Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Principais teorias do desenvolvimento humanoTeorias
Teorias
ThiagoCosta@thiagocosta
35 Posts
#1 · janeiro 30, 2025, 8:19 pm
Citação de ThiagoCosta em janeiro 30, 2025, 8:19 pmTeorias Psicodinâmicas
- Freud (Psicanalítica):
- Foco em conflitos inconscientes e estágios psicosexuais (oral, anal, fálico, latência, genital).
- Personalidade como resultado do Id, Ego e Superego.
- Erikson (Psicossocial):
- 8 estágios psicossociais ao longo da vida (ex.: confiança vs. desconfiança na infância).
- Ênfase na formação da identidade e influência social.
Teorias Cognitivas
- Piaget:
- Estágios cognitivos universais (sensório-motor, pré-operatório, etc.).
- Crianças como construtoras ativas do conhecimento.
- Vygotsky (Sociocultural):
- Aprendizagem mediada pela cultura e interações sociais.
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): aprendizado com apoio de outros.
Teorias Comportamentais
- Watson e Skinner (Behaviorismo):
- Comportamento moldado por condicionamento (clássico e operante).
- Foco no ambiente, ignorando processos mentais internos.
- Bandura (Aprendizagem Social):
- Aprendizagem por observação (modelagem) e papel da autoeficácia.
Teoria do Apego (Bowlby e Ainsworth)
- Vínculos emocionais na infância influenciam relacionamentos futuros.
- Tipos de apego: seguro, inseguro-evitativo, inseguro-ambivalente, desorganizado.
Teorias Humanistas
- Maslow: Hierarquia de necessidades (da base fisiológica à autorrealização).
- Rogers: Importância da autoaceitação e ambiente de apoio para o crescimento.
Teorias Contemporâneas
- Perspectiva do Ciclo Vital (Baltes):
- Desenvolvimento é vitalício, multidirecional e influenciado por fatores biopsicossociais.
- Teoria dos Sistemas Dinâmicos:
- Desenvolvimento resulta de interações complexas entre biologia, ambiente e experiência.
Teoria do Desenvolvimento Moral
- Kohlberg: Estágios de raciocínio moral (pré-convencional, convencional, pós-convencional).
- Gilligan: Crítica à ênfase de Kohlberg na justiça, propondo uma abordagem baseada no cuidado.
Principais Contribuições
- Freud: Destacou o inconsciente e a infância.
- Piaget e Vygotsky: Explicaram como a cognição se desenvolve (individual vs. social).
- Watson/Skinner: Mostraram o papel do ambiente no comportamento.
- Erikson e Bronfenbrenner: Integraram fatores sociais e contextuais.
- Humanistas: Enfatizaram o potencial humano e a subjetividade.
- As teorias do desenvolvimento humano oferecem múltiplas perspectivas:
- Biológica (Freud, Piaget),
- Social (Vygotsky, Erikson),
- Ambiental (Behaviorismo),
- Holística (Bronfenbrenner, Humanistas).
Juntas, ajudam a entender como fatores genéticos, psicológicos, culturais e contextuais moldam o crescimento desde a infância até a velhice.
Teorias Psicodinâmicas
- Freud (Psicanalítica):
- Foco em conflitos inconscientes e estágios psicosexuais (oral, anal, fálico, latência, genital).
- Personalidade como resultado do Id, Ego e Superego.
- Erikson (Psicossocial):
- 8 estágios psicossociais ao longo da vida (ex.: confiança vs. desconfiança na infância).
- Ênfase na formação da identidade e influência social.
-
Teorias Cognitivas
- Piaget:
- Estágios cognitivos universais (sensório-motor, pré-operatório, etc.).
- Crianças como construtoras ativas do conhecimento.
- Vygotsky (Sociocultural):
- Aprendizagem mediada pela cultura e interações sociais.
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): aprendizado com apoio de outros.
-
Teorias Comportamentais
- Watson e Skinner (Behaviorismo):
- Comportamento moldado por condicionamento (clássico e operante).
- Foco no ambiente, ignorando processos mentais internos.
- Bandura (Aprendizagem Social):
- Aprendizagem por observação (modelagem) e papel da autoeficácia.
-
Teoria do Apego (Bowlby e Ainsworth)
- Vínculos emocionais na infância influenciam relacionamentos futuros.
- Tipos de apego: seguro, inseguro-evitativo, inseguro-ambivalente, desorganizado.
-
Teorias Humanistas
- Maslow: Hierarquia de necessidades (da base fisiológica à autorrealização).
- Rogers: Importância da autoaceitação e ambiente de apoio para o crescimento.
-
Teorias Contemporâneas
- Perspectiva do Ciclo Vital (Baltes):
- Desenvolvimento é vitalício, multidirecional e influenciado por fatores biopsicossociais.
- Teoria dos Sistemas Dinâmicos:
- Desenvolvimento resulta de interações complexas entre biologia, ambiente e experiência.
-
Teoria do Desenvolvimento Moral
- Kohlberg: Estágios de raciocínio moral (pré-convencional, convencional, pós-convencional).
- Gilligan: Crítica à ênfase de Kohlberg na justiça, propondo uma abordagem baseada no cuidado.
-
Principais Contribuições
- Freud: Destacou o inconsciente e a infância.
- Piaget e Vygotsky: Explicaram como a cognição se desenvolve (individual vs. social).
- Watson/Skinner: Mostraram o papel do ambiente no comportamento.
- Erikson e Bronfenbrenner: Integraram fatores sociais e contextuais.
- Humanistas: Enfatizaram o potencial humano e a subjetividade.
- As teorias do desenvolvimento humano oferecem múltiplas perspectivas:
- Biológica (Freud, Piaget),
- Social (Vygotsky, Erikson),
- Ambiental (Behaviorismo),
- Holística (Bronfenbrenner, Humanistas).
Juntas, ajudam a entender como fatores genéticos, psicológicos, culturais e contextuais moldam o crescimento desde a infância até a velhice.
- Perspectiva do Ciclo Vital (Baltes):
- Watson e Skinner (Behaviorismo):
- Piaget:
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0