Teoria Gestaltista
Citação de Amanda Araujo em abril 15, 2025, 8:04 pmWertheimer desenvolveu a psicologia da Gestalt a partir de quatro princípios. O primeiro princípio é o holismo, já discutido. O segundo princípio é a compreensão fenomenológica, que entende os fenômenos como o foco das ciências do comportamento.
Nesse sentido, a psicologia precisa analisar os fenômenos psicológicos, de uma forma descritiva, com base na experiência, buscando sua essência. O terceiro princípio da Gestalt é a metodologia, tendo como premissa a utilização de experimentos reais. Por fim, o quarto princípio é o isomorfismo, significando que as concepções da psicologia da Gestalt também podem servir para a compreensão dos processos biológicos.
Assim, pode-se dividir a teoria da Gestalt em duas grandes frentes, a Gestaltqualität e a Ganzheitspsychologie, conforme apresenta Engelmann (2002).
Escola de Berlim ou escola da Gestaltqualität ou qualidade gestáltica — Tem como principal contribuição para a ciência do comportamento a noção de que o todo é diferente da soma das partes. O termo “qualidade gestáltica”, nesse sentido, é utilizado para fazer referência a essa qualificação do todo, demonstrando sua compreensão diferente da soma das partes, ou seja, a expressão qualidade gestáltica expressa a categoria “todo”, considerado como maior do que a simples soma de suas partes. Escola de Leipzig ou escola da Ganzheitspsychologie ou psicologia da totalidade — Essa escola tem como principal nome Felix Kruger e compre4 Escola psicológica: teoria gestaltista ende a relação “todo e partes” da mesma maneira que a escola da qualidade gestáltica. Contudo, Kruger enfatiza a afetividade e os fenômenos psicológicos, o que diferencia essa escola da qualidade. Na escola da totalidade, destaca-se a relação entre figura e fundo (interação entre fatores internos e externos), considerando que a totalidade é fruto da combinação desses aspectos
2 Principais conceitos gestaltistas sobre aprendizagem
O primeiro ponto de interesse da psicologia da Gestalt foi o processo de percepção. Mais tarde, entretanto, seus interesses passaram também aos processos de aprendizagem e cognição, conforme discute Hothersall (2019), especialmente, com a concepção do insight.
Feldman (2015) e Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018) discutem que a aprendizagem é conceituada, de modo geral, como uma mudança relativamente permanente no comportamento humano em decorrência de uma experiência. Em específico, na psicologia da Gestalt, o interesse pelos processos de aprendizagem iniciou quando Köller foi enviado para a África Ocidental para estudar os processos de resolução de problemas e a inteligência de macacos chipanzés. Nessa experiência, Köller desenvolveu a compreensão do que denominou aprendizagem por insight. O método de aprendizagem por insight apresentava uma visão alternativa ao predominante na época, que enfatizava os processos de aprendizagem como resultado de tentativas e erros
a aprendizagem por insight, pode-se dizer que esse processo ocorre de maneira encoberta, ou seja, não é possível que ele seja Escola psicológica: teoria gestaltista 7 observado por outra pessoa, ocorre de maneira interna. Quando se estende esses achados para o funcionamento humano, pode-se identificar o processo de reflexão sobre um problema, quando alguém fica debruçado em uma questão e, de repente, chega à resposta ou — como se fala corriqueiramente — tem um insight
3 Construção da teoria gestaltista e influência das leis gestálticas nas ciências humanas
, Kurt Lewin interessou-se pela forma de pensar da psicologia da Gestalt, porém preconizando muito mais a aplicação desses conhecimentos 8 Escola psicológica: teoria gestaltista do que seus fundadores. Lewin desenvolvia o que ele passou a chamar de pesquisa-ação, enfatizando seu aspecto prático e aplicável. Nas décadas de 1920 e 1930, Lewin conseguiu mobilizar um grande quantitativo de alunos associados à pesquisa, incluindo muitos dos principais psicólogos sociais da época (HOTHERSALL, 2019).
Lewin para as ciências humanas foi a noção da teoria de campo. Essa teoria compreende o entendimento do fenômeno como parte de um campo total, amplo, ou seja, para que se compreenda um fenômeno, não se deve analisá-lo de forma isolada
Diferenças entre psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia
Para Perls (considerado o pai da GT), o objetivo da psicoterapia é tornar a pessoa viva para experimentar a vida no presente (PERLS; HEFFERLINE; GOODMAN, 1951). A GT substitui o tradicional “Por quê?” da psicanálise, dando espaço para o “O que?” e para o “Como?” como perguntas fundamentais Escola psicológica: teoria gestaltista 9 na investigação psicológica. Nessa abordagem, não se busca a explicação dos comportamentos, mas a experimentação e a improvisação, com foco no desenvolvimento presente
A GT tem como um de seus embasamentos teóricos a teoria de campo, elaborada por Kurt Lewin com base na psicologia da Gestalt
Essa teoria compreende que o fenômeno é parte de um campo total, amplo, não devendo ser analisado de forma isolada. Assim, pressupõe-se que o que ocorre no campo afeta o todo, ou seja, a teoria de campo afirma que as partes estão interligadas e reagem umas às outras, o que se assemelha à compreensão da relação todo/partes da teoria da Gestalt
observa-se que a psicologia da Gestalt é bastante vinculada à compreensão dos fenômenos da percepção e pouco reconhecida como uma escola da aprendizagem (ainda que Köller tenha se dedicado a esse tema) ou da cognição (tema também estudado por Wertheimer). Entretanto, recentemente, com o desenvolvimento das pesquisas em psicologia cognitiva, a psicologia da Gestalt vem ganhando força outra vez, servindo como base teórica para essa forma de pensar
Wertheimer desenvolveu a psicologia da Gestalt a partir de quatro princípios. O primeiro princípio é o holismo, já discutido. O segundo princípio é a compreensão fenomenológica, que entende os fenômenos como o foco das ciências do comportamento.
