Teorias do Desenvolvimento: Behaviorismo e Cognitivismo.
Citação de Almiro Welinton Rodrigues da Silva em maio 29, 2022, 4:17 amWatson e Skinner foram fundamentais para os estudos (pesquisas) sobre o desenvolvimento humano na psicologia comportamental, em especial, por meio de suas pesquisas, de como o behaviorismo sendo o estudo do desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos comportamentais influenciou a área, a partir de uma compreensão de que, o comportamento, de modo geral, é entendido como a interação dos indivíduos com o meio
e com outros indivíduos. Inicialmente, estabelecendo duas unidades de análise para melhor compreender o desenvolvimento humano: estímulo e resposta. Os estímulos são as variáveis do meio com as quais o indivíduo interage; as respostas são as reações dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio - comportamento reflexivo, operante, punição, estímulo e resposta. Contudo, foi em Piaget e Vygotsky, ambos no cognitivismo, que vi algo mais completo e aprofundado nesse tema, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento, que segundo o russo, ocorrem quando há uma mudança nas estruturas cognitivas, na forma como se percebem e organizam os acontecimentos, atribuindo-lhes significados. A capacidade de
aprender e se desenvolver depende das estruturas cognitivas já existentes, e as
novas informações que o indivíduo recebe são relacionadas com e provocam alterações nas estruturas cognitivas já existentes. Vygotsky ainda enfatiza a origem histórico-social do pensamento humano. O tempo, para o autor, não pode ser considerado somente como uma “unidade de tempo” que possibilitaria a maturação das estruturas mentais. Isto é, a mente humana não se desenvolve naturalmente com o passar do tempo e com o amadurecimento de estruturas internas. Para ele, o desenvolvimento humano deve ser compreendido em relação ao período histórico específico. E Piaget, quem mais se debruçou e estudou largamente a teoria cognitiva, apresentando que, a cognição é gadativa e evolutiva em suas fases: Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (dos 2 aps 7 anos de idades) operatório concreto (dos 7 aos 12 anos) e operatório formal (de 12 a vida adulta).
Watson e Skinner foram fundamentais para os estudos (pesquisas) sobre o desenvolvimento humano na psicologia comportamental, em especial, por meio de suas pesquisas, de como o behaviorismo sendo o estudo do desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos comportamentais influenciou a área, a partir de uma compreensão de que, o comportamento, de modo geral, é entendido como a interação dos indivíduos com o meio
e com outros indivíduos. Inicialmente, estabelecendo duas unidades de análise para melhor compreender o desenvolvimento humano: estímulo e resposta. Os estímulos são as variáveis do meio com as quais o indivíduo interage; as respostas são as reações dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio - comportamento reflexivo, operante, punição, estímulo e resposta. Contudo, foi em Piaget e Vygotsky, ambos no cognitivismo, que vi algo mais completo e aprofundado nesse tema, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento, que segundo o russo, ocorrem quando há uma mudança nas estruturas cognitivas, na forma como se percebem e organizam os acontecimentos, atribuindo-lhes significados. A capacidade de
aprender e se desenvolver depende das estruturas cognitivas já existentes, e as
novas informações que o indivíduo recebe são relacionadas com e provocam alterações nas estruturas cognitivas já existentes. Vygotsky ainda enfatiza a origem histórico-social do pensamento humano. O tempo, para o autor, não pode ser considerado somente como uma “unidade de tempo” que possibilitaria a maturação das estruturas mentais. Isto é, a mente humana não se desenvolve naturalmente com o passar do tempo e com o amadurecimento de estruturas internas. Para ele, o desenvolvimento humano deve ser compreendido em relação ao período histórico específico. E Piaget, quem mais se debruçou e estudou largamente a teoria cognitiva, apresentando que, a cognição é gadativa e evolutiva em suas fases: Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (dos 2 aps 7 anos de idades) operatório concreto (dos 7 aos 12 anos) e operatório formal (de 12 a vida adulta).
