Um pouco do que aprendi neste módulo.
Citação de LEOPOLDO PONTES em janeiro 3, 2023, 7:51 pmHenry Wallon expôs os 7 estágios de desenvolvimento humano.
Watson e Skinner entendiam o ser humano através do behaviorismo, teoria do comportamento, em que a interação das pessoas com o meio, e entre si, é o ponto crucial.
É conhecido o experimento chamado "caixa de Skinner", em que ele demostrava como era possível condicionar o comportamento dos animais.
Vygotsky e Piaget, por outro lado, adotavam teorias cognitivistas, em que analisavam os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano.
Vygotsky achava que o desenvolvimento da pessoa tem que ser analisado à luz do zeitgeist em que ela vivencia. Segundo ele, ainda, a importância da linguagem - signo - é fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo.
Outro conceito fundamental em sua teoria é a "zona de desenvolvimento proximal": distância entre o nível de desenvolvimento real da pessoa, e o nível de desenvolvimento potencial, i.e, reconhecido pelas ações que esta pessoa realiza com o auxílio de outras que estejam em um estágio mais avançado de desenvolvimento.
Piaget procurava compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano. Segundo ele, o pensamento da pessoa vai se tornando mais complexo conforme vai amadurecendo.
Piaget construiu a categoria da equilibração, em que todo organismo precisa viver em equilíbrio com o meio. Conforme o meio se altera, a pessoa assimila ou se acomoda. Ele também identificou 4 estágios do desenvolvimento humano, os quais já estudamos anteriormente.
Freud organizou a mente humana em 3 estruturas: id, ego, e superego, que também já estudamos anteriormente, assim como as 5 fases de desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, período de latência e genital.
Para Erikson, em cada fase da vida, há uma crise bipolar:
- o nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, onde sua resolução vai da capacidade da família atender às necessidades básicas da criança;
- entre os 2 e 3 anos, a fase da autonomia x vergonha;
- entre os 4 e 6 anos, iniciativa e culpabilidade;
- entre os 6 aos 12 anos, realização x inferioridade;
- dos 13 aos 18 anos, a identidade x confusão. Ele chama essa fase de adolescência;
- ser humano adulto, pautada pelo isolamento x intimidade com outra pessoa;
- produtividade x estagnação;
- integridade x desespero.
Henry Wallon expôs os 7 estágios de desenvolvimento humano.
Watson e Skinner entendiam o ser humano através do behaviorismo, teoria do comportamento, em que a interação das pessoas com o meio, e entre si, é o ponto crucial.
É conhecido o experimento chamado "caixa de Skinner", em que ele demostrava como era possível condicionar o comportamento dos animais.
Vygotsky e Piaget, por outro lado, adotavam teorias cognitivistas, em que analisavam os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano.
Vygotsky achava que o desenvolvimento da pessoa tem que ser analisado à luz do zeitgeist em que ela vivencia. Segundo ele, ainda, a importância da linguagem - signo - é fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo.
Outro conceito fundamental em sua teoria é a "zona de desenvolvimento proximal": distância entre o nível de desenvolvimento real da pessoa, e o nível de desenvolvimento potencial, i.e, reconhecido pelas ações que esta pessoa realiza com o auxílio de outras que estejam em um estágio mais avançado de desenvolvimento.
Piaget procurava compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano. Segundo ele, o pensamento da pessoa vai se tornando mais complexo conforme vai amadurecendo.
Piaget construiu a categoria da equilibração, em que todo organismo precisa viver em equilíbrio com o meio. Conforme o meio se altera, a pessoa assimila ou se acomoda. Ele também identificou 4 estágios do desenvolvimento humano, os quais já estudamos anteriormente.
Freud organizou a mente humana em 3 estruturas: id, ego, e superego, que também já estudamos anteriormente, assim como as 5 fases de desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, período de latência e genital.
Para Erikson, em cada fase da vida, há uma crise bipolar:
- o nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, onde sua resolução vai da capacidade da família atender às necessidades básicas da criança;
- entre os 2 e 3 anos, a fase da autonomia x vergonha;
- entre os 4 e 6 anos, iniciativa e culpabilidade;
- entre os 6 aos 12 anos, realização x inferioridade;
- dos 13 aos 18 anos, a identidade x confusão. Ele chama essa fase de adolescência;
- ser humano adulto, pautada pelo isolamento x intimidade com outra pessoa;
- produtividade x estagnação;
- integridade x desespero.
