Teorias do desenvolvimento humano
Citação de Josealves1971 em junho 20, 2023, 1:06 pmExistem várias teorias sobre o desenvolvimento humano, mas vou resumir duas das mais conhecidas de forma simples e clara: a teoria de Jean Piaget e a teoria de Erik Erikson.
- Teoria de Jean Piaget:
- Piaget acreditava que as crianças constroem ativamente o seu conhecimento através de interações com o ambiente.
- Ele identificou quatro estágios principais do desenvolvimento cognitivo: sensoriomotor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operações concretas (7-11 anos) e operações formais (11 anos em diante).
- Cada estágio tem características específicas de pensamento e compreensão do mundo.
- Piaget enfatizou a importância do equilíbrio entre assimilação (incorporação de novas informações na estrutura mental existente) e acomodação (ajuste da estrutura mental para acomodar novas informações).
- Teoria de Erik Erikson:
- Erikson focou no desenvolvimento psicossocial e identificou oito estágios ao longo da vida.
- Cada estágio é marcado por um conflito ou desafio psicossocial que precisa ser resolvido para avançar saudavelmente.
- Por exemplo, o primeiro estágio é o de confiança versus desconfiança (0-1 ano), onde a criança aprende a confiar ou não no mundo ao seu redor, principalmente nos cuidadores.
- Outros estágios incluem autonomia versus vergonha e dúvida (1-3 anos), iniciativa versus culpa (3-6 anos), identidade versus confusão de papéis (adolescência) e assim por diante.
- O resultado de cada estágio afeta o desenvolvimento emocional e social ao longo da vida.
Essas são apenas duas das muitas teorias do desenvolvimento humano, mas elas fornecem uma base para entender como as pessoas crescem e se desenvolvem cognitiva, emocional e socialmente ao longo da vida.
Existem várias teorias sobre o desenvolvimento humano, mas vou resumir duas das mais conhecidas de forma simples e clara: a teoria de Jean Piaget e a teoria de Erik Erikson.
- Teoria de Jean Piaget:
- Piaget acreditava que as crianças constroem ativamente o seu conhecimento através de interações com o ambiente.
- Ele identificou quatro estágios principais do desenvolvimento cognitivo: sensoriomotor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operações concretas (7-11 anos) e operações formais (11 anos em diante).
- Cada estágio tem características específicas de pensamento e compreensão do mundo.
- Piaget enfatizou a importância do equilíbrio entre assimilação (incorporação de novas informações na estrutura mental existente) e acomodação (ajuste da estrutura mental para acomodar novas informações).
- Teoria de Erik Erikson:
- Erikson focou no desenvolvimento psicossocial e identificou oito estágios ao longo da vida.
- Cada estágio é marcado por um conflito ou desafio psicossocial que precisa ser resolvido para avançar saudavelmente.
- Por exemplo, o primeiro estágio é o de confiança versus desconfiança (0-1 ano), onde a criança aprende a confiar ou não no mundo ao seu redor, principalmente nos cuidadores.
- Outros estágios incluem autonomia versus vergonha e dúvida (1-3 anos), iniciativa versus culpa (3-6 anos), identidade versus confusão de papéis (adolescência) e assim por diante.
- O resultado de cada estágio afeta o desenvolvimento emocional e social ao longo da vida.
Essas são apenas duas das muitas teorias do desenvolvimento humano, mas elas fornecem uma base para entender como as pessoas crescem e se desenvolvem cognitiva, emocional e socialmente ao longo da vida.