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Toeria Behaveorista

Muitos dos aspectos humanos só puderam e começaram a ser explicados de forma cientifica após dos estudos realizados pelos psicologos Behaveoristas.

Tais aspectos como:

Por que será que repetimos certos comportamentos?

Qual forma o meio social pode enfluênciar nossa conduta?

Quais os fotores que possibolitam a nossa aprendizagem?

Para poder enter as questões acima vamos falar sobre BEHAVERISMO ou BEHAVEORISMOS.

J.W Watson desenvolveu o behaveiorismo metodológico ao qual a ideia central estava focada no realismo, ou seja, tudo o que se pudesse descrer de forma mais real possivel, este método ficou conhecido também como a psicologia do outro, uma vez que toda a descrição do processo era realizada por um obsevador, neste metodo o que se passava intermante na mente do individuo não tinha importância. Para Watson o que importava era o comportamento reflexo, já pensamentos e emoções para ele não eram fenomenos a serem estudados pela psicologia, ja que estes não podiam ser observados.

Sknier por sua vez desensolve o behaveorismo radical com base no baheveorismo, estava preocupado em estudar o comportamento operante  que é diferente do comportamento reflexo, além do que o behaveorismo radical não exclui o estudo das emoções, pensamentos e outros comportamentos que não pode obeservar. Skiner considera pensamentos e emoções como comportamento.

Podemos entender que o comportamento defendido pelo behaviorismo radical pode ser entendido como a relação entre organismo (sujeito), e o ambiente (meio). Quando de entende que o comportamento é visto como a relação entre organismo e ambiente, que podemos chamar de fluxo relscional entre esses dois elementos. Na prática do fluxo relacional pode se observar a seguinte divisão:

1- Evento comportamental: são respostas emitidas pelo organismo de acordo com eventos ocorridos ( chamados de estímulos)

2- Estado comportamental: refere-se a probabilidade da resposta (evento comportamental) a ser emitida por um aoganismo referente a uma detrminada situação do ambiente (chamado estímulo).

3- Processo comportamental: contempla os processos de mudança que ocorre no comportamento ( Ex: a aprendizagem) deixando evidente o caráter dinâmico do comportamento.

Dentro do estudo do comportamento podemos citar tipos como comportamento respondente podendo também ser chamado de comportamento classico ou reflexos não sende voluntário, ou seja, emitido de forma espontânea. ja os comportamento operante que merece maior antenção já se pode moldar por um processo de contingência que podemos denominar por reforços positivos e negativos.

Se uma ação tiver um reforço positivo a probabilidade que ela seja repetida será maior, quando o reforço for negativo ( punição) a probabilidade é que o comportamento não aconteça novamente. Entedendo a relação de estímulos e resposta comportamental, pode-se enender que quando se atua na contingência, ou seja, nos estímulos que antecedem as respostas comportamentais é possível atuar no comportamento com um todo. Deste modo entende o estudo do comportamento contruido pelo behaveorismo um importante avanço para psicologia enquanto ciência.

Ao falarmos de aprendizagem comportamental é importante destacar o condicionamento clássico que foi desenvolvido por Ivam Pavlov, pode se entender por condicionamento clássico um tipo de aprendizagem em que um estímulo neutro é posto em conjunto a um estímulo incondicionado ou estímulo que produzem uma resposta de maneira natural, como ao mostrar um pedaço de carne a um cão ele começa a salivar.

Dentro do campo da aprendizagem comportamental pode destacar que a aprendizagem é fruto entre estímulo-resposta-consequência, ou seja, a partir da relação destes três elementos que uma pessoa aprende, ou condiciona suas respostas comportamentais para situações futuras, já o resultado da interação entre a consequência ( reforço ou punição) é conhecido como modelagem, esse processo é conhecido como comportamento "moldado", sempre que um comportamento e bem-sucedido a sujeito aprende que é interessante repeti-lo, caso seja malsucedido, ou punido, a probalidade seja de não repeti-lo.Por

Por esse motivo a escola behaveorista é importante para o estudo do comportamento para psicologia como ciência.