Mudanças qualitativas no desenvolvimento intelectual aumentam a habilidade de pensar.

Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget

 

. Estagio sensório motor

Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica

Idade: Do nascimento aos  2 anos

. Estagio pré operatório

Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico

Idade : Dos 2 aos 7 anos

 

.Estagio operatório completo

Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade

Idade: Dos 7 aos 12 anos

 

. Estagio operatório formal

Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato

Idade: Dos 12 anos ao final da vida

 

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada. Ele afirmava que esses estágios diferem não apenas na quantidade de informações adquirida em cada um, mas também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão

 

 

 

A visão sociocultural de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo De acordo com Lev Vygotsky, psicólogo do desenvolvimento russo, a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa;

Adultos e crianças mais velhas promovem o desenvolvimento cognitivo em crianças menores ajudando-as a completar novas tarefas. Vygotsky chamava esse tipo de auxílio de scaffolding

O desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham conjuntamente com outros para solucionar problemas. Por meio dessas interações, as habilidades cognitivas das crianças aumentam, e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria.

As habilidades cognitivas das crianças aumentam quando elas encontram informações que estão prontas para aprender. Ele chamou essa prontidão para a aprendizagem de zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de Piaget e as perspectivas de processamento de informações. Essas teorias contribuem de modos diferentes para a nossa compreensão do processo complexo e intrigante do desenvolvimento cognitivo e seus suportes biológicos e ambientais.