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TEORIA GESTALTISTA

Uma nova forma de abordagem surge entre os anos de 1920 e 1930: a teoria gestaltista que vai dar origem a gestalt-terapia (GT). Mais voltada ao estudo da percepção, ou seja, como o indivíduo atribui sentido a um dado fenômeno. Neste estudo verificou-se / constatou-se que a percepção do todo não é determinada pelos seus elementos constitutivos. Amparando-se na concepção holística de que o todo é diferentes das partes e de que as características das partes são determinadas pelo todo, abandonando uma visão mais elementarista de analisar as partes de forma isolada, a teoria gestaltica entende que faz mais sentido compreender algo a partir da analise global e não das partes que compoem. A partir de 4 princípios - o holismo, a compreensão fenomenologica, a metodologia e o isssomorfidmo, a Teoria Gestaltica se firmou e dividiu-se em duas escolas: a escola de Berlin e a escola de Leipzig. Na concepção de Leipzig (da totalidade) dveria também se considerar o meio em que o analisando esta inserido.

Ainda na concepção gestalt, para a aprendizagem, foi considerada uma forma denominada de INSIGHT em que a aprendizagem se dava antes, ou seja, quando se percebia a solução de maneira antecipada. Esta abordagem, se fundamentou na Teoria de Campo que preconizava sempre a análise do ambiente onde o sujeito estava inserido, considerando que , o que ocorre no campo afeta o todo pois as partes estão interligadas e raegem umas às outras.

surge então a Gestalt Terapia que não busca a explicação de comprtamentos mas os analisa através da experimentação e improvisação, com foco no presnte e não no passado. Neste caso há de se considerar que a gestalt sempre vai dar prioridade à sensação e à percepção  do seujeiro, considerando o que ele ve e sente.