Citação de LEOPOLDO PONTES em janeiro 3, 2023, 7:52 pmCitação de LEOPOLDO PONTES em janeiro 3, 2023, 7:51 pmHenry Wallon expôs os 7 estágios de desenvolvimento humano.
Watson e Skinner entendiam o ser humano através do behaviorismo, teoria do comportamento, em que a interação das pessoas com o meio, e entre si, é o ponto crucial.
É conhecido o experimento chamado "caixa de Skinner", em que ele demostrava como era possível condicionar o comportamento dos animais.
Vygotsky e Piaget, por outro lado, adotavam teorias cognitivistas, em que analisavam os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano.
Vygotsky achava que o desenvolvimento da pessoa tem que ser analisado à luz do zeitgeist em que ela vivencia. Segundo ele, ainda, a importância da linguagem - signo - é fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo.
Outro conceito fundamental em sua teoria é a "zona de desenvolvimento proximal": distância entre o nível de desenvolvimento real da pessoa, e o nível de desenvolvimento potencial, i.e, reconhecido pelas ações que esta pessoa realiza com o auxílio de outras que estejam em um estágio mais avançado de desenvolvimento.
Piaget procurava compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano. Segundo ele, o pensamento da pessoa vai se tornando mais complexo conforme vai amadurecendo.
Piaget construiu a categoria da equilibração, em que todo organismo precisa viver em equilíbrio com o meio. Conforme o meio se altera, a pessoa assimila ou se acomoda. Ele também identificou 4 estágios do desenvolvimento humano, os quais já estudamos anteriormente.
Freud organizou a mente humana em 3 estruturas: id, ego, e superego, que também já estudamos anteriormente, assim como as 5 fases de desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, período de latência e genital.
Para Erikson, em cada fase da vida, há uma crise bipolar:
- o nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, onde sua resolução vai da capacidade da família atender às necessidades básicas da criança;
- entre os 2 e 3 anos, a fase da autonomia x vergonha;
- entre os 4 e 6 anos, iniciativa e culpabilidade;
- entre os 6 aos 12 anos, realização x inferioridade;
- dos 13 aos 18 anos, a identidade x confusão. Ele chama essa fase de adolescência;
- ser humano adulto, pautada pelo isolamento x intimidade com outra pessoa;
- produtividade x estagnação;
- integridade x desespero.
Citação de LEOPOLDO PONTES em janeiro 3, 2023, 7:51 pmHenry Wallon expôs os 7 estágios de desenvolvimento humano.
Watson e Skinner entendiam o ser humano através do behaviorismo, teoria do comportamento, em que a interação das pessoas com o meio, e entre si, é o ponto crucial.
É conhecido o experimento chamado "caixa de Skinner", em que ele demostrava como era possível condicionar o comportamento dos animais.
Vygotsky e Piaget, por outro lado, adotavam teorias cognitivistas, em que analisavam os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano.
Vygotsky achava que o desenvolvimento da pessoa tem que ser analisado à luz do zeitgeist em que ela vivencia. Segundo ele, ainda, a importância da linguagem - signo - é fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo.
Outro conceito fundamental em sua teoria é a "zona de desenvolvimento proximal": distância entre o nível de desenvolvimento real da pessoa, e o nível de desenvolvimento potencial, i.e, reconhecido pelas ações que esta pessoa realiza com o auxílio de outras que estejam em um estágio mais avançado de desenvolvimento.
Piaget procurava compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano. Segundo ele, o pensamento da pessoa vai se tornando mais complexo conforme vai amadurecendo.
Piaget construiu a categoria da equilibração, em que todo organismo precisa viver em equilíbrio com o meio. Conforme o meio se altera, a pessoa assimila ou se acomoda. Ele também identificou 4 estágios do desenvolvimento humano, os quais já estudamos anteriormente.
Freud organizou a mente humana em 3 estruturas: id, ego, e superego, que também já estudamos anteriormente, assim como as 5 fases de desenvolvimento psicossexual: oral, anal, fálica, período de latência e genital.
Para Erikson, em cada fase da vida, há uma crise bipolar:
- o nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, onde sua resolução vai da capacidade da família atender às necessidades básicas da criança;
- entre os 2 e 3 anos, a fase da autonomia x vergonha;
- entre os 4 e 6 anos, iniciativa e culpabilidade;
- entre os 6 aos 12 anos, realização x inferioridade;
- dos 13 aos 18 anos, a identidade x confusão. Ele chama essa fase de adolescência;
- ser humano adulto, pautada pelo isolamento x intimidade com outra pessoa;
- produtividade x estagnação;
- integridade x desespero.