Teoria do desenvolvimento humano
Citação de anaflavia.lisitapsicopedgoga@gmail.com em julho 17, 2024, 8:53 pmA teoria do desenvolvimento humano abrange diversas abordagens que buscam explicar as mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que ocorrem ao longo da vida. Aqui estão algumas das teorias mais influentes:
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:
- Sensório-Motor (0-2 anos): Desenvolvimento de habilidades motoras e compreensão de objetos permanentes.
- Pré-Operacional (2-7 anos): Desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, mas ainda sem lógica operacional.
- Operações Concretas (7-11 anos): Desenvolvimento do pensamento lógico sobre objetos concretos.
- Operações Formais (12 anos em diante): Desenvolvimento do pensamento abstrato e hipotético.
Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky
Vygotsky enfatizou a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu conceitos como:
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): A diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
- Mediação Social: O papel dos pais, professores e pares na facilitação do aprendizado.
A teoria do desenvolvimento humano abrange diversas abordagens que buscam explicar as mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que ocorrem ao longo da vida. Aqui estão algumas das teorias mais influentes:
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:
- Sensório-Motor (0-2 anos): Desenvolvimento de habilidades motoras e compreensão de objetos permanentes.
- Pré-Operacional (2-7 anos): Desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, mas ainda sem lógica operacional.
- Operações Concretas (7-11 anos): Desenvolvimento do pensamento lógico sobre objetos concretos.
- Operações Formais (12 anos em diante): Desenvolvimento do pensamento abstrato e hipotético.
Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky
Vygotsky enfatizou a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu conceitos como:
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): A diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
- Mediação Social: O papel dos pais, professores e pares na facilitação do aprendizado.