Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Teoria do Cognitivismo na clínica psicanalítica de crianças

Na prática com crianças, vejo que aplicar alguns princípios da teoria cognitivista pode ser bastante útil, mesmo dentro do campo da psicanálise. Embora a psicanálise tradicionalmente se concentre no inconsciente e nas dinâmicas emocionais profundas, a abordagem cognitivista nos permite trabalhar de forma mais direta com os pensamentos e percepções que a criança expressa conscientemente.

Ao ouvir a criança, podemos notar que ela muitas vezes traz pensamentos distorcidos sobre si mesma ou sobre o mundo ao seu redor. Nesse momento, podemos usar uma técnica cognitivista para ajudá-la a reestruturar essas crenças. Por exemplo, se uma criança se sente inferior ou tem uma visão negativa de suas capacidades, podemos tentar, de maneira cuidadosa, trazer à tona esse pensamento e guiá-la para uma perspectiva mais equilibrada. Isso complementa o trabalho psicanalítico de escuta profunda e análise do que está subjacente a essas crenças.

Essa integração entre as duas abordagens nos permite atuar tanto no nível mais profundo, entendendo os conflitos inconscientes, quanto no mais prático, ajudando a criança a lidar de forma mais imediata com seus pensamentos e emoções. Assim, podemos oferecer um espaço onde a criança explore suas fantasias e medos, mas também comece a entender e modificar as formas com que ela interpreta suas experiências.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