Teoria cognitivista
Citação de Raquel_souza em outubro 29, 2025, 8:42 pmA teoria cognitivista.
Piaget – Estudou como a inteligência se formava no ser humano.
Teoria: Epistemologia genética.
Professor: para o Piaget o professor deverá ser o facilitador de aprendizado na escola.
Fases ou estágio:
0 a 2 anos - estágio sensor motor
2 a 7 anos – estágio pré-operatório
7 a 11 anos – estágio operatório
11 anos em diante – estágio operatório formal.
Principais conceitos:
Além dos estágios;
Construção da moral da criança: Anomia, Heteronomia e Autonomia
Lógica – reversibilidade (acontece no estágio operatório).
Permanência do objeto: capacidade de substituir mentalmente a figura de um objeto.
Vygostsky –
Estudou a origem das funções psicológicas superiores (deu origem a vários outros estudos).
Aprendizagem: para vygostsky o aprendizado vem da interação da criança com o meio/cultura.
Teoria: teoria interacionista.
Professor: Mediador da aprendizagem na escola.
Fases:
0 a 3 anos – primeira infância
3 a 9 anos – infância
9 a 17 anos – adolescência.
Principais conceitos:
Meio
Interação
Mediações
Planos genéticos
Cognitivismo: aprendizagem através de estruturas mentais. Para que o sujeito aprenda, precisa ultrapassar sua capacidade e criar novas estruturas, para isso, deve respeitar o ZDP – zona de desenvolvimento proximal e potencial.
A teoria cognitivista.
Piaget – Estudou como a inteligência se formava no ser humano.
Teoria: Epistemologia genética.
Professor: para o Piaget o professor deverá ser o facilitador de aprendizado na escola.
Fases ou estágio:
0 a 2 anos - estágio sensor motor
2 a 7 anos – estágio pré-operatório
7 a 11 anos – estágio operatório
11 anos em diante – estágio operatório formal.
Principais conceitos:
Além dos estágios;
Construção da moral da criança: Anomia, Heteronomia e Autonomia
Lógica – reversibilidade (acontece no estágio operatório).
Permanência do objeto: capacidade de substituir mentalmente a figura de um objeto.
Vygostsky –
Estudou a origem das funções psicológicas superiores (deu origem a vários outros estudos).
Aprendizagem: para vygostsky o aprendizado vem da interação da criança com o meio/cultura.
Teoria: teoria interacionista.
Professor: Mediador da aprendizagem na escola.
Fases:
0 a 3 anos – primeira infância
3 a 9 anos – infância
9 a 17 anos – adolescência.
Principais conceitos:
Meio
Interação
Mediações
Planos genéticos
Cognitivismo: aprendizagem através de estruturas mentais. Para que o sujeito aprenda, precisa ultrapassar sua capacidade e criar novas estruturas, para isso, deve respeitar o ZDP – zona de desenvolvimento proximal e potencial.
