Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
Citação de Hudson em abril 6, 2023, 9:15 pmNenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. Piaget (1970) sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada. Ele afirmava que esses estágios diferem não apenas na quantidade de informações adquirida em cada um, mas também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão. Assumindo um ponto de vista interacionista, ele sugeriu que a transição de passagem de um estágio para o outro ocorre quando uma criança atinge um nível apropriado de maturidade e é exposta a tipos relevantes de experiências. Piaget presumia que, sem tais experiências, as crianças não poderiam alcançar os níveis mais altos de crescimento cognitivo.
Estágio sensório-motor - ( Do nascimento aos 2 anos ) Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica
Estágio pré-operatório - ( Dos 2 aos 7 anos ) Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico
Estágio operatório concreto - (Dos 7 aos 12 anos ) Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade
Estágio operatório formal - ( Dos 12 anos até a vida adulta ) Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato
Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. Piaget (1970) sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada. Ele afirmava que esses estágios diferem não apenas na quantidade de informações adquirida em cada um, mas também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão. Assumindo um ponto de vista interacionista, ele sugeriu que a transição de passagem de um estágio para o outro ocorre quando uma criança atinge um nível apropriado de maturidade e é exposta a tipos relevantes de experiências. Piaget presumia que, sem tais experiências, as crianças não poderiam alcançar os níveis mais altos de crescimento cognitivo.
Estágio sensório-motor - ( Do nascimento aos 2 anos ) Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica
Estágio pré-operatório - ( Dos 2 aos 7 anos ) Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico
Estágio operatório concreto - (Dos 7 aos 12 anos ) Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade
Estágio operatório formal - ( Dos 12 anos até a vida adulta ) Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato