Teorias do Desenvolvimento Humano
Citação de Marilaine Ventino em abril 29, 2024, 12:49 amFórum avaliativo : Desenvolvimento Humano
O behaviorismo é o estudo do desenvolvimento humano por meio de análises e de aspectos de comportamento, que é entendido como a interação do indivíduos, com o meio e com outros indivíduos. É uma ciência do comportamento.
Existe 2 unidades de análise: estimulo e resposta.
Estimulo: são variáveis do meio, com as quais o indivíduo interage.
Resposta : É a reação do indivíduo, aos estímulos provenientes do meio.
J.B.Watson é considerado fundador do behaviorismo, propondo que o objeto de estudo da psicologia deveria ser o comportamento humano a partir de métodos experimentais observáveis e objetivos.
J.B. Skinner foi o responsável pela ampliação da concepção do behaviorismo,propondo o behaviorismo radical. Para o pesquisador ao responder a estímulos o indivíduo estaria apresentando um comportamento reflexo, porém por meio da interação com o meio, o indivíduo também é ativo, e faz apresentações intencionais, este é o comportamento operante. O meio influencia um organismo antes e depois do indivíduo responder ao estimulo
TEORIA COGNITIVISTA- Piaget e Vygotsky
São teorias divergentes das comportamentais, ao analisarem os processo mentais para compreender a aprendizagem do desenvolvimento humano.
Nesta teoria a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem mediante a um processo de acumulação de respostas e das adaptações sucessivas ao meio.
Vygotksy- ZDP: Zona de Desenvolvimento Proximal, é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que pode ser reconhecido pela sua capacidade de solucionar questões de forma autônoma, e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser reconhecido pela ações do indivíduo com o auxilio de adultos e de outras crianças em um estágio mais avançado.
Piaget: Equilibração, todo organismos necessita viver em equilíbrio com o meio, diante de conflitos e desequilíbrio causado pelo mesmo, o organismo recorre a recursos próprios em busca de equilíbrio.
Assimilação: Um organismo sem alterar suas estruturas mentais, procura significado, a partir de experiencias anteriores, para compreender o novo conflito e desequilíbrio.
Acomodação: O organismo tenta restabelecer equilíbrio com o meio a partir da transformação de suas próprias estruturas mentais, a assimilação e a acomodação embora diferentes, ocorrem simultaneamente.
Quatro Estágios consecutivos de desenvolvimento: sensório- motor, pré -operatório, operatório concreto e operatório formal.
TEORIAS PSICANALÍTICAS: FREUD E ERICKSSON
Freud: A enfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano, Freud considera a libido marca e influencia todas as experiencias humanas: assim sendo a interação do indivíduo com o meio se dá
em uma constante busca pela satisfação do prazer.
A psique humana está organizada em 3 estruturas: ID,EGO,SUPEREGO.
Fases do desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, latência e genital.
Juntamente no desenvolvimento da fase fálica, o indivíduo entra no Complexo de Édipo.
Ericksson:desenvolvimento humano tem uma base psicossocial, cada faze da vida há uma crise, que pode ser resolvida positivamente ou negativamente, o que é determinante para o desenvolvimento.
Crise de confiança básica x desconfiança: resolução se dá na capacidade da família em atende as necessidades básicas da criança.
Autonomia x vergonha: período em que a criança apresenta nov capacidades, como controle dos esfincteres e maior autonomia.
Iniciativa x culpabilidade: Domínio da coordenação motora e da linguagem, permite a criança explorar mais o o meio.
Realização x inferioridade: dos 6 aos12 anos, amplia suas relações sociais e seus aprendizados, é valorizada socialmente.
Identidade x confusão: Adolescência, o modo com o adolescente se vê, como os outros o vêem, como ele acha que esperam dele e sua adequação as normas sociais, influenciam a consolidação ou confusão em relação a sua identidade.
Isolamento x intimidade: Está em jogo o investimento afetivo, capacidade de manter relações mais estáveis, duradouras e o desejo de partilhar a vida com alguém.
Produtividade x estagnação: Está em foco a capacidade de produção de trabalho, ser responsável pelo bem estar pela vida de pessoas que dependam de si, se não estiver absorto em si, o indivíduo é capaz de cuidar de outros.
Integridade x desespero: Balanço mais o o menos positivo em relação a aceitação do que se viveu.