Nesse sentido, a psicologia precisa analisar os fenômenos psicológicos, de uma forma descritiva, com base na experiência, buscando sua essência. O terceiro princípio da Gestalt é a metodologia, tendo como premissa a utilização de experimentos reais. Por fim, o quarto princípio é o isomorfismo, significando que as concepções da psicologia da Gestalt também podem servir para a compreensão dos processos biológicos.
Assim, pode-se dividir a teoria da Gestalt em duas grandes frentes, a Gestaltqualität e a Ganzheitspsychologie, conforme apresenta Engelmann (2002).
Escola de Berlim ou escola da Gestaltqualität ou qualidade gestáltica — Tem como principal contribuição para a ciência do comportamento a noção de que o todo é diferente da soma das partes. O termo “qualidade gestáltica”, nesse sentido, é utilizado para fazer referência a essa qualificação do todo, demonstrando sua compreensão diferente da soma das partes, ou seja, a expressão qualidade gestáltica expressa a categoria “todo”, considerado como maior do que a simples soma de suas partes. Escola de Leipzig ou escola da Ganzheitspsychologie ou psicologia da totalidade — Essa escola tem como principal nome Felix Kruger e compre4 Escola psicológica: teoria gestaltista ende a relação “todo e partes” da mesma maneira que a escola da qualidade gestáltica. Contudo, Kruger enfatiza a afetividade e os fenômenos psicológicos, o que diferencia essa escola da qualidade. Na escola da totalidade, destaca-se a relação entre figura e fundo (interação entre fatores internos e externos), considerando que a totalidade é fruto da combinação desses aspectos
2 Principais conceitos gestaltistas sobre aprendizagem
O primeiro ponto de interesse da psicologia da Gestalt foi o processo de percepção. Mais tarde, entretanto, seus interesses passaram também aos processos de aprendizagem e cognição, conforme discute Hothersall (2019), especialmente, com a concepção do insight.
Feldman (2015) e Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018) discutem que a aprendizagem é conceituada, de modo geral, como uma mudança relativamente permanente no comportamento humano em decorrência de uma experiência. Em específico, na psicologia da Gestalt, o interesse pelos processos de aprendizagem iniciou quando Köller foi enviado para a África Ocidental para estudar os processos de resolução de problemas e a inteligência de macacos chipanzés. Nessa experiência, Köller desenvolveu a compreensão do que denominou aprendizagem por insight. O método de aprendizagem por insight apresentava uma visão alternativa ao predominante na época, que enfatizava os processos de aprendizagem como resultado de tentativas e erros
a aprendizagem por insight, pode-se dizer que esse processo ocorre de maneira encoberta, ou seja, não é possível que ele seja Escola psicológica: teoria gestaltista 7 observado por outra pessoa, ocorre de maneira interna. Quando se estende esses achados para o funcionamento humano, pode-se identificar o processo de reflexão sobre um problema, quando alguém fica debruçado em uma questão e, de repente, chega à resposta ou — como se fala corriqueiramente — tem um insight
3 Construção da teoria gestaltista e influência das leis gestálticas nas ciências humanas
, Kurt Lewin interessou-se pela forma de pensar da psicologia da Gestalt, porém preconizando muito mais a aplicação desses conhecimentos 8 Escola psicológica: teoria gestaltista do que seus fundadores. Lewin desenvolvia o que ele passou a chamar de pesquisa-ação, enfatizando seu aspecto prático e aplicável. Nas décadas de 1920 e 1930, Lewin conseguiu mobilizar um grande quantitativo de alunos associados à pesquisa, incluindo muitos dos principais psicólogos sociais da época (HOTHERSALL, 2019).
Lewin para as ciências humanas foi a noção da teoria de campo. Essa teoria compreende o entendimento do fenômeno como parte de um campo total, amplo, ou seja, para que se compreenda um fenômeno, não se deve analisá-lo de forma isolada
Diferenças entre psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia
Para Perls (considerado o pai da GT), o objetivo da psicoterapia é tornar a pessoa viva para experimentar a vida no presente (PERLS; HEFFERLINE; GOODMAN, 1951). A GT substitui o tradicional “Por quê?” da psicanálise, dando espaço para o “O que?” e para o “Como?” como perguntas fundamentais Escola psicológica: teoria gestaltista 9 na investigação psicológica. Nessa abordagem, não se busca a explicação dos comportamentos, mas a experimentação e a improvisação, com foco no desenvolvimento presente
A GT tem como um de seus embasamentos teóricos a teoria de campo, elaborada por Kurt Lewin com base na psicologia da Gestalt
Essa teoria compreende que o fenômeno é parte de um campo total, amplo, não devendo ser analisado de forma isolada. Assim, pressupõe-se que o que ocorre no campo afeta o todo, ou seja, a teoria de campo afirma que as partes estão interligadas e reagem umas às outras, o que se assemelha à compreensão da relação todo/partes da teoria da Gestalt
observa-se que a psicologia da Gestalt é bastante vinculada à compreensão dos fenômenos da percepção e pouco reconhecida como uma escola da aprendizagem (ainda que Köller tenha se dedicado a esse tema) ou da cognição (tema também estudado por Wertheimer). Entretanto, recentemente, com o desenvolvimento das pesquisas em psicologia cognitiva, a psicologia da Gestalt vem ganhando força outra vez, servindo como base teórica para essa forma de pensar