Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Visão sociocultural de Vigotsky

Nos meus anos de universitária, em meados de 2004 tive pela primeira vez contato com as teorias de Vigotsky e outros grandes nomes da área de Psicologia e Educação, lembro que na época fiquei muito encantada pela visão de mundo que Vigostky tem, em especial a forma peculiar que ele tinha de enxergar o indivíduo, sempre evidenciando que cada ser humano possui formas diferentes de aprendizado, tempos diferentes de desenvolver suas habilidades cognitivas. Vigotsky analisa o ser humano não como uma "produção em massa" onde todos se desenvolvem de maneira igual, ao contrário, em suas teorias, ele compreende e respeita essa individualidade do ser humano, afirma que o tempo de aprendizagem deve ser respeitado. Esse ponto em que Vigotsky fala sobre a influência que o ambiente na qual a criança está inserida, influencia e muito no seu desenvolvimento de habilidade cognitivas e interfere sua autonomia intelectual, é algo para pensarmos nos dias atuais, especialmente pelo uso excessivo de telas por crianças menos de 7 anos. A verdade é que atualmente, muitas fases estão sendo suprimidas e outras sendo antecipadas, antes da criança entrar na ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal. Tudo o que a criança vive no seu ambiente e interação com outras pessoas afeta sua formação cognitiva, por essa razão os adultos precisam aprender a criar ambientes saudáveis e propícios para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, sempre respeitando as fases etapas, conforme mencionado nos estudos de Piaget. Resumindo, é fascinante aprender com as teorias de Vigotsky, suas contribuições foram um grande divisor de águas para educadores e profissionais, nos processos de educação e formação intelectual de crianças e adolescentes.