Fórum avaliativo : Desenvolvimento Humano
O behaviorismo é o estudo do desenvolvimento humano por meio de análises e de aspectos de comportamento, que é entendido como a interação do indivíduos, com o meio e com outros indivíduos. É uma ciência do comportamento.
Existe 2 unidades de análise: estimulo e resposta.
Estimulo: são variáveis do meio, com as quais o indivíduo interage.
Resposta : É a reação do indivíduo, aos estímulos provenientes do meio.
J.B.Watson é considerado fundador do behaviorismo, propondo que o objeto de estudo da psicologia deveria ser o comportamento humano a partir de métodos experimentais observáveis e objetivos.
J.B. Skinner foi o responsável pela ampliação da concepção do behaviorismo,propondo o behaviorismo radical. Para o pesquisador ao responder a estímulos o indivíduo estaria apresentando um comportamento reflexo, porém por meio da interação com o meio, o indivíduo também é ativo, e faz apresentações intencionais, este é o comportamento operante. O meio influencia um organismo antes e depois do indivíduo responder ao estimulo
TEORIA COGNITIVISTA- Piaget e Vygotsky
São teorias divergentes das comportamentais, ao analisarem os processo mentais para compreender a aprendizagem do desenvolvimento humano.
Nesta teoria a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem mediante a um processo de acumulação de respostas e das adaptações sucessivas ao meio.
Vygotksy- ZDP: Zona de Desenvolvimento Proximal, é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que pode ser reconhecido pela sua capacidade de solucionar questões de forma autônoma, e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser reconhecido pela ações do indivíduo com o auxilio de adultos e de outras crianças em um estágio mais avançado.
Piaget: Equilibração, todo organismos necessita viver em equilíbrio com o meio, diante de conflitos e desequilíbrio causado pelo mesmo, o organismo recorre a recursos próprios em busca de equilíbrio.
Assimilação: Um organismo sem alterar suas estruturas mentais, procura significado, a partir de experiencias anteriores, para compreender o novo conflito e desequilíbrio.
Acomodação: O organismo tenta restabelecer equilíbrio com o meio a partir da transformação de suas próprias estruturas mentais, a assimilação e a acomodação embora diferentes, ocorrem simultaneamente.
Quatro Estágios consecutivos de desenvolvimento: sensório- motor, pré -operatório, operatório concreto e operatório formal.
TEORIAS PSICANALÍTICAS: FREUD E ERICKSSON
Freud: A enfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano, Freud considera a libido marca e influencia todas as experiencias humanas: assim sendo a interação do indivíduo com o meio se dá
em uma constante busca pela satisfação do prazer.
A psique humana está organizada em 3 estruturas: ID,EGO,SUPEREGO.
Fases do desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, latência e genital.
Juntamente no desenvolvimento da fase fálica, o indivíduo entra no Complexo de Édipo.
Ericksson:desenvolvimento humano tem uma base psicossocial, cada faze da vida há uma crise, que pode ser resolvida positivamente ou negativamente, o que é determinante para o desenvolvimento.
Crise de confiança básica x desconfiança: resolução se dá na capacidade da família em atende as necessidades básicas da criança.
Autonomia x vergonha: período em que a criança apresenta nov capacidades, como controle dos esfincteres e maior autonomia.
Iniciativa x culpabilidade: Domínio da coordenação motora e da linguagem, permite a criança explorar mais o o meio.
Realização x inferioridade: dos 6 aos12 anos, amplia suas relações sociais e seus aprendizados, é valorizada socialmente.
Identidade x confusão: Adolescência, o modo com o adolescente se vê, como os outros o vêem, como ele acha que esperam dele e sua adequação as normas sociais, influenciam a consolidação ou confusão em relação a sua identidade.
Isolamento x intimidade: Está em jogo o investimento afetivo, capacidade de manter relações mais estáveis, duradouras e o desejo de partilhar a vida com alguém.
Produtividade x estagnação: Está em foco a capacidade de produção de trabalho, ser responsável pelo bem estar pela vida de pessoas que dependam de si, se não estiver absorto em si, o indivíduo é capaz de cuidar de outros.
Integridade x desespero: Balanço mais o o menos positivo em relação a aceitação do que se viveu.
Citação de Carla de Oliveira Cidade em abril 29, 2024, 9:46 pmSim concordo.
Sim concordo.