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Teorias do desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano pode ser estudado de várias perspectivas, desde as ciências biológicas até as ciências humanas e sociais. Neste módulo estudei sobre três grades teorias do desenvolvimento humano: o behaviorismo, a teoria cognitivista e a psicanalítica. Como o próprio nome já diz a teoria behaviorista estuda o desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos do comportamento. Esse estudo estabelece duas unidades de analise: estímulo e resposta. J. B. Watson é considerado o fundador dessa teoria, antes a psicologia se dedicava ao estudo da consciência humana com base no método da introspecção. O norte-americano J. B. Skinner foi o responsável pela ampliação da concepção do behaviorismo ao propor o behaviorismo radical. Skinner entendia que os comportamentos não são resultantes somente de estímulos aos indivíduos, mas decorrentes também de seus esquemas próprios, emitidos em determinado ambiente mesmo na ausência de estímulos. Skinner considera que os indivíduos agem de acordo com as consequências positivas ou negativas de seu comportamento. O reforço positivo fortalece o comportamento que o precede, e a punição fortalece a remoção do comportamento que o precede. As teorias cognitivistas divergem das teorias comportamentalistas ao analisarem os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Para os cognitivistas, a aprendizagem e o desenvolvimento se dão mediante um processo de acumulação de respostas e de adaptações sucessivas ao meio. Para Vygotsky (1984), o desenvolvimento humano deve ser compreendido em relação ao período histórico específico Principais teorias do desenvolvimento humano vivido, à sociedade, à cultura e etc. A teoria de Piaget buscava compreender a gênese (origem) e a evolução do conhecimento humano, e o pesquisador se dedicou a identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo. As teorias psicanalíticas se originam de concepções e práticas psicanalíticas diferentes. Cada teoria emerge de especificidades do seu autor e dos impasses enfrentados em determinados momentos da história. A psicanálise surgiu com Sigmund Freud e não teve o intuito de influenciar a psicologia acadêmica. No princípio, centrou-se tão somente no atendimento clínico de pacientes. A ênfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do de- senvolvimento humano. Freud considera que a libido marca e influencia todas as experiências humanas; assim sendo, a interação dos indivíduos com o meio se dá em uma constante busca pela satisfação do prazer. Já para Erickson o desenvolvimento humano tem uma base psicossocial. Podemos separar o desenvolvimento humano da seguinte forma: confiança básica x desconfiança, autonomia x vergonha, iniciativa x culpabilidade, realização x inferioridade, identidade x confusão, isolamento x intimidade, produtividade x estagnação e integridade x desespero.