Visão sociocultural de Vigotsky
Citação de Cristina Chagas em dezembro 10, 2023, 12:24 pmNos meus anos de universitária, em meados de 2004 tive pela primeira vez contato com as teorias de Vigotsky e outros grandes nomes da área de Psicologia e Educação, lembro que na época fiquei muito encantada pela visão de mundo que Vigostky tem, em especial a forma peculiar que ele tinha de enxergar o indivíduo, sempre evidenciando que cada ser humano possui formas diferentes de aprendizado, tempos diferentes de desenvolver suas habilidades cognitivas. Vigotsky analisa o ser humano não como uma "produção em massa" onde todos se desenvolvem de maneira igual, ao contrário, em suas teorias, ele compreende e respeita essa individualidade do ser humano, afirma que o tempo de aprendizagem deve ser respeitado. Esse ponto em que Vigotsky fala sobre a influência que o ambiente na qual a criança está inserida, influencia e muito no seu desenvolvimento de habilidade cognitivas e interfere sua autonomia intelectual, é algo para pensarmos nos dias atuais, especialmente pelo uso excessivo de telas por crianças menos de 7 anos. A verdade é que atualmente, muitas fases estão sendo suprimidas e outras sendo antecipadas, antes da criança entrar na ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal. Tudo o que a criança vive no seu ambiente e interação com outras pessoas afeta sua formação cognitiva, por essa razão os adultos precisam aprender a criar ambientes saudáveis e propícios para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, sempre respeitando as fases etapas, conforme mencionado nos estudos de Piaget. Resumindo, é fascinante aprender com as teorias de Vigotsky, suas contribuições foram um grande divisor de águas para educadores e profissionais, nos processos de educação e formação intelectual de crianças e adolescentes.
Nos meus anos de universitária, em meados de 2004 tive pela primeira vez contato com as teorias de Vigotsky e outros grandes nomes da área de Psicologia e Educação, lembro que na época fiquei muito encantada pela visão de mundo que Vigostky tem, em especial a forma peculiar que ele tinha de enxergar o indivíduo, sempre evidenciando que cada ser humano possui formas diferentes de aprendizado, tempos diferentes de desenvolver suas habilidades cognitivas. Vigotsky analisa o ser humano não como uma "produção em massa" onde todos se desenvolvem de maneira igual, ao contrário, em suas teorias, ele compreende e respeita essa individualidade do ser humano, afirma que o tempo de aprendizagem deve ser respeitado. Esse ponto em que Vigotsky fala sobre a influência que o ambiente na qual a criança está inserida, influencia e muito no seu desenvolvimento de habilidade cognitivas e interfere sua autonomia intelectual, é algo para pensarmos nos dias atuais, especialmente pelo uso excessivo de telas por crianças menos de 7 anos. A verdade é que atualmente, muitas fases estão sendo suprimidas e outras sendo antecipadas, antes da criança entrar na ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal. Tudo o que a criança vive no seu ambiente e interação com outras pessoas afeta sua formação cognitiva, por essa razão os adultos precisam aprender a criar ambientes saudáveis e propícios para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, sempre respeitando as fases etapas, conforme mencionado nos estudos de Piaget. Resumindo, é fascinante aprender com as teorias de Vigotsky, suas contribuições foram um grande divisor de águas para educadores e profissionais, nos processos de educação e formação intelectual de crianças e adolescentes.