Citação de Ferraz Maciel em outubro 24, 2022, 1:46 pmCitação de Almiro Welinton Rodrigues da Silva em maio 29, 2022, 4:17 amWatson e Skinner foram fundamentais para os estudos (pesquisas) sobre o desenvolvimento humano na psicologia comportamental, em especial, por meio de suas pesquisas, de como o behaviorismo sendo o estudo do desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos comportamentais influenciou a área, a partir de uma compreensão de que, o comportamento, de modo geral, é entendido como a interação dos indivíduos com o meio
e com outros indivíduos. Inicialmente, estabelecendo duas unidades de análise para melhor compreender o desenvolvimento humano: estímulo e resposta. Os estímulos são as variáveis do meio com as quais o indivíduo interage; as respostas são as reações dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio - comportamento reflexivo, operante, punição, estímulo e resposta. Contudo, foi em Piaget e Vygotsky, ambos no cognitivismo, que vi algo mais completo e aprofundado nesse tema, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento, que segundo o russo, ocorrem quando há uma mudança nas estruturas cognitivas, na forma como se percebem e organizam os acontecimentos, atribuindo-lhes significados. A capacidade de
aprender e se desenvolver depende das estruturas cognitivas já existentes, e as
novas informações que o indivíduo recebe são relacionadas com e provocam alterações nas estruturas cognitivas já existentes. Vygotsky ainda enfatiza a origem histórico-social do pensamento humano. O tempo, para o autor, não pode ser considerado somente como uma “unidade de tempo” que possibilitaria a maturação das estruturas mentais. Isto é, a mente humana não se desenvolve naturalmente com o passar do tempo e com o amadurecimento de estruturas internas. Para ele, o desenvolvimento humano deve ser compreendido em relação ao período histórico específico. E Piaget, quem mais se debruçou e estudou largamente a teoria cognitiva, apresentando que, a cognição é gadativa e evolutiva em suas fases: Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (dos 2 aps 7 anos de idades) operatório concreto (dos 7 aos 12 anos) e operatório formal (de 12 a vida adulta).Bom recorte.
Citação de Almiro Welinton Rodrigues da Silva em maio 29, 2022, 4:17 amWatson e Skinner foram fundamentais para os estudos (pesquisas) sobre o desenvolvimento humano na psicologia comportamental, em especial, por meio de suas pesquisas, de como o behaviorismo sendo o estudo do desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos comportamentais influenciou a área, a partir de uma compreensão de que, o comportamento, de modo geral, é entendido como a interação dos indivíduos com o meio
e com outros indivíduos. Inicialmente, estabelecendo duas unidades de análise para melhor compreender o desenvolvimento humano: estímulo e resposta. Os estímulos são as variáveis do meio com as quais o indivíduo interage; as respostas são as reações dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio - comportamento reflexivo, operante, punição, estímulo e resposta. Contudo, foi em Piaget e Vygotsky, ambos no cognitivismo, que vi algo mais completo e aprofundado nesse tema, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento, que segundo o russo, ocorrem quando há uma mudança nas estruturas cognitivas, na forma como se percebem e organizam os acontecimentos, atribuindo-lhes significados. A capacidade de
aprender e se desenvolver depende das estruturas cognitivas já existentes, e as
novas informações que o indivíduo recebe são relacionadas com e provocam alterações nas estruturas cognitivas já existentes. Vygotsky ainda enfatiza a origem histórico-social do pensamento humano. O tempo, para o autor, não pode ser considerado somente como uma “unidade de tempo” que possibilitaria a maturação das estruturas mentais. Isto é, a mente humana não se desenvolve naturalmente com o passar do tempo e com o amadurecimento de estruturas internas. Para ele, o desenvolvimento humano deve ser compreendido em relação ao período histórico específico. E Piaget, quem mais se debruçou e estudou largamente a teoria cognitiva, apresentando que, a cognição é gadativa e evolutiva em suas fases: Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (dos 2 aps 7 anos de idades) operatório concreto (dos 7 aos 12 anos) e operatório formal (de 12 a vida adulta).
Bom recorte.