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Vigotsky e Piaget

Métodos e abordagens de ensino foram muito influenciados pela pesquisa de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Ambos contribuíram para o campo da educação, oferecendo explicações para os estilos e habilidades cognitivas de aprendizagem das crianças. Embora Piaget e Vygotsky possam diferir em como veem o desenvolvimento cognitivo em crianças, ambos oferecem aos educadores boas sugestões sobre como ensinar determinado material de maneira apropriada ao desenvolvimento.

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Jocifran Lacerda Cirilo de Souza

Jean Piaget em sua teoria das 4 etapas do desenvolvimento da criança: estágio sensório-motor De acordo com Piaget, vai do nascimento aos 2 anos, durante o qual a criança tem pouca competência em representar o ambiente usando imagens, a linguagem, ou outros símbolos. permanência do objeto Consciência de que objetos – e pessoas – continuam a existir mesmo quando estão fora do campo de visão. estágio pré-operatório Dea cordo com Piaget, o período dos 2 aos 7 anos caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem. pensamento egocêntrico Forma de pensar em que a criança vê o
mundo inteiramente de sua própria perspectiva. princípio da conservação Conhecimento de que a quantidade não está relacionada ao arranjo e à aparência física dos objetos. estágio operatório concreto De acordo com Piaget, o período dos 7 aos 12 anos caracterizado pelo pensamento lógico e egocêntrico.

Adultos e crianças mais velhas promovem o desenvolvimento cognitivo em crianças menores ajudando-as a completar novas tarefas. Vygotsky chamava esse tipo de auxílio de scaffolding.

O termo "scaffolding" significa a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem.

Vygotsky argumenta que o desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham conjuntamente com outros para solucionar problemas. Por meio dessas interações, as habilidades cognitivas das crianças aumentam, e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria. Mais especificamente, ele sugere que as habilidades cognitivas das crianças aumentam quando elas encontram informações que estão prontas para aprender. Ele chamou essa prontidão para a aprendizagem de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), nível em que uma criança já pode quase – mas não completamente – compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.

É possível que na espiral do cognitivismo e do construtivismo há uma integração do criar, do esquematizar do criar, e do validar do esquematizado criado proporciona o aprender de forma individual e social. Isso revela o poder da psique da comunicação intrapessoal e interpessoal no processo cognitivo da CEVA, revelando o ato de adquirir o aprendizado nas etapas da vida.

O ato de adquiri o conhecimento, torna-se envolvente, transformador e desafiador nos aspectos intrapessoais e interpessoais.