TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Citação de Psi Sheila Silva em agosto 28, 2025, 1:01 pmAs teorias do desenvolvimento humano buscam explicar como o ser humano cresce, aprende e transforma-se ao longo da vida. Cada abordagem oferece um olhar específico sobre os fatores que moldam o comportamento, a personalidade e a aprendizagem.
Freud, pela Psicanálise, propôs que o desenvolvimento está ligado às fases psicosexuais (oral, anal, fálica, latência e genital). Cada fase é marcada pela busca de satisfação em diferentes zonas erógenas, e conflitos não resolvidos podem gerar fixações e influenciar a vida adulta.
Piaget elaborou a teoria do desenvolvimento cognitivo, defendendo que a criança constrói o conhecimento ativamente. Ele descreveu quatro estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), nos quais a capacidade de pensar evolui de ações simples para raciocínios abstratos.
Vygotsky, por sua vez, destacou o papel da interação social e da cultura. Para ele, a aprendizagem ocorre primeiro no plano social e depois é internalizada, sendo a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) o espaço onde o aluno aprende com ajuda de adultos ou colegas mais experientes.
Erik Erikson ampliou Freud e desenvolveu a teoria psicossocial, com oito estágios que se estendem da infância à velhice. Em cada etapa há um conflito central (como confiança x desconfiança, identidade x confusão de papéis), cujo equilíbrio é essencial para o crescimento saudável.
Skinner e os behavioristas enfatizaram que o comportamento é moldado pelas consequências: reforços positivos ou negativos aumentam a probabilidade de um ato se repetir, enquanto punições a reduzem. Assim, o ambiente exerce papel fundamental no aprendizado.
Essas teorias mostram que o desenvolvimento humano é resultado de múltiplos fatores: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Nenhuma isoladamente esgota o tema; juntas, permitem compreender melhor como nos tornamos quem somos e como podemos favorecer processos de aprendizagem e amadurecimento ao longo da vida.
As teorias do desenvolvimento humano buscam explicar como o ser humano cresce, aprende e transforma-se ao longo da vida. Cada abordagem oferece um olhar específico sobre os fatores que moldam o comportamento, a personalidade e a aprendizagem.
Freud, pela Psicanálise, propôs que o desenvolvimento está ligado às fases psicosexuais (oral, anal, fálica, latência e genital). Cada fase é marcada pela busca de satisfação em diferentes zonas erógenas, e conflitos não resolvidos podem gerar fixações e influenciar a vida adulta.
Piaget elaborou a teoria do desenvolvimento cognitivo, defendendo que a criança constrói o conhecimento ativamente. Ele descreveu quatro estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), nos quais a capacidade de pensar evolui de ações simples para raciocínios abstratos.
Vygotsky, por sua vez, destacou o papel da interação social e da cultura. Para ele, a aprendizagem ocorre primeiro no plano social e depois é internalizada, sendo a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) o espaço onde o aluno aprende com ajuda de adultos ou colegas mais experientes.
Erik Erikson ampliou Freud e desenvolveu a teoria psicossocial, com oito estágios que se estendem da infância à velhice. Em cada etapa há um conflito central (como confiança x desconfiança, identidade x confusão de papéis), cujo equilíbrio é essencial para o crescimento saudável.
Skinner e os behavioristas enfatizaram que o comportamento é moldado pelas consequências: reforços positivos ou negativos aumentam a probabilidade de um ato se repetir, enquanto punições a reduzem. Assim, o ambiente exerce papel fundamental no aprendizado.
Essas teorias mostram que o desenvolvimento humano é resultado de múltiplos fatores: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Nenhuma isoladamente esgota o tema; juntas, permitem compreender melhor como nos tornamos quem somos e como podemos favorecer processos de aprendizagem e amadurecimento ao longo da vida.