Teorias do Desenvolvimento humano:Resumo das idéias principais
Citação de Maria Oliveira em outubro 10, 2024, 5:45 pm1. Teoria Psicossexual de Freud:
O desenvolvimento humano é dividido em cinco estágios: oral, anal, fálico, latente e genital.
Cada estágio é caracterizado por uma fonte de prazer e um conflito que, se não resolvido, pode impactar a personalidade e o comportamento na vida adulta.
2. Teoria Psicossocial de Erikson:
Propõe oito estágios do desenvolvimento psicossocial, cada um enfrentando um conflito que deve ser resolvido para um desenvolvimento saudável.
Exemplo: na infância, a crise é entre confiança e desconfiança, enquanto na adolescência, entre identidade e confusão de identidade.
3. Teoria Cognitiva de Piaget:
O desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal.
Cada estágio reflete uma forma diferente de pensar e compreender o mundo, com o desenvolvimento progressivo de habilidades cognitivas.
4. Teoria Sociocultural de Vygotsky:
Enfatiza a importância do contexto social e da linguagem no desenvolvimento.
O aprendizado é visto como um processo social que ocorre por meio da interação com outros e está profundamente ligado à cultura.
5. Teoria do Apego de Bowlby e Ainsworth:
Foca na importância dos laços emocionais entre crianças e seus cuidadores.
O tipo de apego (seguro ou inseguro) influencia o desenvolvimento social e emocional e a capacidade de formar relacionamentos saudáveis na vida adulta.
6. Teoria Ecológica de Bronfenbrenner:
O desenvolvimento é influenciado por múltiplos níveis de ambiente, desde os mais próximos (família, escola) até os contextos mais amplos (cultura, políticas).
Destaca a interconexão desses sistemas e seu impacto sobre o indivíduo, enfatizando que o desenvolvimento ocorre em um contexto social e ambiental complexo.
1. Teoria Psicossexual de Freud:
O desenvolvimento humano é dividido em cinco estágios: oral, anal, fálico, latente e genital.
Cada estágio é caracterizado por uma fonte de prazer e um conflito que, se não resolvido, pode impactar a personalidade e o comportamento na vida adulta.
2. Teoria Psicossocial de Erikson:
Propõe oito estágios do desenvolvimento psicossocial, cada um enfrentando um conflito que deve ser resolvido para um desenvolvimento saudável.
Exemplo: na infância, a crise é entre confiança e desconfiança, enquanto na adolescência, entre identidade e confusão de identidade.
3. Teoria Cognitiva de Piaget:
O desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal.
Cada estágio reflete uma forma diferente de pensar e compreender o mundo, com o desenvolvimento progressivo de habilidades cognitivas.
4. Teoria Sociocultural de Vygotsky:
Enfatiza a importância do contexto social e da linguagem no desenvolvimento.
O aprendizado é visto como um processo social que ocorre por meio da interação com outros e está profundamente ligado à cultura.
5. Teoria do Apego de Bowlby e Ainsworth:
Foca na importância dos laços emocionais entre crianças e seus cuidadores.
O tipo de apego (seguro ou inseguro) influencia o desenvolvimento social e emocional e a capacidade de formar relacionamentos saudáveis na vida adulta.
6. Teoria Ecológica de Bronfenbrenner:
O desenvolvimento é influenciado por múltiplos níveis de ambiente, desde os mais próximos (família, escola) até os contextos mais amplos (cultura, políticas).
Destaca a interconexão desses sistemas e seu impacto sobre o indivíduo, enfatizando que o desenvolvimento ocorre em um contexto social e ambiental complexo.