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Três escolas de pensamento

Foram descritas três escolas de pensamento sobre a psicologia. O behaviorismo que analisa o ser humano a partir de seus comportamentos. O construtivismo explica como o conhecimento ocorre e modifica as estruturas mentais da pessoa. Já a psicanálise estuda as estruturas do pensamento id , ego e superego e como influenciavam a vida e as ações das pessoas.

Aprendi as três teorias importantes para a psicologia(baseadas nas escolas psicológicas do behaviorismo,da psicanálise e do construtivismo); a análise do comportamento humano,chamado de behaviorismo;a psicanálise com a disputa do id e do ego sob a supervisão do superego e o conhecimento que adquirimos se modifica na estrutura do sujeito na teoria construtivista.

Foram descritas três teorias psicológicas do desenvolvimento humano. A psicanálise foi discutida com base em  Freud e Erikson, o primeiro sendo o pai da psicanálise, entende o ser humano do ponto de vista psicossexual (a libido está presente em todas as fases da vida de um ser humano) e entendendo que existem 5 fases de desenvolvimento, sendo elas oral, anal, fálica, latência e genital, enquanto o segundo entende que o desenvolvimento do ser humano se dá em uma base psicossocial, e que o mesmo passa por 8 fases, dominadas por crises, as quais seriam: confiança básica x desconfiança, autonomia x vergonha, iniciativa x culpabilidade, realização x inferioridade, identidade x confusão, isolamento x intimidade, produtividade x estagnação e integridade x desespero. O behaviorismo (focado no comportamento) foi revisto nas bases de Watson e Skinner, a principal diferença sendo que em Skinner o ser humano é ativo na interação com a sociedade, assim sendo não só o ambiente interfere no condicionamento humano mas o ser humano modifica o ambiente. Já o cognitivismo foi estudado com base em Vytgotsky e Piaget, o primeiro considera que há duas estruturas importantes no pensamento humano, a natural (base biológica) e a superior (socio-cultural), dá ênfase no estudo da linguagem, do signo, e trouxe a Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP); o segundo criou uma teoria própria de desenvolvimento cognitivo; afima que há uma diferença qualitativa entre o pensamento da criança (mais simples) e do adulto (mais complexo); afirma existirem três categorias para a compreensão do desenvolvimento humano que são a equilibração, a assimilação e a acomodação, e que existem quatro estágios consecutivos de desenvolvimento humano: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon -, que influenciaram decisivamente as compreensões do humano ao longo do século XX.