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Teoria Cognitivistas

A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática... psicopedagogia surgiu para o tratamento de determinadas dificuldades de aprendizagem específicas, a psicopedagogia é aberta a profissionais de diferentes áreas é uma área plenamente interdisciplinar, tanto psicológica como pedagógica. A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória , atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Algumas das abordagens dentro da psicologia cognitiva São: abordagem dos sistemas simbólicos, abordagem culturalista, abordagem dos sistemas de informação e conexionista. Nas teorias cognitivistas o aluno não é passivo na aprendizagem, pois, diferentemente dos modelos comportamentalistas, deixa de ser visto como o receptáculo dos conhecimentos transmitidos pelo professor, mediante os quais se esperava determinadas respostas. Ao mesmo tempo em que uma criança passa por consideráveis alterações físicas durante o seu desenvolvimento também as suas capacidades cognitivas progridem através de transformações fundamentais. O desenvolvimento cognitivo remete para um processo mental pelo qual o conhecimento é adquirido, armazenado e recuperado para resolver problemas. As teorias cognitivas procuram explicar as atividades cognitivas que contribuem para o desenvolvimento intelectual das crianças e da capacidade de aprendizagem. A investigação sobre o desenvolvimento cognitivo teve um grande impacto no movimento construtivista e na tecnologia educativa. As teorias cognitivistas assumem que a aprendizagem produz-se a partir da experiência, que não é entendida como uma simples transferência mas como uma representação da mesma. A ênfase é colocada na forma como se adquirem as representações do mundo, como se armazenam na memória ou estrutura cognitiva. É, assim, realçado o papel da memória, não no sentido tradicional que a afastava da compreensão, mas antes como um valor construtivista. Valoriza-se a aprendizagem humana através de processos construtivos de assimilação e acomodação. O cognitivismo abandonou a orientação mecanicista passiva do comportamentalismo e entende o sujeito como um processador ativo da informação através do registo e organização da informação de forma a reorganizá-la e reestruturá-la no seu mecanismo cognitivo.